Higiene mental
Higiene mental: conheça os hábitos para cuidar de sua mente e manter uma boa qualidade de vida
Sociedade Alto rendimento Saúde
A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) é clara: "A saúde mental faz parte integral da saúde, tanto que sem ela não há saúde". Viver em um mundo em constante mudança põe à prova nosso bem-estar psicológico e, para preservá-lo, só há um caminho: cuidar da nossa higiene mental. A seguir, explicamos como ela ajuda a prevenir condutas negativas, a alcançar o equilíbrio emocional e a melhorar nossa qualidade de vida.
Em uma sociedade marcada por constantes mudanças econômicas, sociais e até mesmo sanitária, a exaustão psicológica representa um problema significativo na vida de milhões de pessoas. Conforme alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório sobre a saúde mental no mundo, quase um bilhão de indivíduos sofrem de algum transtorno mental como crises frequentes de ansiedade ou depressão. Este chocante número destaca a necessidade de abordar a questão da saúde mental como uma prioridade para as próximas décadas.
O que é a higiene mental ou psicológica
As consequências psicológicas de enfrentar algum problema constante de ansiedade, depressão ou estresse evidenciam a necessidade de manter o bem-estar através da higiene mental. Esta prática médica, iniciada pelo psiquiatra norte-americano Clifford Whittingham Beers já em 1909, define o conjunto de hábitos que permitem que uma pessoa tenha saúde mental e esteja em harmonia com seu contexto sociocultural. As condutas que abarca têm como objetivo prevenir comportamentos negativos, proporcionar estabilidade emocional e aumentar a qualidade de vida.
Uma boa saúde mental nos capacita a aprender, raciocinar, relacionar-nos com os demais, produzir, lidar com dificuldades e oferecer o melhor de nós mesmos, por citar alguns exemplos. Porém, a ONU e a OMS advertem que sua deterioração pressupõe um grave problema social e econômico: somente a depressão e a ansiedade causam 12 bilhões de dias de trabalho perdidos a cada ano no mundo todo, resultando em uma perda anual de quase 1 bilhão de dólares para a economia mundial.
Importância da higiene mental
Em um mundo atual afetado por crises humanitárias e sanitárias onde cerca de 280 milhões de pessoas sofrem de depressão, tal como alerta a ONU, a saúde mental se converteu em uma questão prioritária para os governos. A própria ONU considera urgente reforçar os serviços de atenção psicológica diante dos dados alarmantes que chegam de alguns países, que registram apenas dois profissionais de saúde mental para cada 100.000 habitantes.
Nestes tempos difíceis, a higiene mental é fundamental para proteger os setores mais vulneráveis da sociedade, como é o caso dos jovens. Em todo o mundo, um em cada sete jovens (14%) com idade entre 10 e 19 anos sofre de algum transtorno mental, um tipo de problema que representa aproximadamente 13% da carga mundial de doenças nessa faixa etária. Convém não deixar de lado estes dados, pois o suicídio é a quarta causa global de mortalidade em pessoas entre 15 e 29 anos de idade.
VER INFOGRÁFICO: A saúde mental em tempos de crise e incerteza [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Dicas e hábitos de higiene mental
A higiene psicológica começa em cada um de nós. Todos deveríamos cuidar das nossas emoções, tal como recomenda a OMS. Neste sentido, os especialistas em saúde mental coincidem na necessidade de adotar uma série de hábitos para o autocuidado emocional:
Satisfaça suas necessidades básicas
A primeira coisa que devemos fazer para nos sentirmos bem é satisfazer nossas necessidades fundamentais, como comer ou dormir adequadamente. São fundamentais para o bem-estar psicológico e não devemos descuidá-las.
Cuide de sua autoestima e aprenda a confiar
Para desfrutar de uma boa higiene mental, é importante que nos aceitemos tal como somos. Além de ter fé em nós mesmos, também é importante ter fé nos demais.
Gerencie suas emoções e cultive o autocontrole
Não se trata de ignorar nossos sentimentos nem de deixá-los nos controlar, mas de saber identificá-los, interpretá-los e controlar sua intensidade para agir de forma correta. Por isso, é fundamental a inteligência emocional.
Maneje as expectativas e estabeleça objetivos concretos
Manter a motivação e ser perseverante é fundamental para superarmos a nós mesmos. Por isso, devemos estabelecer metas para nós mesmos que sejam atingíveis para não nos desanimarmos. Não temos que abandonar nossos sonhos, mas saber manejar as expectativas e a realidade.
Pense de forma positiva e vigie as emoções negativas
Algumas vezes é inevitável que tenhamos dúvidas e medos, mas sempre poderemos contra-atacar e limitar seu alcance com pensamentos positivos.
Aprenda a se relaxar e tolerar a adversidade
O estresse é uma reação natural do organismo muito útil para render em situações adversas. Porém, é muito prejudicial para a saúde quando se normaliza e devemos aprender a relaxar. Por exemplo, através de técnicas como o mindfulness.
Melhore sua vida social e apoie-se nos demais
Os seres humanos são sociais por natureza e precisam se relacionar com outras pessoas para se divertirem e compartilharem suas preocupações.
Faça esporte regularmente
Além de manter a forma física e reforçar nossa saúde, fazer exercícios de forma regular ajuda a refrescar a mente. Os períodos de descanso após o esporte também são importantes.