Cidades sustentáveis
Conheça as cidades mais sustentáveis do mundo
A população mundial chega a 8 bilhões de habitantes (ONU, 2022). Grande parte dessa população se concentra nas cidades, que são, ao mesmo tempo, as que mais contribuem para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e as que mais oferecem esperança para reduzir os impactos ambientais em escala global.
O mundo experimentou um crescimento urbano sem precedentes nas últimas décadas. Em 2022, 4,2 bilhões de pessoas vivem em cidades e, de acordo com as projeções, esse número aumentará até alcançar 70% da população mundial..
A rápida urbanização traz implicitamente inúmeras dificuldades, como o crescente desenvolvimento de favelas, a inadequação dos serviços básicos e de infraestrutura e o crescimento urbano descontrolado, que aumentam a vulnerabilidade das cidades para desastres naturais. Também foi revelado que as cidades contribuem — de forma muito ativa — para o aumento da contaminação atmosférica: de acordo com o último relatório Cidades e mudança climática, os assentamentos urbanos são responsáveis por até 70% dos gases de efeito estufa, apesar de ocuparem apenas 2% do território mundial.
Por isso, é necessário melhorar o planejamento urbano e sua gestão para que esses espaços sejam mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, assim como pede o objetivo 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela ONU em 2015.
Cidades sustentáveis e mudanças climáticas
As cidades desempenham um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas: elas podem liderar a transição energética para um desenvolvimento com baixo teor de carbono baseado na eficiência e nas energias renováveis.
Uma cidade sustentável é aquela que é capaz de integrar o verde no ambiente urbano para reduzir as emissões de CO2 e melhorar a qualidade do ar; impulsionar as energias renováveis para conservar e proteger os recursos naturais; implementar — com sucesso — a mobilidade sustentável e o uso dos transportes públicos; e apostar na economia circular.
O Índice das cidades sustentáveis [PDF] Link externo, abra em uma nova aba., elaborado pela ARCADIS em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU- HABITAT), é um relatório anual que se baseia no estudo de três pilares de sustentabilidade para elaborar uma classificação com as 100 cidades mais sustentáveis do mundo. Tais pilares são:
- O componente social: os fatores relacionados com a qualidade de vida dos habitantes de uma cidade — saúde, trabalho e educação —.
- O fator ambiental: fatores associados às condicionantes do selo verde de uma cidade, tais como: nível de contaminação, iniciativas para promover a reciclagem, extensão de áreas verdes etc.
- A condicionante econômica: la saúde econômica da qual os habitantes de uma cidade desfrutam.
VER INFOGRÁFICO: Índice das cidades sustentáveis 2022 [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Líderes em sustentabilidade urbana
Oslo lidera o Índice de cidades sustentáveis 2022. A capital norueguesa se destaca principalmente por contar com um transporte sustentável, muitos espaços verdes, ar limpo, uso responsável da energia e por ser uma das cidades que mais gasta por ano na tentativa de manter a prosperidade dentro de sua cidade. Como resultado, também é a cidade mais bem classificada em termos de meio ambiente.
Estocolmo está em segundo lugar no mundo graças à sua capacidade de ter um grande equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de ajudar a tornar seus negócios principalmente verdes. É também a cidade com o melhor Wi-Fi de todas as localidades analisadas e tem uma posição muito boa em termos de poluição do ar.
Tóquio é a primeira cidade asiática e fecha o pódio como a única cidade desse continente a entrar no top 20. Isso se deve ao fato de ter se tornado as 10 principais cidades nas categorias “ambiental” e “social”, graças principalmente à sua baixa desigualdade e à grande infraestrutura de seu transporte. É também a única cidade fora dos EUA a entrar no top 20 a nível econômico.
As outras cidades que fecham o top 10 são: Copenhague, Berlim, Londres, Seattle, Paris, São Francisco e Amsterdã.
VER INFOGRÁFICO: Capitais verdes europeias [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.