Inventário de gases de efeito estufa (GEE)

Relatório de gases de efeito estufa (Pegada de carbono)

Descarbonização

A Iberdrola elabora desde 2008 o cálculo da pegada de carbono por meio de um inventário de gases de efeito estufa.

gases efecto invernadero

A pegada de carbono representa o volume total de gases de efeito estufa (GEE) produzidos pelas atividades econômicas e cotidianas do ser humano. Conhecer o número - expresso em toneladas de CO2eq emitidas - é importante para agir e implementar as iniciativas necessárias para reduzi-lo o máximo possível, começando por cada um de nós em nossa vida diária.

Na Iberdrola, a contabilidade de emissões é baseada em normas internacionais, tais como o GHG (Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard) e a norma ISO 14064-1:2018.

Emissões diretas

As emissões diretas são derivados de fontes de propriedade ou controladas pela empresa e incluem o seguinte: 

  • Emissões estacionárias de combustão:

    - Emissões de CO2 de instalações de geração de energia elétrica associadas com a combustão de qualquer tipo de combustível.

    - Emissões de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) associadas com a combustão de qualquer tipo de combustível.

    - Emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis em edifícios ou instalações derivadas de equipamentos de aquecimento ou geradores.

    - Emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis em instalações de armazenamento de gás.
  • Emissões fugitivas diretas em sistemas antropogênicos:

    - De metano (CH4) (armazenamento e transporte de gás natural).

    - De hexafluoreto de enxofre (SF6).

    - De gases refrigerantes (CFC's) de equipamentos de climatização.
  • Emissões por combustão móvel, associadas ao consumo de combustível em equipamentos de transporte (veículos de frota e navios para transporte pessoas).
  • Emissões pelo uso do solo: associadas à mudança de uso do solo e calculadas pelo volume de vegetação gerada.

Emissões indiretas

São as emissões resultantes das atividades da organização, mas que ocorrem em fontes pertencentes ou controladas por outra organização e que incluem:

  • Emissões Indiretas de Energia Importada.

    Provêm da eletricidade, calor ou vapor consumidos pela organização e fornecidos por terceiros. Também estão incluídas outras emissões indiretas associadas à geração de eletricidade:

    - Associadas ao consumo de energia elétrica quando as instalações de produção são desligadas.

    - Associadas ao consumo de eletricidade no bombeamento de centrais elétricas hidráulicas.

    - Associadas ao consumo de eletricidade nos edifícios do grupo.

    - Associadas a perdas na rede de transmissão ou distribuição de eletricidade.
  • Emissões indiretas do transporte.

    Provêm de fontes móveis e suas emissões se devem principalmente ao combustível queimado nos equipamentos de transporte:

    - Associadas às viagens de funcionários.

    - Associadas ao deslocamento dos funcionários de sua residência para seu local de trabalho.

    - Emissões upstream (WTT) de combustíveis consumidos na geração de eletricidade.
  • Emissões indiretas causadas por produtos utilizados pela organização.

    Provêm de fontes fora dos limites da organização e estão associados a todos os bens adquiridos pela organização:

    - Associadas com a cadeia de fornecimento.
  • Emissões indiretas associadas ao uso dos produtos da organização.

    Emissões associadas ao uso dos produtos da organização que provêm de produtos energéticos comercializados pela organização:

    - Associadas à eletricidade comprada para a venda aos clientes finais.

    - Associadas ao gás fornecido aos clientes

    - Emissões de instalações de geração de eletricidade de produção a terceiros.

Inventário interativo GEE

Aqui você pode consultar os principais indicadores dos alcances ambiental do inventário digital de emissões de gases de efeito estufa do grupo Iberdrola selecionando o país, a tecnologia ou o ano que você quer saber os dados. Para informações mais completas, faça o download do relatório GEE em formato pdf abaixo.

Relatório de emissões de gases de efeito estufa 2023

Desde 2010, elaboramos nosso Relatório Anual de Gases de Efeito Estufa (GEE), consolidando assim nosso compromisso com a transparência e a defesa de um modelo de crescimento sustentável e respeitoso com o meio ambiente. Este ano, mais uma vez, apresentamos nosso Relatório de Gases de Efeito Estufa, que inclui informações sobre as emissões da empresa durante o ano fiscal de 2023.

Anteriores relatórios de emissões de gases de efeito estufa

Iberdrola coloca à sua disposição o inventário das emissões de gases de efeito estufa dos anos anteriores, um documento completo publicado anualmente.

Certificação AENOR

Desde 2008, a Iberdrola verifica seu inventário de emissões de gases de efeito estufa com a AENOR, em conformidade com a norma ISO 14064-1:2018, para emissões diretas e indiretas de todas as suas atividades.

Certificação do Registro Nacional da Pegada de Carbono

A Iberdrola está registrada no Registro Nacional de Pegada de Carbono, Compensações e Projetos de Absorção de Dióxido de Carbono do Ministério Espanhol para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico nas categorias CALCULO e REDUZO. Este selo foi criado com um duplo propósito: por um lado, facilita a demonstração da participação das organizações no registro e, por outro, permite que retratar o grau de esforço dedicado na luta contra as mudanças climáticas.

Desde seu lançamento, mais de 3.800 organizações já se inscreveram neste registro. Desde 2012, a Iberdrola tem registrado todo ano sua pegada de carbono, sendo a primeira empresa a realizar esse registro, demonstrando assim seu compromisso e liderança na luta contra as mudanças climáticas e no alcance da objetivo 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Selo de Ouro por sua transferência no inventário de GEE

A Neoenergia** - filial do grupo Iberdrola no Brasil - recebeu o Selo Ouro por sua transparência na elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa, que identifica as oportunidades e estratégias necessárias para atingir o objetivo de neutralizar as emissões de carbono até 2050. O estudo, realizado de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, abrange a geração de energia da Neoenergia com fontes renováveis (eólica e hídrica) e liberalizadas (térmicas), além das redes (transmissão e distribuição).

* A Iberdrola atribuiu ao âmbito 3 do inventário de emissões as emissões das usinas que a Iberdrola opera no México como Produtor Independente de Energia (PIE), no entendimento de que a Iberdrola não tem controle operacional sobre elas, uma vez que a CFE é responsável por tomar decisões quanto ao despacho e entrada em operação ou não das usinas acima mencionadas.

** A Neoenergia, S.A. é propriedade indiretamente da Iberdrola, S.A. com 50 % + 1 ação.