Como fazer um discurso motivacional?

O discurso motivacional ou o poder inspirador das palavras

Liderança Alto rendimento Competências profissionais

O discurso motivacional é a arte da palavra, um poderoso recurso que vai além de falar bem. Seu objetivo? Estimular a reflexão ou influenciar nas convicções ao apelar para as emoções. Alguns discursos, como o I have a dream, de Martin Luther King, são a prova de que as palavras podem mudar a história.

Discurso_mujer
Programas como PowerPoint, Keynote ou Prezi aprimoram a parte visual de qualquer discurso.

Técnicas de oratória

A oratória é um talento muito valorizado no ambiente da empresa, da política, da educação ou do esporte por estar associada à liderança. As pessoas que sabem se comunicar bem têm mais capacidade para se conectar ao seu ambiente, unir equipes e promover valores. No entanto, essa habilidade, que para alguns é inata, pode ser muito difícil para a maioria. De acordo com Verywell, site criado por especialistas da saúde, 75% das pessoas têm medo de falar em público.

O discurso motivacional, aquele que transforma uma mera palestra em uma narrativa inspiradora, é o tipo de discurso que qualquer orador gostaria de fazer diante de dezenas de pessoas. É, sem dúvida, o mais complicado. Por isso, exige um nível de oratória mais elaborado. Mas não é preciso ficar obcecado em alcançar este nível, porque nem sempre é o mais adequado. Antes de começar a elaborar um discurso, é necessário avaliar o tipo de audiência e os objetivos a serem alcançados. Em seguida, vamos recapitulá-lo e ver algumas das alternativas:

  Motivacional

Tem uma grande carga emocional e sua finalidade é estimular a ação. É característico de líderes com grande carisma, sendo útil no momento de enfrentar momentos difíceis ou de muita incerteza.

  Persuasivo

Seu objetivo é convencer o ouvinte a mudar de opinião ou agir de uma determinada forma. É um recurso habitual em política, publicidade ou marketing de vendas.

  Informativo

Apresenta informações e dados de interesse para a audiência. É útil para expor uma pesquisa, fazer uma apresentação de resultados ou oferecer treinamentos para outros colegas dentro da empresa.

  Entretenimiento

É um discurso orientado para entreter o público. Costuma ser feito em um contexto descontraído, mas nem por isso deve ficar vazio de conteúdo. É possível contar coisas importantes através do humor.

Atualmente, existem ferramentas para complementar e reforçar os discursos nos aspectos visuais. Esses programas de informática, quando bem utilizados, podem ser grandes aliados para conquistar o público e despertar seus aplausos. Eis aqui algumas das técnicas mais conhecidas:

  • Prezi. Destaca-se visualmente devido à originalidade de suas transições — algo que é muito útil no momento de estruturar o conteúdo e concatenar ideias. É acessado de forma online e armazenado na nuvem, facilitando o acesso às apresentações.
  • Keynote. Este software, que só pode ser utilizado por quem dispõe de tecnologia Apple, é o mais potente e sofisticado, uma vez que conta com efeitos visuais e outras ferramentas multimídia. Permite gravar e editar arquivos de áudio ou desenhar diagramas e ilustrações à mão com o Apple Pencil.
  • PowerPoint. Durante anos, foi o programa mais utilizado, mas o surgimento de outras alternativas e a falta de atualizações diminuíram seu protagonismo. É o mais simples de usar e o mais indicado para elaborar exposições que exijam menos potência visual, como uma apresentação de resultados.

Os discursos mais motivadores

Há discursos que, por seu conteúdo e pelo contexto em que foram realizados, mudaram o rumo da história. A seguir, recordamos alguns dos mais inspiradores:

  • Por que lutamos? Abraham Lincoln (Gettysburg, 1863). O presidente dos EUA defendeu, em poucos minutos, a liberdade, a democracia e a premissa de que todos os homens são iguais.
  • Nunca nos renderemos! Winston Churchill (Londres, 1940). Quando o avanço nazista parecia imparável, o primeiro-ministro britânico fez um discurso que levantou o moral do país.
  • I have a dream, Martin Luther King (Washington, 1963). Um discurso pacifista contra o racismo que despertou consciências na década de 1960 e que lhe garantiu, um ano depois, o Prêmio Nobel da Paz.
  • Como viver antes de morrer, Steve Jobs (Universidad de Stanford, 2005). O criador da Apple, através de uma narrativa emotiva, convidou os estudantes a se apaixonarem por tudo aquilo que empreenderem.
  • Yes we can, Barack Obama (New Hampshire, 2008). O candidato à presidência dos EUA entusiasmou um país e o mundo inteiro com um discurso que se tornou seu slogan de campanha.
discurso
Prepare seu discurso passo a passo.

  VER INFOGRÁFICO: Prepare seu discurso passo a passo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Conselhos para falar em público 

Como já foi mencionado, fazer um discurso motivacional não é uma tarefa fácil. Assim, na hora de sentar para redigi-lo, leve em conta as seguintes recomendações:

  Escreva como fala

Há frases que no papel são geniais, mas faladas podem ser rebuscadas. Portanto, é importante evitá-las. A única forma de checar se o discurso ficou natural é ler o texto em voz alta à medida que escrevemos.

  Conte uma história e seja autêntico

Um discurso deve parecer convincente. Por isso, é importante não inventar nada e contar experiências próprias. Uma introdução que transmita proximidade, um desenvolvimento da história que aborde o mais relevante e um desfecho inspirador são fundamentais.

  Crie uma estrutura prévia

Antes de redigir um discurso motivacional, anote em um papel os pontos que serão abordados. Assim, será mais fácil dar forma e sentido ao texto. Se a argumentação estiver clara e organizada, será mais persuasiva.

  Sintetize sua mensagem

O resumo daquilo que deseja dizer é a parte mais complexa. Portanto, foque na elaboração de uma mensagem direta e em não repetir conceitos. Caso contrário, é muito provável que seu público fique entediado e desconectado do discurso.

  Controle a comunicação não verbal

Às vezes, não basta falar bem. É preciso saber transmitir para comover sua audiência. Portanto, para esse tipo de comunicação é necessário cuidar dos gestos, do tom de voz e dos silêncios.


  O valor da emoção

  Como convencer em poucos segundos

  Pense diferente e cause impacto

Nota