TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA
As tendências em inovação: está preparado para o 'grande salto tecnológico'?
Os progressos em termos de tecnologia acontecem numa velocidade vertiginosa. Espera-se que 2020 seja o ano do denominado grande salto tecnológico. As indústrias se preparam com rapidez para entrar em uma nova era onde os robôs, a Internet das Coisas (IoT) e outras tendências em inovação serão os protagonistas dos nossos dias.

Há apenas cinco anos a multinacional Cisco, uma das grandes empresas norte-americanas de telecomunicações, vaticinou que em 2020 haveria mais pessoas no mundo com celular do que com acesso à eletricidade e água potável. Atualmente 67% da população mundial utiliza estes dispositivos, segundo dados da GSMA Intelligence, entidade organizadora do Mobile World Congress (MWC), e a tecnologia do futuro via estes objetos nos espera na volta da esquina.
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (TIC)
O calendário tecnológico do século XXI terá um ano-chave: 2020. A empresa de consultoria Gartner, especializada em tecnologias da informação e da comunicação (TIC), previu para os próximos meses a chegada de alguns dos progressos em inovação mais esperados da última década, conforme seu relatório Top 10 Strategic Technology Trends for 2020.
A seguir, apresentamos as dez tendências da tecnologia mais destacáveis a nível estratégico em 2020:
Hiperautomatização
Esta parte da robótica tenta automatizar ao máximo os processos empresariais para torná-los mais precisos, eficazes e até dez vezes mais rápidos, combinando tecnologias emergentes como a RPA (Robotic Process Automation), a Inteligência Artificial (IA) e a aprendizagem automática (machine learning), entre outras.
Multiexperiência
A realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a realidade mista (MR) estão transformando a nossa forma de perceber o mundo digital e interagir com ele. Esta mudança nos aproxima de um futuro com aplicações que oferecerão ao usuário experiências múltiplas.
Democratização da prática tecnológica
O acesso das pessoas à experiência técnica e empresarial será feito sem requisitos custosos e estará baseado em quatro grandes áreas: dados e análise, desenvolvimento, design e conhecimento.
Aperfeiçoamento humano
As tendências da tecnologia também contemplam o uso da inovação para melhorar as nossas capacidades físicas e cognitivas, desde os implantes subcutâneos até um maior acesso à informação.
Transparência e rastreabilidade
Os consumidores exigem um maior controle de seus dados pessoais. A transparência e a rastreabilidade são fundamentais neste sentido, pois tratam dos requisitos regulamentares, preservam a ética no uso da tecnologia e freiam o aumento da desconfiança nas empresas.

Edge computing
Este ramo da computação terá um grande impacto na Internet das Coisas (IoT). Edge computing possibilita que os dados gerados pelos dispositivos sejam processados de forma local, sem a necessidade de transferi-los à nuvem ou enviá-los a um centro de dados externo.
Nuvens híbridas
Veremos a descentralização da maioria dos serviços cloud. Porém, o provedor de nuvem pública em origem manterá a responsabilidade do funcionamento, controle, atualizações e evolução dos serviços.
A autonomia dos objetos
À medida que aumente a aceitação social e que tanto a regulação como os progressos tecnológicos o permitam, veremos cada vez mais veículos, drones, robôs e outros objetos autônomos nas ruas.
Blockchain
A cadeia de blocos se destaca por sua capacidade para realizar operações seguras e sem intermediários na Internet, como os contratos inteligentes (smart contracts) que podem ser utilizados para governar as cidades.
Inteligência Artificial (IA) e cibersegurança
A popularização da IA e a aprendizagem automática trarão novos desafios para a segurança informática, pois aumentarão consideravelmente as vulnerabilidades dos sistemas. Portanto, é normal que se torne imprescindível o desenvolvimento de novas tecnologias e perfis para reforçar a cibersegurança.
EXEMPLOS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Além das previsões de Gartner, existem outras tecnologias e chaves que terão uma importância capital em 2020. Por exemplo:
- Rede 5G: a quinta geração de telefonia celular entrou em funcionamento em 2019 e prevê-se que seu uso comercial se alastre de forma exponencial a partir de 2020.
- Wifi 6: este novo standard para as conexões sem fios está em fase de verificação e proporcionará mais cobertura, segurança, velocidade e densidade de tráfego.
- Análise de dados e tomada de decisões: as análises aumentadas serão determinantes para a inteligência do negócio, para as plataformas de dados e para a machine learning.
- IoT (Internet das Coisas) para indústria, transporte e urbanismo: a estandardização da IoT transformará a indústria para modelos as a service e melhorará a condução autônoma e a conectividade dos veículos, ajudando no desenvolvimento das cidades inteligentes.
- Pesquisa por voz: cada vez há mais pessoas que preferem perguntar ao através seu dispositivo que escrever suas dúvidas no buscador.
- Chatbot: estes aplicativos, graças à evolução da IA, melhorarão suas funcionalidades ao manter conversações personalizadas em tempo real com os usuários.
- Vídeo em streaming: o conteúdo audiovisual em streaming seguirá reinando sobre o resto de formatos durante 2020.