Dia Mundial da Energia 2025
Dia Mundial da Energia: compromisso e ação para a sustentabilidade
Celebrado no dia 14 de fevereiro, o Dia Internacional da Energia é uma iniciativa global para conscientizar sobre a importância desse bem em nossa vida cotidiana e a necessidade de alcançar uma produção e um uso responsável e eficiente dos recursos energéticos. Em linha com o nosso compromisso com a sustentabilidade, na Iberdrola trabalhamos para levar eletricidade a todas as pessoas e otimizar o seu uso.
A energia faz parte do nosso dia a dia: é a luz que ilumina nossas ruas, a climatização das nossas casas e ambientes de trabalho, o transporte de pessoas e mercadorias ou o recurso necessário para obter e preparar alimentos, entre muitas outras atividades cotidianas. Mas a energia também é fundamental para o desenvolvimento de um país, pois dela dependem o crescimento econômico e a qualidade de vida de seus habitantes. Para aumentar a conscientização sobre sua importância, no dia 14 de fevereiro se celebra o Dia Mundial da Energia, uma oportunidade para promover a busca de alternativas para um futuro mais sustentável.
De acordo com a comunidade científica, as emissões precisam ser reduzidas quase pela metade em 2030 e chegar a zero emissões líquidas em 2050 para evitar os impactos mais negativos das mudanças climáticas. Os combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás) são os principais culpados por essa variação do clima, sendo responsáveis por mais de 75 % do total das emissões globais de gases de efeito estufa e por cerca de 90 % de todas as emissões de dióxido de carbono, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os combustíveis fósseis ainda são responsáveis por mais de 70 % do fornecimento global (contra 82 % em 2022), de acordo com o último relatório da Agência Internacional de Energia (World Energy Outlook 2023External link, opens in new window. ). As energias renováveis, principalmente a solar e a eólica, continuam crescendo e espera-se que se tornem a principal fonte de geração de eletricidade até 2025. No entanto, ainda há muito a ser feito, como pode ser visto no Electricity MapExternal link, opens in new window. , um mapa desenvolvido por um projeto de código aberto que mostra como a eletricidade é distribuída e gerada em grande parte do mundo. O Dia Mundial da Energia Renovável faz um apelo para que se avance nesse sentido.
O que é energia?
A energia é uma propriedade fundamental do universo que se manifesta de diferentes formas e pode ser definida de várias maneiras, dependendo do contexto. De modo geral, a energia é compreendida como a capacidade de um corpo ou sistema de realizar um trabalho ou produzir uma mudança em si mesmo ou em outros. Essas mudanças podem ser tanto físicas quanto químicas, como, por exemplo, um deslocamento ou movimento, calor, luz ou reações químicas.
Toda mudança que ocorre precisa de energia em suas diferentes formas, ou seja, tudo ao nosso redor existe como resultado da ação de alguma fonte de energia. Todos os seres vivos crescem e se desenvolvem graças a ela, e as máquinas também precisam dela para funcionar.
A energia segue o princípio universal da conservação: ela não é criada nem destruída, apenas transformada em outra ou transferida para outro corpo, e pode existir em várias formas, como energia cinética, energia potencial, energia térmica, energia química... No entanto, o Dia da Energia destaca a importância, em particular, da energia elétrica em nossas vidas.
A energia elétrica consiste no movimento de elétrons (cargas negativas) entre dois pontos quando há uma diferença de potencial elétrico entre eles, que entram em contato por meio de um transmissor ou condutor, como um cabo metálico. Como resultado, gera-se uma corrente elétrica que é usada para alimentar uma grande variedade de dispositivos e sistemas elétricos. É a forma de energia que mais fácil pode ser transformada em outras.
A origem do Dia Mundial da Energia e sua importância
A ONU instituiu o Dia Mundial da Energia em 14 de fevereiro de 1949 com o objetivo de conscientizar sobre a eficiência energética e alternativas de produção. A 1ª Conferência Internacional realizada na Áustria em 1998, onde mais de 350 especialistas e líderes de 50 países se reuniram para discutir estratégias para enfrentar a crise energética e possíveis soluções, reforçou a importância dessa data e do avanço de um desenvolvimento eficiente. O encontro deu origem a novos eventos relacionados, como o Dia Mundial da Eficiência Energética.
