Conselhos de segurança em redes wi-fi públicas
Wi-Fi pública. Quando você não é o único que se conecta
LA rede Wi-Fi gratuita que podemos encontrar na maioria dos bares e restaurantes pode tirar-nos de mais de um apuro, mas é importante saber como utilizá-la de forma segura.
Wi-Fi pública. Quando você não é a única pessoa que se conecta
Imagine que precisa fazer download de um aplicativo concreto, mas não tem dados suficientes no celular. Não tem problema... Há um bar exatamente ao lado, onde está o exposto o típico cartaz de "WI-FI GRÁTIS". Perfeito! Caso se conecte, poderá descarregar esse aplicativo de que tanto necessita.
Mas, o que poderá acontecer se essa rede Wi-Fi não for tão segura como você pensa?
Muitas vezes nos conectamos a esse tipo de rede Wi-Fi sem considerar que não somos os únicos a fazê-lo. Se o Wi-Fi não estiver adequadamente configurado, qualquer pessoa com determinados conhecimentos poderá interceptar todo o tráfego que circule por ele e redirecioná-lo como quiser. Ou seja, embora você pense que está acessando uma determinada página, na realidade pode estar em uma aparentemente semelhante mas modificada por um atacante. Para quê?
Dessa forma, os atacantes conseguem acessar dados sensíveis como senhas ou dados bancários em função das páginas visitadas e operações efetuadas, e inclusive podem chegar a infectar os dispositivos que se conectarem a essa rede Wi-Fi.
Por isso, é importante que saibs como se conectar a esse tipo de rede Wi-Fi de uma forma segura. Explicamos a seguir como se prevenir.
VER INFOGRÁFICO: Wi-Fi pública, quando você não é o único que se conecta [PDF]
Mais sobre cibersegurança: