Casas eficientes
Casas eficientes: como conseguir que sua casa seja mais sustentável?
P+D+I Plástico Eficiência energética
Uma casa eficiente permite economizar energia, por isso podemos recorrer a recursos que estão ao nosso alcance, tais como fachadas que isolam das condições externas, janelas que impedem que o calor escapem ou reguladores que controlam o consumo de água, etc. A seguir, fazemos uma retrospectiva dos pontos-chave para tornar sua casa um lugar mais respeitoso com o meio ambiente.
Las casas eficientes aumentan el confort térmico y reducen el consumo de energía, entre otras ventajas.
A eficiência energética não consiste apenas em reduzir o consumo de energia, já que também é necessário aproveitar ao máximo a que usamos e evitar o desperdício. Ao conseguir tal eficiência, as emissões de gases de efeito estufa — responsáveis pelas mudanças climáticas — sofrem uma redução, por isso as casas eficientes ajudam a evitar um maior aquecimento do planeta.
A conservação da energia exige mudanças no comportamento dos moradores da casa, como apagar as luzes ao sair de um cômodo ou evitar que o calor ou o frio escapem pelas janelas, no entanto isso não é suficiente. Além disso, para atingir a eficiência energética é necessário implementar melhorias tecnológicas na casa (automação doméstica) que abranjam a iluminação, o aquecimento ou a refrigeração.
O QUE É UMA CASA EFICIENTE
Uma casa eficiente é aquela que reduz o consumo desnecessário de energia, as emissões de gases de efeito estufa e a demanda de recursos não renováveis. Também proporciona condições de vida mais sustentáveis e permite economizar uma quantia de dinheiro bastante significativa.
A construção de uma casa eficiente ou sua remodelação para aumentar sua eficiência envolve a incorporação de materiais isolantes térmicos nas paredes, tetos, portas e janelas, assim como o uso de fontes de energia renováveis como placas solares e sistemas de armazenamento de eletricidade. Além disso, existem certas soluções tecnológicas, tais como a iluminação com luzes LED, os eletrodomésticos responsáveis e os sistemas inteligentes de controle e otimização dos consumos.
Os certificados de eficiência energética indicam o nível de adaptação das casas para esses requisitos. Na União Europeia (UE), cada país tem um organismo certificador que determina um nível de eficiência (A, B, C e D). Por outro lado, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mundialmente reconhecida para construções sustentáveis, avalia, além das inovações e do uso de materiais e recursos sustentáveis na edificação, fatores como a localização ou o uso da água.
TIPOS DE CASAS EFICIENTES. CARACTERÍSTICAS
As casas eficientes são denominadas de diferentes formas em função das soluções utilizadas em sua construção. A seguir, elencamos algumas delas:
- Casas que geram energia extra. São casas capazes de gerar mais eletricidade do que aquela que consomem graças ao uso de placas fotovoltaicas que convertem a luz solar em eletricidade. Em alguns países, essas instalações podem devolver o excedente da eletricidade à rede.
- Casas passivas. O conceito de casas passivas, ou passivhaus, consiste em aproveitar o design dos espaços, a orientação, a circulação do ar ou a superfície envidraçada para conseguir, junto com um isolamento adequado, uma economia energética significativa.
- Casas autossuficientes. No nível máximo de eficiência situam-se as casas capazes de gerar e armazenar sua própria energia sem necessidade de ajudas externas. Esse tipo de construção precisa de um conjunto de baterias recarregáveis ou de alto desempenho de última geração.
As casas eficientes costumam ter as seguintes características:
- Design bioclimático. A arquitetura bioclimática permite construções adaptadas ao clima do lugar onde estejam situadas, considerando a exposição solar, chuva ou vento.
- Utilização inteligente do espaço. Um exemplo: a ocupação, o volume e a posição das janelas permitem economizar tanto em iluminação quanto em aquecimento.
- Uso de materiais sustentáveis. A terra batida ou os bioplásticos têm se revelado como materiais de construção biodegradáveis e com melhores características térmicas.
- Isolamento térmico. O segredo da eficiência energética em uma casa é o isolamento das paredes, tetos e janelas que podem chegar a representar uma economia de até 40 % da energia.
- Sistemas inteligentes. Os termostatos e os sistemas de iluminação inteligentes aprendem dos dados de uso diário para reconhecer padrões e gerar uma economia substancial no consumo energético.
- Instalações de alto desempenho. As bombas de calor usadas em sistemas aerotérmicos para manter a temperatura da casa são muito mais eficientes do que as caldeiras convencionais.
- Autoconsumo. O autoconsumo elétrico, mediante a instalação de placas solares ou pequenos geradores eólicos, permite reduzir ou inclusive eliminar o gasto em eletricidade.
CONSELHOS PARA TER UMA CASA EFICIENTE
A eficiência energética consiste em usar menos energia para obter o mesmo resultado, no entanto, como alcançá-la?
Realizando uma auditoria energética
Analisar quais são os que mais consomem e identificar eletrodomésticos e estruturas ineficientes.
Instalando janelas com vidro duplo
As janelas com vidro duplo capturam o calor do sol e evitam que escape à noite.
Isolando fendas e pontos por onde o ar escapa
As falhas no isolamento podem significar um gasto adicional em aquecimento e refrigeração.
Adaptando a casa ao meio
O uso da luz solar no inverno ou da sombra no verão podem reduzir o consumo da climatização.
Instalando iluminação de baixo consumo
As lâmpadas de alta eficiência e as luzes LED reduzem o gasto em eletricidade na iluminação.
Usando eletrodomésticos de baixo consumo
Os mais eficientes — etiqueta com a letra A na UE — podem consumir até 55 % menos energia em relação à média.
Aplicando as regras dos 3Rs
A regra básica da economia circular são os três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e tem uma aplicação direta na construção e uso das casas.
BENEFÍCIOS DAS CASAS EFICIENTES
Seguir os conselhos anteriores fará com que sua casa seja um lugar mais eficiente, o que traz uma série de benefícios:
Economia no consumo de energia
Embora algumas melhorias em eficiência tenham um custo inicial elevado, a economia no consumo de energia no médio prazo acaba por torná-las rentáveis.
Mais conforto térmico
Os sistemas inteligentes permitem manter uma temperatura confortável com um gasto muito menor tanto no verão quanto no inverno.
Valorização da casa
As casas com uma alta eficiência energética têm um preço superior no mercado imobiliário.
Redução da pegada de carbono
Uma maior eficiência reduz a pegada de carbono da casa, ou seja, o nível de emissões de gases de efeito estufa.
Redução da pegada hídrica
O consumo de água doce de uma casa representa sua pegada hídrica, que pode ser reduzida com sistemas de gestão inteligente da água.
Redução da poluição sonora
O isolamento térmico proporciona proteção contra a poluição sonora, especialmente nas grandes cidades.