-
Conforme o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) da ONU, o número de fenômenos meteorológicos extremos se multiplicou durante o ano 2020. E o ser humano é um dos principais culpados. Mas, concretamente, a que tipo de fenômenos nos estamos referindo? Ondas de calor que ressecam os terrenos e que agravam incêndios, até furacões ou secas, entre outros. Nós os revisaremos a seguir.
¿Cada cuánto tiempo cambias de móvil? ¿Y de ordenador? ¿Y de televisor? Seguramente ese tiempo haya ido acortándose en los últimos años debido, en gran medida, a la obsolescencia programada. Un fenómeno que no se refiere solo al hecho de que un objeto tecnológico deje de funcionar, sino también a que surja uno mejor o, directamente, a que pase de moda. La consecuencia es que la basura tecnológica no deja de aumentar y amenaza al medio ambiente.
-
Talvez você não saiba o que é o permafrost, mas seu derretimento, que avança em função das mudanças climáticas — e que atingiu um ponto crítico — pode ter graves consequências para o seu futuro. Este solo, permanentemente congelado e situado em áreas circumpolares do Canadá, Alasca ou Sibéria, entre outras, tem atuado como sumidouro de carbono durante milhares de anos e, caso se descongele, pode liberar grandes quantidades desse gás, aumentando o problema do aquecimento global.
Representa uma alteração radical de perspectiva nas pessoas e empresas no momento de lidar com a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego.
-
A biodiversidade do planeta está ameaçada e o principal culpado é aquele que, paradoxalmente, mais depende dela: o ser humano. Frear a perda de biodiversidade, entendida como a redução ou desaparecimento da diversidade de seres vivos que habitam o planeta, é um dos grandes desafios da humanidade. A seguir, enumeramos suas causas, consequências e possíveis soluções.
O conceito de ecocídio não é novo, mas desde 2021 possui uma definição jurídica. Especificamente, "qualquer ato ilegal ou arbitrário cometido com o conhecimento de que há uma probabilidade substancial de danos ambientais graves e generalizados ou de longo prazo causados por ele". Seus criadores, um painel de 12 juristas promovido pela sociedade civil, pretendem que o delito seja incluído como o quinto crime contra a paz no Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (TPI).
-
A ONU combate a desertificação desde 1994 e a define como o processo de degradação das terras em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas devido a diversos fatores climáticos e humanos. Com as mudanças climáticas, tais fatores se multiplicarem e atualmente são considerados um dos principais problemas ambientais do planeta.
Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2015, foi estabelecido um compromisso (Acordo de Paris): avançar rumo à neutralidade de carbono na segunda metade do século XXI para atenuar os efeitos das mudanças climáticas. A seguir, revisaremos quais medidas estão sendo implementadas para atingir um equilíbrio fundamental para as próximas gerações.