Inventário de gases de efeito estufa (GEE)
Relatório de gases de efeito estufa (Pegada de carbono)
A Iberdrola elabora desde 2008 o cálculo da pegada de carbono por meio de um inventário de gases de efeito estufa.

A pegada de carbono representa o volume total de gases de efeito estufa (GEE) produzidos pelas atividades econômicas e cotidianas do ser humano. Conhecer o número - expresso em toneladas de CO2eq emitidas - é importante para agir e implementar as iniciativas necessárias para reduzi-lo o máximo possível, começando por cada um de nós em nossa vida diária.
Na Iberdrola, a contabilidade de emissões é baseada em normas internacionais, tais como o GHG (Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard) e a norma ISO 14064-1:2018.
Emissões diretas
As emissões diretas são derivados de fontes de propriedade ou controladas pela empresa e incluem o seguinte:
- Emissões estacionárias de combustão:
- Emissões de CO2 de instalações de geração de energia elétrica associadas com a combustão de qualquer tipo de combustível.
- Emissões de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) associadas com a combustão de qualquer tipo de combustível.
- Emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis em edifícios ou instalações derivadas de equipamentos de aquecimento ou geradores.
- Emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis em instalações de armazenamento de gás. - Emissões fugitivas diretas em sistemas antropogênicos:
- De metano (CH4) (armazenamento e transporte de gás natural).
- De hexafluoreto de enxofre (SF6).
- De gases refrigerantes (CFC's) de equipamentos de climatização. - Emissões por combustão móvel, associadas ao consumo de combustível em equipamentos de transporte (veículos de frota e navios para transporte pessoas).
- Emissões pelo uso do solo: associadas à mudança de uso do solo e calculadas pelo volume de vegetação gerada.
Emissões indiretas
São as emissões resultantes das atividades da organização, mas que ocorrem em fontes pertencentes ou controladas por outra organização e que incluem:
- Emissões Indiretas de Energia Importada.
Provêm da eletricidade, calor ou vapor consumidos pela organização e fornecidos por terceiros. Também estão incluídas outras emissões indiretas associadas à geração de eletricidade:
- Associadas ao consumo de energia elétrica quando as instalações de produção são desligadas.
- Associadas ao consumo de eletricidade no bombeamento de centrais elétricas hidráulicas.
- Associadas ao consumo de eletricidade nos edifícios do grupo.
- Associadas a perdas na rede de transmissão ou distribuição de eletricidade. - Emissões indiretas do transporte.
Provêm de fontes móveis e suas emissões se devem principalmente ao combustível queimado nos equipamentos de transporte:
- Associadas às viagens de funcionários.
- Associadas ao deslocamento dos funcionários de sua residência para seu local de trabalho.
- Emissões upstream (WTT) de combustíveis consumidos na geração de eletricidade. - Emissões indiretas causadas por produtos utilizados pela organização.
Provêm de fontes fora dos limites da organização e estão associados a todos os bens adquiridos pela organização:
- Associadas com a cadeia de fornecimento. - Emissões indiretas associadas ao uso dos produtos da organização.
Emissões associadas ao uso dos produtos da organização que provêm de produtos energéticos comercializados pela organização:
- Associadas à eletricidade comprada para a venda aos clientes finais.
- Associadas ao gás fornecido aos clientes
- Emissões de instalações de geração de eletricidade de produção a terceiros.
Relatório de emissões de gases de efeito estufa 2024
Desde 2010, elaboramos nosso Relatório Anual de Gases de Efeito Estufa (GEE), consolidando assim nosso compromisso com a transparência e a defesa de um modelo de crescimento sustentável e respeitoso com o meio ambiente. Este ano, mais uma vez, apresentamos nosso Relatório de Gases de Efeito Estufa, que inclui informações sobre as emissões da empresa durante o ano fiscal de 2024.
Anteriores relatórios de emissões de gases de efeito estufa
Iberdrola coloca à sua disposição o inventário das emissões de gases de efeito estufa dos anos anteriores, um documento completo publicado anualmente.
Certificação AENOR
Desde 2008, a Iberdrola verifica seu inventário de emissões de gases de efeito estufa com a AENOR, em conformidade com a norma ISO 14064-1:2018, para emissões diretas e indiretas de todas as suas atividades.
Certificação do Registro Nacional da Pegada de Carbono
A Iberdrola está registrada no Registro Nacional de Pegada de Carbono, Compensações e Projetos de Absorção de Dióxido de Carbono do Ministério Espanhol para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico nas categorias CALCULO e REDUZO. Este selo foi criado com um duplo propósito: por um lado, facilita a demonstração da participação das organizações no registro e, por outro, permite que retratar o grau de esforço dedicado na luta contra as mudanças climáticas.
Desde seu lançamento, mais de 3.800 organizações já se inscreveram neste registro. Desde 2012, a Iberdrola tem registrado todo ano sua pegada de carbono, sendo a primeira empresa a realizar esse registro, demonstrando assim seu compromisso e liderança na luta contra as mudanças climáticas e no alcance da objetivo 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Selo de Ouro por sua transferência no inventário de GEE
A Neoenergia** - filial do grupo Iberdrola no Brasil - recebeu o Selo Ouro por sua transparência na elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa, que identifica as oportunidades e estratégias necessárias para atingir o objetivo de neutralizar as emissões de carbono até 2050. O estudo, realizado de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, abrange a geração de energia da Neoenergia com fontes renováveis (eólica e hídrica) e liberalizadas (térmicas), além das redes (transmissão e distribuição).
* A Iberdrola atribuiu ao âmbito 3 do inventário de emissões as emissões das usinas que a Iberdrola opera no México como Produtor Independente de Energia (PIE), no entendimento de que a Iberdrola não tem controle operacional sobre elas, uma vez que a CFE é responsável por tomar decisões quanto ao despacho e entrada em operação ou não das usinas acima mencionadas.
** A Neoenergia, S.A. é propriedade indiretamente da Iberdrola, S.A. com 50 % + 1 ação.

Pegada de carbono
O que é e por que é vital reduzi-la para frear as mudanças climáticas?

Intensidade de emissões
CO₂ entre as mais baixas para empresas de energia.

Política de Natureza
O respeito ao meio ambiente é a chave para nosso modelo de energia sustentável.

Neutralidade de carbono
O que é e porque é fundamental para o futuro do planeta