Mindfulness no trabalho
'Mindfulness': uma técnica que tornará seu trabalho mais eficiente
O mindfulness é a meditação do século XXI. Uma técnica de relaxamento ideal para aumentar o bem-estar no trabalho. Reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a concentração e gera efeitos que têm impactos positivos nas organizações e na produtividade. Saiba tudo sobre isso.
O que é 'mindfulness'?
O mindfulness tem suas raízes no budismo e, principalmente, no vipassana, uma forma de meditação de origem indiana. É uma técnica de relaxamento não confessional, padronizada e que deveria ser praticada 30 minutos por dia, sentados, em silêncio e em um ambiente com temperatura de 18-25 ºC, para, entre outros benefícios, aumentar a empatia e a confiança.
O termo mindfulness significa "consciência, atenção e lembrança". Tem a capacidade de nos conectar ao presente contínuo, ao aqui e ao agora. Faz com que sejamos conscientes de cada segundo que passa, por meio da atenção e da consciência plena.
Com o mindfulness, nos tornamos observadores do momento. Presenciamos o momento sem atribuir adjetivos, simplesmente aceitando aquilo que experimentamos em cada instante: pensamentos, emoções, sensações, estímulos externos etc. Não os julgamos. Apenas devemos prestar atenção e, fazendo isso, adquirimos consciência do presente.
A Universidade de Surrey, no Reino Unido, revelou que, em 2018, por exemplo, pessoas que participam de cursos de mindfulness têm 40% a menos de estresse e 58% a menos de ansiedade. E esses efeitos duram de três a seis meses após a conclusão do curso.
Técnicas mais frequentes
Nos anos 70, a Universidade de Massachusetts, pioneira nessa técnica, desenvolveu um programa chamado de Mindfulness-Based Stress Reduction, que combinava dois tipos de treinamento:
- A prática formal: acontece quando paramos para meditar. Controlamos a respiração, relaxamos e olhamos para nosso interior. Reconhecemos nossas emoções e pensamentos e deixamos que funcionem sem julgá-los e nem afastá-los. É um método complexo. Controlá-lo exige tempo e conhecimento teórico do mindfulness.
- A prática informal: concentra a atenção nas ações cotidianas. Não é necessário parar para meditar. Basta pôr os 5 sentidos em tudo o que fazemos: tomar banho, tomar o café da manhã, caminhar... Viver o presente em cada ato que fazemos durante o dia.
Esse tipo de treinamento — que continua sendo praticado atualmente — provoca efeitos tão positivos como:
- Redução do estresse, ansiedade e insônia.
- Aumento da perspectiva e da compreensão dos outros.
- Aumento da concentração e da memória.
- Desenvolvimento da inteligência emocional.
- Melhoria nas relações interpessoais.
- Aumento da creatividade.
Como praticar 'mindfulness' no trabalho
Um pouco de mindfulness na empresa bastará para melhorar seu bem-estar no trabalho. Aproveite um descanso, o café da manhã ou a hora do almoço e...
- Sente-se confortavelmente em sua cadeira. Relaxe os ombros, apoie os pés no chão e descanse as mãos nas coxas.
- Feche os olhos ou fixe o olhar no chão. Conte três minutos e dispare o cronômetro exatamente antes de começar.
- Concentre-se na sensação corporal. Sinta seus pontos de contato com a cadeira e o chão.
- Foque na respiração. Respire com naturalidade, sem pensar nisso. Foque apenas na forma como se sente ao inalar e exalar.
- Deixe que seus pensamentos fluam livremente. Simplesmente aceite-os.
- Volte suavemente para a respiração.
- Passados os três minutos, sinta de novo o seu corpo em contato com a cadeira e o chão. Amplie sua atenção, pouco a pouco, ao resto da sala.
- Recupere a consciência pouco a pouco e abra os olhos
no trabalho
cognitivas e flexibilidade.
faz com que a tomada de
decisão seja mais rápida..
e a agitação no trabalho.
A Iberdrola e o bem-estar no trabalho
O grupo Iberdrola é um claro exemplo de como uma grande empresa pode, de forma bem-sucedida, melhorar o bem-estar de seus empregados através do mindfulness. Desde o início de 2018, a empresa já ministrou oito cursos sobre essas técnicas de relaxamento, com a participação de 800 trabalhadores. Somando os 400 empregados que participaram desses seminários em 2017 aos 400 que estão previstos para participar dos quatro cursos programados até dezembro, o número total será de, aproximadamente, 1.600 participantes em apenas um ano e meio.
Os resultados obtidos foram muito positivos. Quase todas as pessoas que fizeram esse curso recomendariam ele para familiares ou colegas de trabalho.
Produtividade no trabalho(*) Nota
(*) Disponível na versão em espanhol.