Objetivo do ODS 7: Acesso à energia universal e sustentável
A energia enfrenta um duplo desafio: não deixar ninguém para trás e proteger o planeta. Para isso, a energia renovável é fundamental. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), uma das 17 metas estabelecidas pela ONU na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tem como base essa ideia. O ODS 7 se concentra em garantir o acesso a uma energia acessível, segura, sustentável e moderna para todos, e pode ser dividido em várias ideias-chave vitais de acordo com o Dia Mundial da Energia:
- Acesso à energia. O objetivo é promover a "disponibilidade física de serviços modernos de energia para atender às necessidades humanas básicas, a custos acessíveis e que incluam a eletricidade e equipamentos aprimorados", de acordo com a ONU.
- Energia renovável. Deve-se promover o aumento da participação da energia derivada de fontes renováveis na matriz energética mundial.
- Eficiência energética. O ODS 7 também aborda a importância de melhorar a eficiência em todos os setores, desde a indústria até as residências, para minimizar a quantidade de recursos energéticos utilizados.
- Sustentabilidade. Destaca a sustentabilidade da produção e do consumo de energia, promovendo práticas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa e minimizem os impactos ambientais negativos.
- Desenvolvimento sustentável. O acesso à energia sustentável e acessível é vital para o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza e a melhora da saúde e da educação.
Energias limpas
As energias limpas são uma alternativa para preservar o meio ambiente.
Eletrificar a economia
Apoiamos a descarbonização por meio do aumento da eletrificação.
Tipos de energias renováveis
As energias renováveis, essenciais para um futuro sustentável, são aquelas obtidas de fontes naturais que são inesgotáveis ou que se renovam de forma contínua. São recursos que respeitam o meio ambiente e ajudam a reduzir os gases de efeito estufa. Alguns dos principais tipos de energias renováveis são:
Energia eólica
A energia obtida do vento, ou seja, pelo aproveitamento da energia cinética das massas de ar por meio de turbinas eólicas. Dependendo de onde essas turbinas estão localizadas, podemos falar de energia eólica onshore ou offshore. Tem sido usada há séculos, com as tecnologias disponíveis em cada época e com diferentes funções.
Energia solar
Esse tipo de energia é obtido pelo aproveitamento da radiação eletromagnética do sol por meio de coletores, como as células fotovoltaicas. A energia solar produz eletricidade através do chamado efeito fotoelétrico, pelo qual certos materiais são capazes de absorver fótons (partículas de luz) e liberar elétrons, gerando uma corrente elétrica.
Energia hidraúlica
É aquela gerada ao transformar a energia potencial existente entre dois corpos de água localizados em diferentes altitudes ou elevações em energia elétrica. Para obter energia hidráulica, também conhecida como energia hidrelétrica, são construídas infraestruturas capazes de extrair o máximo potencial desse recurso natural.
Energia geotérmica
Obtida a partir do calor interno da terra. A energia geotérmica pode ser usada diretamente para sistemas de aquecimento ou para gerar eletricidade por meio de usinas geotérmicas.
Energia dos oceanos
Inclui várias formas de aproveitamento, como a energia ondomotriz (ondas), a energia maremotriz (marés) e a energia térmica do oceano (diferença de temperatura entre as camadas de água).
Energia de biomassa
É proveniente de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas ou florestais. Pode ser usada para gerar eletricidade, calor ou biocombustíveis.
O compromisso da Iberdrola com um futuro energético sustentável
O comprometimento com uma sociedade descarbonizada é uma responsabilidade de todos. Por isso, na Iberdrola trabalhamos para alcançar um futuro sustentável e estamos comprometidos em liderar a transição energética, um desafio que assumimos há mais de duas décadas, quando decidimos apostar nas energias renováveis para construir nosso modelo de negócio limpo, confiável e inteligente. Para atingir esse objetivo, promovemos três ações principais.
- Implantação de energia renovável. Se o objetivo é alcançar a descarbonização da sociedade, é essencial conseguir uma máxima integração e estabilidade das energias renováveis. Atualmente, somos líderes mundiais nessa área.
- Fomento à inovação tecnológica. A evolução tecnológica permite a transição de todo o setor, com importantes melhorias na geração de energia, na promoção de redes inteligentes e no fornecimento de novos serviços aos clientes, entre outros.
- Eletrificação da economia. A eletrificação da economia, do transporte e dos edifícios é o vetor energético de uma transição energética rumo à descarbonização que melhor pode ser incorporado pelas energias renováveis.
Conscientes do nosso papel indutor como referências, seguimos investindo nestas áreas e somos líderes em ação climática com diferentes eventos, acordos multilaterais e alianças para combater as mudanças climáticas.