Western Link

Western Link: o projeto de instalação dos maiores cabos elétricos submarinos do mundo

Instalações operacionais Redes eléctricas Reino Unido Escócia

O projeto, que exigiu investimentos de 1,2 bilhão de euros, permite levar energia renovável da Escócia a residências e empresas em Gales e Inglaterra através da instalação de um cabo de alta tensão de 850 km, dos quais 770 são submarinos.

Proyecto Western Link
Instalaçao operacional

Linha eléctrica submarina Western Link

Ubicación
Localização Oeste da Escócia e Baía de Cais
Capacidad interconexión
Capacidade de interconexão +2200 MW
Inversión
Investimento 1.200 milhões de euros
Puesta en marcha
Inicio de operação 2018

A Iberdrola, por meio de sua filial ScottishPower e da National Grid, a operadora do sistema elétrico britânico, construiu uma interconexão submarina entre Escócia, Inglaterra e Gales através da instalação de um cabo de alta tensão: Western Link Link externo, abra em uma nova aba.. O cabo tem 850 quilômetros de comprimento — dos quais 770 são submarinos — e liga a costa oeste da Escócia à Baía de Quay, na costa norte de Gales. Isso acontece por meio de um sistema bidirecional: o fluxo de eletricidade se dirige para o norte ou para o sul, dependendo das necessidades de fornecimento e da demanda de eletricidade.

O projeto, que exigiu um investimentos de 1,2 bilhão de euros, permite levar energia renovável da Escócia a residências e empresas em Gales e Inglaterra e aumentar a capacidade de interconexão em mais de 2.200 megawatts (MW), quantidade suficiente para abastecer a demanda elétrica de mais de quatro milhões de residências por ano.

No total, o desenvolvimento da instalação passou por cinco fases:

  • Construção de uma estação de conversão em Hunterston, North Ayrshire, com o objetivo de alterar a eletricidade de contínua para alternada, o que faz com que seja possível utilizá-la no sistema de transporte elétrico atual.
  • Instalação de aproximadamente 4 km de cabo de corrente contínua de alta tensão até um ponto onde o cabo submarino chegue a terra, em Ardneil Bay.
  • Instalação de um cabo submarino de cerca de 385 km de comprimento de Ardneil Bay a Leasowe, na península de Wirral.
  • Instalação de um cabo subterrâneo de alta tensão de cerca de 33 km que atravessa a península de Wirral.
  • Criação de uma estação de conversão em Deeside, Flintshire.
Western_Link
Navio para a instalação do cabo submarino.

O Western Link surge como resultado da nova realidade energética do Reino Unido, que aumentou a geração por meio de energias renováveis para atender às crescentes demandas do país.

Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes

As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação. 

Por isso, em nosso Plano Estratégico, temos como foco as redes inteligentes, além das energias renováveis. Especificamente, a empresa planeja investir 21,5 bilhões de euros em redes nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Brasil e na Espanha, o que representa 60% do investimento líquido. 

Avançamos com a superestrada de condução elétrica

A Ofgem, autoridade reguladora do Reino Unido, deu sinal verde para a  construção do projeto Eastern Green Link 1 em novembro de 2024. A confirmação por parte do órgão britânico chega no momento em que a subestação de Branxton da SP Energy Networks também recebe sua autorização para começar as obras.

Esta subestação conectará o projeto Eastern Green Link 1 e um parque eólico offshore proposto na região. Os trabalhos de construção em Branxton, em East Lothian, começarão em 2025.

O Eastern Green Link 1 faz parte de um investimento multimilionário na infraestrutura de transmissão do Reino Unido, fornecendo caminhos para que a nova energia elétrica verde dos parques eólicos offshore percorra todo o Reino Unido para abastecer residências e empresas. Sem esse investimento, não será possível transmitir a grande quantidade de eletricidade limpa que o Reino Unido espera produzir no Mar do Norte e oferecer a seus usuários.

Para a execução do projeto, foram concedidos contratos de cerca de 1,8 bilhão de libras esterlinas, incluindo 750 milhões de libras esterlinas com o apoio do Prysmian Group para instalar o primeiro cabo de transmissão de energia HVDC de 525 kV do Reino Unido.

A previsão é que os contratos proporcionem um incentivo econômico importante ao Reino Unido durante a construção do projeto, com grandes obras e componentes que serão fornecidos por indústrias sediadas no próprio país.

A SP Energy Networks e a National Grid Electricity Transmission já possuem e operam o Western Link, o cabo submarino de maior capacidade do mundo e um dos mais longos, conectando Hunterston, na Escócia, a Connah's Quay, no País de Gales. Em operação desde 2017, a linha de condução elétrica gerou mais de 450 empregos durante seu planejamento e desenvolvimento e transmitiu mais de 30.000 GWh de eletricidade durante seus primeiros cinco anos de operação, uma quantidade suficiente para abastecer todas as residências no País de Gales durante o mesmo período.