Semana do Clima de Nova York 2020
Uma oportunidade global para acelerar a ação climática
Eventos Estados Unidos Ação climática
Sob o slogan Getting it done (Fazendo acontecer), a Semana do Clima de Nova York (20 - 26 de setembro) colocou o foco no cumprimento dos objetivos climáticos e na necessidade de aumentar os compromissos assumidos pelas empresas, governos e organizações. O grupo Iberdrola, referência mundial na luta contra as mudanças climáticas, esteve novamente presente no evento, uma oportunidade global para unir esforços com o objetivo de acelerar a ação climática e avaliar o progresso antes da COP26.
Iberdrola, na vanguarda da ação climática
A Iberdrola investiu 120.000 milhões de euros em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento nas últimas duas décadas. Um compromisso pioneiro com a energia limpa que a coloca numa posição de liderança em termos de ação climática, com emissões de CO2 já seis vezes inferiores às dos seus concorrentes europeus.
Mas o compromisso climático do grupo não termina aqui: a Iberdrola se comprometeu a investir 150 bilhões de euros mais até 2030 para continuar liderando a transição energética da economia mundial. Seu objetivo é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2030, 20 anos antes do horizonte definido pelo Velho Continente, e ser uma empresa neutra em carbono a nível global até 2050.
Com o apoio a iniciativas como a Semana do Clima de Nova York, a Iberdrola enfatiza a necessidade de agir com urgência para manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC e mitigar os efeitos das mudanças climáticas no planeta. Um propósito que só será possível unindo os esforços de todos os agentes de todas as geografias e setores para multiplicar a eficácia dos compromissos individuais e encontrar novas soluções.
Nesse sentido, a indústria elétrica desempenha um papel fundamental. As energias renováveis, as redes inteligentes e a eletrificação dos usos da energia serão os vetores chave para a descarbonização da economia. E o grupo Iberdrola trabalha para se manter na vanguarda desta transformação verde.
Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola
Transformações como esta que a Iberdrola lidera há 20 anos serão mais necessárias do que nunca nos próximos anos para reconstruir nossas economias
Nesse sentido, Galán destacou o investimento de 100 bilhões de euros realizado pela empresa desde 2001 em energias renováveis, redes e armazenamento e as oportunidades oferecidas pela transição energética para a criação de emprego e a reconversão de setores tradicionais na economia do futuro.
Adesão às declarações mais importantes
O presidente do grupo, Ignacio Galán, aderiu ao manifesto de líderes empresariais em prol de uma cooperação global renovada [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. promovido pelo Pacto Global das Nações Unidas para incentivar um multilateralismo que permita progredir rumo a um mundo mais equitativo, inclusivo e sustentável. A declaração reúne mais de 1.200 CEOs de mais de 100 países para mostrar seu compromisso com os princípios da ONU e prometer mais cooperação internacional com o objetivo de proteger todos os cidadãos, promover a paz e salvar o planeta.
Galán também apoiou a proposta da Comissão Europeia (CE) de intensificar a ambição climática e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55 % até 2030. Nesse sentido, aderiu a um manifesto Link externo, abra em uma nova aba., que contou com a adesão de mais de 150 empresários e investidores, para exigir aos líderes da União Europeia o apoio a tais objetivos e para que se alinhem ao European Green Deal.
Da mesma forma, a Iberdrola subscreveu os princípios de promoção da sustentabilidade dos oceanos Link externo, abra em uma nova aba., impulsionados pela plataforma de oceanos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que visa estimular o desenvolvimento de práticas empresariais responsáveis em atividades relacionadas a este meio. A companhia foi reconhecida por essa organização como uma das principais signatárias de tais princípios, visibilizando sua liderança em energia eólica offshore e sua relevante contribuição para os guias sobre oceanos sustentáveis apresentados na Semana do Clima.
A Iberdrola também foi mencionada entre as empresas que participaram dos grupos de trabalho relacionados às finanças verdes, mais concretamente com os Principles for Integrated SDG Investments and Finance Link externo, abra em uma nova aba., e aderiu à iniciativa Call for Action da plataforma Business for Nature Link externo, abra em uma nova aba. no contexto da próxima Conferência da ONU sobre Biodiversidade.
Por outro lado, a Iberdrola teve uma visibilidade especial no relatório Climate Leadership Now [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. da We Mean Business — principal coalizão internacional cujo objetivo é defender a ação climática a partir de uma abordagem empresarial —, devido à sua participação em campanhas, declarações, parcerias e atividades que refletem o comportamento responsável em políticas climáticas. A Iberdrola aparece como a empresa que lidera a combinação compromisso e ambição nas políticas climáticas que apoia e intensidade de atuações para promover uma abordagem ambiciosa.
-
"A COP26 vai ser um momento crucial para mostrar nosso compromisso"
-
-
Galán destaca a boa posição dos Estados Unidos para atrair investimentos que promovam a descarbonização
-
"Não alcançaremos os objetivos climáticos se não investirmos maciçamente em energia renovável, redes inteligentes e armazenamento"
-
-
O setor elétrico avança na corrida rumo a emissões zero
-
-
"A COP26 vai ser um momento crucial para mostrar nosso compromisso"
-
-
Galán destaca a boa posição dos Estados Unidos para atrair investimentos que promovam a descarbonização
-
"Não alcançaremos os objetivos climáticos se não investirmos maciçamente em energia renovável, redes inteligentes e armazenamento"
-
-
O setor elétrico avança na corrida rumo a emissões zero
Próximos passos na ação climática
Os anúncios políticos e empresariais foram menos vigorosos do que na conferência do ano passado. No entanto, do ponto de vista político, essa edição teve um papel de destaque pelas dinâmicas que podem ser criadas a partir de agora.
- A China anunciou seu compromisso de alcançar a neutralidade climática antes de 2060 e o pico de suas emissões antes de 2030, uma decisão muito aplaudida por quase toda a comunidade internacional.
- A Comissão Europeia revisou seu objetivo de redução de emissões até 2030 e apoiou uma resposta verde para a recuperação econômica.
- O Reino Unido foi protagonista de um forte impulso diplomático com o anúncio de uma grande conferência, que acontecerá em dezembro de 2020 e permitirá dinamizar os anúncios de revisão dos compromissos climáticos dos países.