Mobilidade urbana inteligente
Estamos preparados para os últimos avanços em mobilidade urbana?
Você iria ao teatro de táxi sem motorista? Compartilharia seu carro ou entraria no veículo de um desconhecido para ir todos os dias ao trabalho? A nova mobilidade urbana promete mudar tudo... começando pela nossa forma de pensar.
Durante meio século usávamos nosso automóvel para fins particulares. No máximo emprestávamos, de vez em quando, nosso automóvel para algum familiar ou amigo. Mas o congestionamento do trânsito e a poluição das grandes cidades ameaçam seriamente o meio ambiente e nossa qualidade de vida. Nossa cultura do transporte deve mudar, e deve ser mudada já.
O sucesso dos serviços compartilhados anuncia a onda disruptiva que já está chegando aos diferentes sistemas de transporte urbano. Nos próximos anos, o veículo particular cederá lugar a novas formas de mobilidade — públicas, particulares e compartilhadas — que hoje nem sequer conseguimos imaginar. Algumas delas já são uma realidade, como a mobilidade elétrica. O carro elétrico, a condução automática, a digitalização e a economia
Uma cidade inteligente está comprometida com o descongestionamento do tráfego e a redução do impacto ambiental, assim como com as emissões de CO2 e a poluição sonora. Vejamos alguns de seus avanços mais significativos: