Subestações elétricas

Você sabe como funciona uma subestação elétrica?

Redes eléctricas Eficiência energética Smart Grids

As subestações elétricas são elementos essenciais para que uma rede elétrica funcione de forma segura e correta. Nas subestações, a energia elétrica é transformada, controlada e distribuída aos usuários finais, mas você sabe como elas funcionam e quais são os tipos de subestações elétricas que existem?

Subestaciones
As subestações são cruciais para o controle adequado da energia elétrica

As subestações elétricas são um elemento imprescindível para o funcionamento de uma rede elétrica, além da garantia de um fornecimento estável e seguro de eletricidade. 

As subestações são responsáveis por receber a energia elétrica que é gerada nas centrais e usinas elétricas para elevar sua tensão e realizar a conexão com grandes linhas que transportam a energia para as cidades e grandes centros de consumo. Lá a tensão é reduzida novamente para se conectar com linhas de média tensão que levarão a energia aos centros de transformação que temos em nossas ruas, onde finalmente será reduzida à baixa tensão que usamos em nossas casas. 

As subestações são cruciais para o controle adequado da energia elétrica e para a integração das energias renováveis na rede. 

A primeira subestação elétrica foi construída em 1882 em Nova York, embora só em 1930 a introdução de transformadores de distribuição permitiu que as subestações controlassem a energia elétrica com maior precisão, o que favoreceu uma distribuição mais eficiente e uma maior flexibilidade no gerenciamento da rede elétrica.

A evolução das subestações tem sido marcada pela necessidade de uma maior capacidade e eficiência na produção e distribuição de energia elétrica. Com o aumento da demanda, as subestações se tornaram maiores e adotaram tecnologias mais avançadas, oferecendo ao mesmo tempo uma maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.
 

Elementos de uma subestação elétrica

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Illustração
Fechar

1 Pórtico de entrada de linha de alta tensão

Fechar

2 Transformador de tensão de linha

Fechar

3 Interruptor de isolamento e aterramento de linha

Fechar

4 Disjuntor

Fechar

5 Transformador de corrente

Fechar

6 Interruptor de isolamento de barramento

Fechar

7 Barramento principal

Fechar

8 Transformador de tensão de barramento

Fechar

9 Transformador de potência

Fechar

10 Conexão de média tensão

Fechar

11 Transformador de serviços auxiliares

Fechar

12 Edifício de controle

Transformador de subestação: componente essencial e métodos de arrefecimento


O transformador atua como o componente central de uma subestação, alterando fundamentalmente a relação entre a tensão e a corrente de entrada e de saída. Ele ajusta esses parâmetros elétricos para garantir a distribuição e o funcionamento adequados. Os transformadores de subestação são especificados com base em suas relações de tensão primária e secundária e na sua capacidade de lidar com potência.

Transformadores de grande porte frequentemente incorporam recursos de resfriamento para gerenciar o calor de forma eficaz. Alguns estão equipados com aletas que permitem a circulação do óleo e a dissipação do calor de maneira mais eficiente. Para melhorar esse processo de resfriamento, podem ser instalados ventiladores adicionais para soprar ar através das aletas.

Em outros casos, são usadas bombas para fazer a circulação do óleo de forma mais intensa. Para condições extremas, as empresas de serviços públicos podem até usar sistemas de pulverização de água para resfriar a superfície do transformador durante picos de carga e em climas quentes, garantindo um desempenho e segurança ótimos.