Eletrificar a economia
A Iberdrola está comprometida com a eletrificação como base para uma economia sustentável
Descarbonização Economia Mobilidade elétrica
O setor elétrico produz a fonte de energia que melhor pode incorporar as renováveis e, por isso, a Iberdrola apoia a descarbonização da economia através de uma maior eletrificação, especialmente no setor de transportes (através do veículo elétrico) e da edificação (através da bomba de calor).
Para que a eletrificação seja possível, devem ser estabelecidas as bases para a criação de um ambiente competitivo equilibrado entre as fontes de energia:
1. Todas as fontes secundárias de energía (gás, gasolina e electricidade) devem assumir o custo de suas emissões para a atmosfera, internalizando o custo ambiental. Em outras palavras, deve se estabelecer uma tributação ambiental homogénea baseada no principio de "quem contamina paga".
2. Devem ser eliminadas as barreiras à eletrificação, retirando das tarifas elétricas os custos alheios ao fornecimento (políticas sociais, industriais, ambientais etc.).
Esforço compartilhado pela ação climática. Transcrição do vídeo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Além disso, para descarbonizar outros setores é preciso incentivar os usos finais elétricos:
1. No caso do transporte, estabelecendo objetivos ambiciosos para veículos elétricos em relação aos veículos novos e assegurando a implantação de uma rede de recarga básica nas vias públicas. O Grupo Iberdrola, por meio de seu Plano Smart Mobility Link externo, abra em uma nova aba. , prevê a implantação de cerca de 60.000 pontos de recarga públicos até 2030 e um investimento de um bilhão de euros na Península Ibérica.
Implantação do veículo elétrico. Transcrição do vídeo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
2. No caso da edificação, estabelecendo incentivos para promover uma mudança de tecnologia e padrões de emissões nos sistemas de aquecimento e refrigeração para que funcionem livres de CO2 e outros poluentes. Em termos de eletrificação de edificações e da indústria, o Grupo Iberdrola tem como meta reduzir os custos a curto prazo, tanto nas bombas de calor como no armazenamento térmico. Além de aumentar sua eficiência, alcançando temperaturas superiores a 150º nas bombas de calor e 500º nas tecnologias de calor industrial.
A bomba de calor elétrica é uma alternativa real, madura e competitiva. Transcrição do vídeo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Eletrificação
Descubra por que é fundamental para combater as mudanças climáticas.
Emprego verde
Alguns dos trabalhos que fazemos para proteger o meio ambiente.
Impostos verdes
Analisamos seus benefícios, o quanto arrecadam e descrevemos algumas das críticas.
Nova agenda urbana
Saiba como promover o desenvolvimento urbano sustentável.