Autorizações para fazer download de 'apps'
Aplicativos: fazer download de forma segura
Internet Digital Ciberseguranca Redes sociais
Hoje em dia existem aplicativos para quase tudo (mensagens instantâneas, lojas 'online', bancos, notícias, redes sociais, etc.). É fato que a partir de qualquer um de nossos dispositivos podemos dispor do serviço desejado em apenas alguns segundos. Mas, estamos fazendo isso de forma segura?
Aplicativos: faça o download com segurança.
Às vezes vamos com tanta pressa que, quando queremos um aplicativo, fazemos o download automaticamente e não percebemos que pedem mais informações do que as necessárias. Autorizações que podem ser básicas para seu funcionamento, mas que às vezes, se não forem, também poderão chegar a comprometer a segurança de nossos dispositivos.
Você sabia que há aplicativos que não são o que parecem? Sabia que alguns solicitam mais autorizações do que é necessário para acessar os dispositivos e obter informações ou inclusive assumir o controle dos mesmos?
Embora as lojas oficiais (Play Store, App Store...) disponham de controles que filtram a passagem de aplicativos “não tão confiáveis”, sempre pode escapar algum. Por isso, é muito importante dedicar alguns segundos para revisar determinados aspectos antes de fazer download, a fim de verificar se é um aplicativo seguro ou não.
Cibersegurança
Pilares fundamentais da cibersegurança na Iberdrola.
Phishing
Saiba como evitar cair em um golpe de e-mail, SMS ou mensagem instantânea.
Vishing
Como são os golpes por telefone e quais tipos existem.
Smishing
Descubra como ocorrem os golpes por mensagens de texto.
Conselhos para descarregar 'apps' de forma segura
Autorizações em 'apps': Muito cuidado!
A seguir, detalhamos alguns casos reais em que os usuários tiveram problemas ao fazer download de apps:
- Flashlight Led Widget: este aplicativo permitia que os usuários instalassem em seus equipamentos uma potente lanterna. O que não sabiam era que, ao terem este app em seus dispositivos, um vírus registrava os dados do usuário, extraía fotos, roubava credenciais bancárias e, finalmente, bloqueava o aparelho.
- Fortnite: os cibercriminosos aproveitaram a popularidade deste jogo para distribuir Trojans no dispositivo através de aplicativos falsos.
- Avast: desenvolvedores norte-americanos filtraram um app de imitação de uma das maiores empresas de segurança informática do mundo, a Avast Software. Quando os usuários instalavam este app, o dispositivo era inundado por anúncios, fazendo com que as funções do equipamento ficassem lentas.
De acordo com o estudo 2017 Worldwide IOS and Google Play App Downloads, os cinco aplicativos com mais downloads em todo o mundo em 2017 foram Whatsapp, Facebook, Facebook Messenger, Instagram e Snapchat por isso estar atento às autorizações de downloads desse tipo de aplicativo é especialmente importante.