Semana do clima de Nova York 2023

O compromisso global com uma transição verde

Eventos Estados Unidos Ação climática

A cidade de Nova York sediou a 15ª edição da Semana do Clima 2023 (17 a 24 de setembro) sob o slogan We Can, We Will (Nós podemos, nós faremos). Assim como nas edições anteriores, o evento foi apresentado como uma plataforma de conexão e divulgação com foco no cumprimento das metas climáticas e na necessidade de aumentar os compromissos assumidos por empresas, governos e organizações.

Semana del clima

A Semana do Clima de Nova York ocorreu de 17 a 25 de setembro de 2023.

 

O que foi estabelecido na edição de 2023?

Durante a Semana do Clima de Nova York 2023 (17 a 25 de setembro), foi confirmado que o aumento da temperatura média prevista de 1,5 grau Celsius passou a ser de dois graus Celsius, mesmo se as emissões de carbono forem zeradas entre 2060 e 2080. O mesmo se aplica às emissões de CO2, que ainda são muito altas para o futuro, conforme confirmado durante as negociações.

Por outro lado, também houve confirmações positivas, como o aumento do investimento em energias renováveis em todo o mundo. Além disso, está sendo desenvolvido um novo rastreador de emissões nas cadeias de valor, que permite descobrir como reduzir as emissões de terceiros. Por último, o Estado de Nova York também confirmou um amplo investimento na melhoria das emissões, incluindo a compra de cimento sustentável.

Iberdrola, na vanguarda da ação climática 

O Grupo Iberdrola, líder mundial na luta contra as mudanças climáticas, participou da Semana do Clima de Nova York 2023. A conferência foi uma oportunidade global de unir esforços para acelerar a ação climática e avaliar o progresso deste compromisso antes da COP 28, que foi realizada em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

Questões em torno da transição de energia e transporte, tendências emergentes para o net zero e a economia verde fazem parte do debate atual para impulsionar a ação climática.  É por isso que a Semana Climática de Nova Iorque cria uma plataforma ambiciosa para reunir os líderes mais influentes das empresas, do governo e da comunidade climática, juntamente com a Assembléia Geral da ONU e a Cidade de Nova York, para explorar qual deve ser a resposta internacional às múltiplas crises interconectadas de hoje.