O que é a Realidade Aumentada?
O termo foi criado em 1992 pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell durante o desenvolvimento de um dos aviões mais famosos do mundo: o Boeing 747. Caudell observou que os operários responsáveis pela montagem da nova aeronave perdiam muito tempo interpretando as instruções e pensou: o que aconteceria se eles tivessem acesso a um monitor que os guiasse durante a instalação? A invenção não foi bem-sucedida, mas foi nesse momento que nasceu o conceito de Realidade Aumentada (RA).
Foi em 1992, então, que surgiu o conceito de RA, e não, tal como muitos acreditam, no verão de 2016, quando fomos contagiados pela febre do Pokémon GO, um videogame que o jogador deve procurar e capturar diferentes personagens da saga japonesa. Em seu auge, o game atingiu a marca astronômica de 28,5 milhões de usuários diários ativos.
O Pokémon GO popularizou a RA. Ele aproximou essa tecnologia do grande público — de todos os públicos —, mas muitos outros jogos a aproveitaram nos últimos anos, como o Mario Kart. O objetivo final é proporcionar uma maior diversão para o jogador e incentivar uma experiência mais imersiva.
Antes, muitas empresas de diversos setores (saúde, educação, arquitetura, serviços, varejo, etc.) já a utilizavam com o objetivo de criar experiências de valor para seus clientes.
Dez aplicações da realidade aumentada
Em 2024, as aplicações de RA são tão variadas e surpreendentes. Vão desde saber o estilo arquitetônico do edifício que está diante de nós a até dar vida a um quadro de Monet ou visualizar o relatório médico de uma pessoa no meio de uma cirurgia. Se você já conhece esses exemplos, confira abaixo outros exemplos de aplicação da Realidade Aumentada:
10 aplicações da realidade aumentada
Em 2024, as aplicações de RA são tão variadas e surpreendentes. Vão desde saber o estilo arquitetônico do edifício que está diante de nós a até dar vida a um quadro de Monet ou visualizar o relatório médico de uma pessoa no meio de uma cirurgia. Se você já conhece esses exemplos, confira abaixo outros exemplos de aplicação da Realidade Aumentada:
A RA também não passou despercebida aos olhos dos grandes gigantes tecnológicos. Com óculos, smartphones e tablets —esses dois últimos se revelaram como seus dois grandes aliados—, empresas de tecnologia competem entre si para inventar plataformas, kits de ferramentas, wearables ou apps que prendam definitivamente a nossa atenção.
Transformação digital
A digitalização é um aliado indispensável para superar os desafios do contexto atual.
O que é a Inteligência Artificial?
A IA consiste em criar máquinas que tenham os mesmos recursos que os humanos.
Saiba mais sobre o PERSEO
O objetivo do PERSEO é facilitar o acesso às tecnologias e aos negócios do futuro.
Diferenças entre a realidade aumentada e la realidade virtual
Apesar de estarem entrelaçadas, são revoluções diferentes. Enquanto a Realidade Virtual (RV) permite criar um mundo virtual do zero com tudo aquilo que quisermos (ou seja, um mundo fantástico), o que a Realidade Aumentada faz é adicionar elementos virtuais (informações adicionais em forma de gráficos ou imagens) em nosso ambiente real.
Para o diretor executivo da Apple, Tim Cook, a diferença entre RA e RV está muito clara: "A Realidade Aumentada abrange mais do que a Realidade Virtual. Essa tecnologia dá a possibilidade de estar presente, de se comunicar e, simultaneamente, de desfrutar de outras experiências visuais. Será a próxima revolução, como o smartphone em sua época".
Atualmente, as possibilidades da RA tanto no ambiente profissional quanto no pessoal são inquestionáveis. No entanto, a pergunta que fica é: chegará 'outro Pokémon GO' que garanta definitivamente o futuro dessa tecnologia?