Linha de transmissão São Paulo - Minas Gerais

1.700 quilômetros de linha de transmissão no Brasil: Nosso maior projeto de redes no mundo

Smart Grids Brasil Projetos Iberdrola

A nova linha de transmissão entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, com uma extensão de mais de 1.700 quilômetros, se torna o maior projeto de redes da Iberdrola no mundo. O lote arrematado reafirma a expansão do grupo no segmento de distribuição e transmissão de eletricidade e consolida seu compromisso com o país sul-americano.

Redes Neoenergia Brasil
Projeto em andamento

Linha de transmissão São Paulo-Minas Gerais

Ubicación
Localização São Paulo y Minas Gerais (Brasil)
Extensión
Extensão da linha 1.707 quilômetros
Inversión
Investimento 1 bilhão de euros
Puesta en marcha
Inicio de operação Setembro de 2027

A Iberdrola, através de sua filial brasileira Neoenergia, conquista em leilão em 2022 a concessão para a construção de 1.707 quilômetros de rede elétrica entre o norte de Minas Gerais e o estado de São Paulo, que será sua maior linha de transmissão do mundo.

A mega construção tem o objetivo de expandir a capacidade das linhas de transmissão da região norte de Minas Gerais, para que parte da energia renovável ali gerada possa ser escoada para o estado vizinho de São Paulo. A nova rede elétrica, prevista para entrar em operação em setembro de 2027, contará com quatro linhas de alta tensão, sendo três delas em 500 kV e uma linha em 440 kV, além da nova subestação New Bridge 3 de 500 kV. 

O segundo lote concedido prevê a construção de 291 quilômetros de linhas no estado de Mato Grosso do Sul, com duas linhas de 230 kV e uma subestação de 230/138 kV. O objetivo é a integração das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Fundãozinho, Areado e Bandeirante e a conexão da distribuição na região de Paraíso.

O prazo estimado pelo órgão regulador para a conclusão é de 60 meses. Ambos os projectos envolvem um investimento estimado de 1 bilhão de euros e a criação de mais de 11.000 empregos.

A conquista desse importante contrato no mercado brasileiro reforça a expansão do grupo Iberdrola no segmento de redes de transmissão de energia renovável e consolida nosso compromisso com o país sul-americano, onde já temos mais de 2.300 quilômetros de linhas de transmissão em operação e outros 4.000 em construção.

Línea eléctrica

Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes

As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação. 

Por isso, em nosso Plano Estratégico, temos como foco as redes inteligentes, além das energias renováveis. Especificamente, a empresa planeja investir 21,5 bilhões de euros em redes nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Brasil e na Espanha, o que representa 60% do investimento líquido. 

Avançamos com a superestrada de condução elétrica

A Ofgem, autoridade reguladora do Reino Unido, deu sinal verde para a  construção do projeto Eastern Green Link 1 em novembro de 2024. A confirmação por parte do órgão britânico chega no momento em que a subestação de Branxton da SP Energy Networks também recebe sua autorização para começar as obras.

Esta subestação conectará o projeto Eastern Green Link 1 e um parque eólico offshore proposto na região. Os trabalhos de construção em Branxton, em East Lothian, começarão em 2025.

O Eastern Green Link 1 faz parte de um investimento multimilionário na infraestrutura de transmissão do Reino Unido, fornecendo caminhos para que a nova energia elétrica verde dos parques eólicos offshore percorra todo o Reino Unido para abastecer residências e empresas. Sem esse investimento, não será possível transmitir a grande quantidade de eletricidade limpa que o Reino Unido espera produzir no Mar do Norte e oferecer a seus usuários.

Para a execução do projeto, foram concedidos contratos de cerca de 1,8 bilhão de libras esterlinas, incluindo 750 milhões de libras esterlinas com o apoio do Prysmian Group para instalar o primeiro cabo de transmissão de energia HVDC de 525 kV do Reino Unido.

A previsão é que os contratos proporcionem um incentivo econômico importante ao Reino Unido durante a construção do projeto, com grandes obras e componentes que serão fornecidos por indústrias sediadas no próprio país.

A SP Energy Networks e a National Grid Electricity Transmission já possuem e operam o Western Link, o cabo submarino de maior capacidade do mundo e um dos mais longos, conectando Hunterston, na Escócia, a Connah's Quay, no País de Gales. Em operação desde 2017, a linha de condução elétrica gerou mais de 450 empregos durante seu planejamento e desenvolvimento e transmitiu mais de 30.000 GWh de eletricidade durante seus primeiros cinco anos de operação, uma quantidade suficiente para abastecer todas as residências no País de Gales durante o mesmo período.