-
Atualmente, Tóquio (Japão) é a maior 'megacidade' do mundo com 37,4 milhões de habitantes. Em 2100, será Lagos (Nigéria) com 88 milhões. Os números desses núcleos urbanos são assombrosos e, em pouco tempo, se tornarão um grande desafio para a humanidade em aspectos demográfico, migratório, socioeconômico, político e ambiental.
A biodiversidade mundial diminuiu de forma alarmante em meio século: 42.100 espécies estão em risco de extinção, com as mudanças climáticas sendo a responsável por muitas dessas situações.
-
A arquitetura sustentável fomenta a eficiência energética dos edifícios para não gerarem despesas de energia desnecessárias, aproveitarem os recursos de seu ambiente para o funcionamento de seus sistemas e não causarem nenhum impacto negativo no meio ambiente.
Somente em 2022, os desastres climáticos causaram quase 32 milhões de deslocamentos internos em todo o mundo, de acordo com um relatório do Centro Internacional de Monitoramento de Deslocamentos. O número mostra uma tendência muito preocupante, representando um aumento de quase 43% em relação aos níveis do ano anterior.
-
Elas não estão nos mapas, mas nos nossos oceanos existem cinco ilhas de plástico flutuante que ameaçam com acabar com boa parte da vida marinha, afetando as mudanças climáticas. Algumas destas manchas de lixo — como a do Pacífico Norte — têm uma superfície como a França, Espanha e Alemanha juntas.
Os produtos orgânicos, também conhecidos como biológicos ou ecológicos, são cultivados com um sistema de produção que combina as melhores práticas ambientais com a preservação dos recursos naturais. Vamos te contar todos os segredos sobre eles.
-
A pandemia da COVID-19 castigou a economia mundial e obrigou a tomada de medidas de curto prazo para dar liquidez aos mercados, apoiar coberturas de desemprego ou reforçar os recursos dos sistemas de saúde. Os trabalhos para desenvolver programas de recuperação econômica no médio e longo prazo estão iniciando em todo o mundo e cada vez mais governos, organismos e empresas apostam em uma recuperação verde.
Mais de 97% da água existente no planeta Terra é salgada. Dois terços da água doce estão retidos em geleiras e calotas polares. A maior parte do restante está no solo ou em aquíferos subterrâneos. Conclusão: resta muito pouca água disponível para os seres vivos.