Diálogo de Talanoa

Somos o único representante do setor energético no Diálogo de Talanoa

Empresa

Graças ao importante grau de alinhamento da nossa estratégia com os objetivos do histórico Acordo de Paris e à documentação fornecida pela empresa, a Iberdrola é uma das seis empresas selecionadas pela Organização das Nações Unidas para participar dos grupos do Diálogo de Talanoa em Bonn.

A Iberdrola participará da sessão de negociações climáticas pelas Nações Unidas em Bonn (Alemanha).
A Iberdrola participará da sessão de negociações climáticas pelas Nações Unidas em Bonn (Alemanha).

Após um processo de seleção em âmbito internacional baseado na liderança climática dos participantes e nos documentos de visão entregues, a Iberdrola foi selecionada — junto à IKEA, BT, Unilever, Mahindra Group e Thyssenkrupp — para representar o setor privado no primeiro debate de trabalho do processo formal de diálogo entre sociedade civil e governos para avançar no cumprimento de objetivos climáticos, o que é conhecido como Diálogo de Talanoa.

O que é o diálogo de Talanoa?

Aprovado na Cúpula Climática de Bonn de novembro de 2017, é um processo global de debate construtivo e propostas de soluções por parte de governos e sociedade civil — empresas, ONG, organismos acadêmicos, coligações empresariais, etc. —. Coordenado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC na sigla em inglês), as suas conclusões serão consideradas para o desenvolvimento das negociações sobre mudança climática e para a adoção das decisões que forem tomadas em tal contexto.

Como único representante do setor energético, o grupo Iberdrola focou sua mensagem perante os Climate Champions [PDF] na viabilidade de um modelo de negócio descarbonizado baseado nas energias limpas, nas oportunidades que representa em termos de mudança climática, qualidade do ar e crescimento econômico e na necessidade de adotar estratégias climáticas de longo prazo com objetivos ambiciosos para 2030 e 2050. Tais estratégias também deverão incluir bases sólidas de políticas climáticas onde as medidas de fiscalidade ambiental, fundamentadas no princípio "poluidor-pagador", desempenharão um papel fundamental.

Apresentação da Iberdrola ao Diálogo de Talanoa. [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Talanoa. Link externo, abra em uma nova aba.

A presença da Iberdrola neste evento faz parte de sua participação na sessão de negociações climáticas que aconteceu em Bonn de 30 de abril a 10 de maio de 2018, onde se concretizaram as linhas mestras dos guias de implementação do Acordo de Paris tendo em vista a cúpula climática que será realizada no próximo mês de dezembro em Katowice (COP24).

 O compromisso ambiental do grupo Iberdrola

 Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 Índices de sustentabilidade(*) Nota

 Nossa Política de ação climática(*) Nota

   

 

 

(*) Disponível na versão em espanhol.