Dia Mundial da Economia de Energia 2024

Dia Mundial da Economia de Energia: conscientização e redução do consumo de energia

O Dia Mundial da Economia de Energia é comemorado em 21 de outubro e tem como objetivo promover a importância da eficiência energética e a redução do consumo de energia. É fundamental conscientizar as empresas, os governos e a sociedade em geral sobre a necessidade de adotar práticas que reduzam o consumo de energia e minimizem o impacto ambiental.

Dia Mundial da Economia de Energia
Dia Mundial da Economia de Energia

Desde 2012, por iniciativa do Fórum Mundial de Energia, o Dia Mundial da Economia de Energia é comemorado em 21 de outubro em todo o mundo. Seu principal objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a importância, cada vez maior, da eficiência energética e a necessidade de reduzir nosso consumo diário de energia. Por isso, essa data foi escolhida para ressaltar a relação direta entre o uso consciente da energia e seus benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a economia global.

É inegável que o consumo de energia tem um impacto significativo no planeta, uma vez que, embora as fontes renováveis continuam aumentando em todo o mundo, a geração de energia ainda depende muito das fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis, que liberam gases de efeito estufa e contribuem para as mudanças climáticas. Portanto, incentivar práticas que reduzam o consumo de energia é fundamental para mitigar esses efeitos.

A celebração do Dia Mundial da Economia de Energia também busca incentivar a adoção de tecnologias e práticas que melhorem a eficiência energética, como inovações tecnológicas em sistemas de energia renovável, melhor isolamento de edifícios ou a implementação de soluções inteligentes para a gestão do consumo de energia. Isso não só ajuda a reduzir o impacto ambiental, mas também pode significar uma economia significativa para residências e empresas. Também é importante ressaltar a importância da cooperação entre países, empresas e organizações não governamentais para desenvolver estratégias globais eficazes para promover a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental.

Medidas para promover a economia de energia

É importante observar que o Dia Mundial da Economia de Energia deve se concentrar, principalmente, na importância de pequenas ações cotidianas que podem ter um impacto considerável se tomadas em larga escala. É por isso que a Agência Internacional de Energia e a Comissão Europeia identificaram várias medidas simples pensadas para diminuir o consumo de energia e economizar dinheiro, além de reduzir de forma significativa o uso de combustíveis fósseis.
 

Controle de temperatura

De acordo com a Comissão Europeia, a temperatura média de aquecimento nas residências europeias por meio do sistema de calefação é de 22ºC. Diminuir o termostato em apenas um grau pode reduzir o consumo de energia devido a aquecimento em cerca de 7%. O mesmo pode ser feito no verão com o ar-condicionado, aumentando a temperatura em um grau, o que reduziria o consumo de eletricidade em quase 10%. Essa medida pode ser usada de forma eficiente em residências, mas também em prédios públicos e empresas.

Selo de energia

Se você for a uma loja comprar um eletrodoméstico ou qualquer tipo de dispositivo eletrônico, é muito importante observar o selo de energia. Desde 2021, essa etiqueta usa uma escala de A, sendo o produto mais eficiente em termos de energia, a G, aquele com menor eficiência em termos de energia. Essas etiquetas ajudam os compradores a saber de forma simples quanta energia um eletrodoméstico consome.

Consertar antes de substituir

O direito ao reparo (right to repair, em inglês) facilita o conserto de produtos em vez de substituí-los. Em março de 2023, a Comissão Europeia adotou novas regras para tornar o reparo de um produto uma opção mais acessível e barata do que a compra de um novo, durante e após o período de garantia. Essa medida não apenas prolonga a vida útil dos produtos, mas também reduz o desperdício.

Economizar energia em transporte

A maioria das viagens de carro é feita para ir ao trabalho, embora, de acordo com a Comissão Europeia, mais de um terço dos empregos na Europa possa ser feito em casa. Oferecer a possibilidade de home office pelo menos três dias por semana pode reduzir o consumo de combustível e economizar dinheiro. Outras opções são a carona solidária, já que muitas dessas viagens são feitas por uma única pessoa, ou o uso do transporte público.

Iberdrola e eficiência energética

No Grupo Iberdrola, sabemos da importância de uma gestão eficiente da energia ao longo de toda a cadeia energética e, por isso, atuamos para otimizar seu uso e, ao mesmo tempo, contribuímos para que os consumidores façam um uso mais eficiente por meio de informações, formações e fornecimento de soluções e tecnologias. Portanto, consideramos a eficiência energética sob três perspectivas:

  • Como empresa de energia elétrica, buscamos melhorar a eficiência por meio de tecnologias e equipamentos avançados em geração, transmissão e distribuição, assim como na redução de consumos auxiliares de água de resfriamento.
  • Como empresa fornecedora de energia elétrica, queremos contribuir para um uso mais eficiente da energia por parte dos consumidores, informando e orientando os usuários e fornecendo-lhes soluções que os ajudem a melhorar sua eficiência e reduzir o impacto ambiental de seus hábitos.
  • Como empresa consumidora de energia, promovemos a melhoria contínua da eficiência energética em todas as nossas atividades (escritórios e edifícios, veículos, água, mobilidade, conscientização dos colaboradores, etc.).