O que é a economia circular
A geração de resíduos como resultado da atividade econômica e do consumo gerado nas residências é um dos maiores problemas que o planeta enfrenta. De acordo com um relatório do Banco Mundial sobre o cenário global de gestão de resíduos sólidos, a previsão é que o mundo gere 3,4 bilhões de toneladas de resíduos por ano até 2050, um aumento de 70% em relação aos números de 2016. Os resultados do mesmo estudo sugerem um crescimento de 19% na geração diária de resíduos per capita nos países de alta renda até 2050, enquanto nos países de baixa e média renda esse aumento será de quase 40% ou mais.
O que é a economia circular
A economia circular está muito ciente dos processos de produção e visa reutilizar, consertar ou reciclar aumentando a fabricação e o consumo sustentáveis. Dessa forma, além de reduzir os resíduos, economiza energia e contribui para evitar os danos irreversíveis causados no que se refere ao clima e à biodiversidade, e à poluição do ar, do solo e da água, por causa da utilização dos recursos a um ritmo que ultrapassa a capacidade da Terra para renová-los.
Para mitigar as eventuais consequências ambientais é necessário reduzir ao mínimo a geração de resíduos e favorecer a manutenção dos produtos, materiais e recursos na economia durante o maior espaço de tempo possível. Essas são as bases da denominada economia circular, que busca um novo modelo de produção e consumo de bens e serviços ligado à sustentabilidade.
A sociedade em seu conjunto pode e deve contribuir para fazer da economia circular uma realidade amplamente divulgada. A ONU, por exemplo, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável luta por uma produção e um consumo responsáveis (objetivo 12). Esses objetivos, um total de 17, são ambiciosos e universais, e representam uma chamada para ação a fim de abordar os principais desafios ambientais, sociais e econômicos que o planeta enfrenta. A colocação em prática da expressão 'nada se perde, tudo se transforma' é uma boa forma de contribuir com nosso pequeno grãozinho de areia.
Fases ou estágios da economia circular
Las fases de la
economía circular
1
2
3
4
5
6
1
ECODISEÑO
2
PRODUCCIÓN /
REELABORACIÓN
3
DISTRIBUCIÓN
4
CONSUMO
5
REPARACIÓN /
REUTILIZACIÓN
6
RECICLAJE
Descubre todas las fases haciendo clic en cada número
Vantagens da economia circular
A seguir, analisamos algumas das principais vantagens da aplicação da economia circular na sociedade:
- Protege a biodiversidade: ao reutilizar produtos, esse modelo de produção e consumo minimiza o uso de recursos naturais, evitando assim a atividade humana que gera mudanças na natureza.
- Reduz as emissões: os processos industriais e a produção de novos produtos, assim como o gerenciamento de resíduos, são responsáveis por grades emissões de gases de efeito estufa. Aliás, as Nações Unidas afirmam que mudar a forma como produzimos poderia reduzir as emissões das indústrias (aço, cimento, alumínio e plásticos, em particular) em até 40% até 2050, em comparação com os níveis de 2021.
- Gera valor no setor industrial: a economia circular também representa uma boa oportunidade de crescimento para alguns setores ao longo da cadeia de suprimentos. De acordo com um relatório publicado pela Thredup em 2023, por exemplo, o setor de roupas de segunda mão dobrará de tamanho até 2027, atingindo um faturamento de 350 bilhões de dólares em todo o mundo.
- Reduz a dependência de matérias-primas: o modelo econômico linear, baseado em produzir, consumir e descartar, depende muito das matérias-primas para seu funcionamento. Acabar com isso gera benefícios como a garantia de fornecimento, a estabilidade de preços e a manutenção do capital natural.
- Cria novos empregos: os estudos mais recentes sobre esse modelo de produção indicam que, nos próximos anos, haverá mais demanda por profissionais capazes de trabalhar nos setores da economia circular. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 24 milhões de novos empregos poderão ser criados até 2030 se forem implementadas as políticas necessárias para promover a economia circular.
Modelo de economia circular no Grupo Iberdrola
Na Iberdrola, trabalhamos para respeitar mais a natureza em nossas três áreas estratégicas de sustentabilidade: ação climática, proteção da biodiversidade e economia circular.
Por esse motivo, nosso modelo de negócio sustentável se baseia no modelo de economia circular, um sistema de aproveitamento máximo dos recursos no qual se prioriza a redução do uso de novas matérias-primas por meio da eficiência nos processos, da extensão da vida útil dos produtos e de um firme compromisso com a reutilização e a reciclagem de materiais.