Mudanças climáticas
Lideramos a luta contra as mudanças climáticas
No Grupo Iberdrola, estamos comprometidos com um modelo energético descarbonizado e sustentável, caminhando em direção a um futuro de emissões zero.
O setor elétrico desempenha um papel fundamental para alcançar a meta estabelecida pelo histórico Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5 ºC e enfrentar a emergência climática. O grupo Iberdrola, líder mundial na luta contra as mudanças climáticas - objetivo 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e participante ativo nas diversas Conferências Climáticas, está totalmente alinhado com este pacto internacional e com a transição energética.
Na Iberdrola, estamos extremamente comprometidos em continuar liderando o caminho rumo a um futuro com emissões zero, de maneira que estabelecemos um objetivo de alcançar neutralidade de emissões em nossas plantas de geração, distribuição de eletricidade e consumo próprio até 2030 (escopos 1 e 2) e alcançar zero emissões líquidas em todas as nossas atividades até 2040. Trata-se de uma aposta convicta de atuar hoje para proteger o planeta de amanhã.
O que é mudança climática?
As mudanças climáticas dizem respeito à alteração do clima atribuível direta ou indiretamente à atividade humana. Os gases de efeito estufa acumulam-se na atmosfera e retêm calor, aumentando o efeito estufa e contribuindo para o aumento da temperatura global do planeta.
Essa mudança no clima se sobrepõe à variabilidade natural observável em períodos de tempo equivalentes, e está relacionada, por sua vez, a outras alterações no sistema terrestre (degelo, subida do nível do mar, etc.).
Metas mais ambiciosas para acelerar a transição energética
A Iberdrola iniciou uma profunda transformação de seu modelo de negócios há mais de 20 anos, quando se comprometeu com um modelo energético sustentável, seguro e competitivo que lhe permitisse enfrentar a luta contra as mudanças climáticas mundial. Em linha com as medidas adotadas no Acordo de Paris, o grupo quer contribuir de maneira ativa e decisiva para um futuro mais sustentável e de baixo carbono, um esforço que também impulsionará o desenvolvimento social e econômico através da geração de emprego e riqueza.
Em seu compromisso com o Acordo de Paris e a transição energética, o Plano de Ação Climática da Iberdrola estabelece um roteiro ambicioso com o objetivo de alcançar em 2030 a neutralidade de emissões de carbono equivalentes aos escopos 1 e 2 e zero emissões líquidas de CO2 equivalente até 2040 para todos os escopos, incluindo o escopo 3. O plano também define as alavancas e ações associadas que, por sua vez, contribuem para a descarbonização da economia como um todo, bem como os valores, as ferramentas e os indicadores nos quais se baseia sua realização.
Para atingir seu compromisso de reduzir emissões, a Iberdrola continuará promovendo e liderando um modelo de negócios e um plano de investimento totalmente integrados em um futuro descarbonizado. A empresa está avançando com seu plano de investimento e consolidando seu modelo de negócios, baseado em mais energias renováveis, mais redes, mais armazenamento e mais soluções inteligentes para os clientes.
Principais elementos do plano de ação climática
Objetivos
- 2030
Neutralidade de emissões de escopos 1 e 2
Diretas (geração própria e outras) e indiretas de perdas em redes elétricas e consumos próprios
- <2040
Zero emissões líquidas em todos os escopos, incluindo o 3
Escopos 1, 2 e 3 (outras emissões indiretas sobre as quais o Grupo não tem controle ou influência direta (por exemplo, venda de gás, compra de eletricidade para venda a clientes finais, geração de eletricidade para terceiros, fornecedores)
Alavancas
-
100% Renováveis
Toda a energia 100% zero emissões
-
100% Redes Inteligentes
Redes mais robustas e 100% digitalizadas
-
Compras verdes
Energia 100% verde
Fornecedores - Projetos de redução conjunta de emissões e uso de produtos “verdes"
-
Soluciones verdes a clientes
Oferta de produtos e soluções verdes (eletrificação, H2 verde)
Parcerias em tecnologias verdes e descarbonizadas
Valores
-
Positivo para a sociedade
Economia, indústria e emprego
Transição inclusiva
Acesso universal à energia competitiva
-
Positivo para a natureza
Impacto positivo líquido sobre a biodiversidade em 2030
Modelo de economia circular
Ferramentas
- Governança climática
- Estratégia e gestão de riscos e oportunidades
- Inovação tecnológica e de negócios
- Parcerias e colaboração
- Financiamento verde
A Iberdrola aprovou metas de redução de emissões com base na ciência a curto e longo prazo com a SBTi.
A SBTi verificou a meta com base na ciência de zero emissões líquidas da Iberdrola para 2039.
Os objetivos são expressas em CO2eq (dióxido de carbono equivalente).
VER INFOGRÁFICO: Principais elementos do Plano de Açao Climática [PDF]
"A crise atual reafirmou ainda mais a necessidade de acelerar a eletrificação com as energias renováveis e as redes elétricas para alcançar a descarbonização total e a autossuficiência energética. Após 20 anos de experiência, o Plano de Ação Climática é um novo impulso ao compromisso da Iberdrola com as emissões líquidas zero como meio de preservar o meio ambiente e gerar emprego e desenvolvimento industrial. A próxima década será crucial se quisermos atingir as metas climáticas e proteger a biodiversidade, e todos nós devemos trabalhar juntos hoje para alcançá-las."
Ignacio S. Galán
Presidente executivo da Iberdrola
Iberdrola lidera o caminho para a redução de emissões
Na Iberdrola, estamos comprometidos com um futuro sustentável para todos (versão em espanhol).
Políticas climáticas e parcerias
O grupo Iberdrola é intensamente ativo no debate global e regional sobre políticas climáticas, participando ativamente dos principais marcos da agenda climática global.
Conheça nossas políticas climáticas e parceriasPolíticas climáticas e parcerias
O grupo Iberdrola é intensamente ativo no debate global e regional sobre políticas climáticas, participando ativamente dos principais marcos da agenda climática global.
Conheça nossas políticas climáticas e parceriasNossa presença em grandes eventos e projetos climáticos
(1) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC (SR15, 2018) utiliza o período de referência 1850-1900 para representar a temperatura pré-industrial.