Desenvolvimento sustentável nas cidades

Ecobairros: uma aposta no futuro das cidades sustentáveis

Turismo Transporte

Cidadãos, urbanistas e arquitetos com consciência ecológica depositam suas esperanças nos ecobairros. Eficientes e altamente respeitosos com o meio ambiente, já estão emergindo nas grandes cidades.

desarrollo
Hammarby Sjostad, un ecobarrio situado en Estocolmo.

O que é um ecobairro?

É um projeto urbano que pretende diminuir o impacto no meio ambiente e mudar a educação e os hábitos de vida dos cidadãos das grandes cidades para torná-los mais responsáveis com seu ambiente.

Esse exemplo de urbanismo sustentável em pequena escala se sustenta na eficiência e na autossuficiência energética através da integração da agricultura ecológica, das energias renováveis e do aproveitamento sustentável dos recursos naturais. E tudo isso mantendo uma boa interligação com o resto da cidade.

Entre seus principais benefícios estão:

  • Melhoria da qualidade de vida
  • Regeneração de zonas verdes, zonas de tráfego e espaços públicos
  • Fomento da educação e conscientização ambiental

Rumo a um novo modelo de urbanismo sustentável

O ecobairro é o modelo de desenvolvimento urbano sustentável que melhor responde às necessidades atuais da sociedade e do meio ambiente. Por isso, se mostra como a solução mais eficaz diante dos problemas do bairro tradicional: não inclusivo, com tráfego excessivo e alta poluição. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), embora as cidades ocupem apenas 3% da superfície terrestre, consomem 60% dos recursos, são responsáveis por 70% das emissões de carbono e, além disso, reúnem mais de 50% da população mundial.

Desenvolvimento sustentável

Bairros ecológicos nas cidades do futuro

ecobarrio movil
icon icon icon icon icon icon

 VER INFOGRÁFICO: Desenvolvimento sustentável: ecobairros nas cidades do futuro. [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Para reconduzir a situação, a ONU estabelece no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 11 "conseguir que as cidades e os assentamentos humanos sejam inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. A meta para 2030 é reduzir os impactos ambientais negativos e, ao mesmo tempo, apoiar o acesso a espaços verdes e favorecer o uso de sistemas de transporte seguros, econômicos, acessíveis e sustentáveis.

Ecobairros que impulsionam a sustenabilidade

Hammarby Sjöstad (Estocolmo, Suécia)

Um bairro industrial abandonado por sua poluição antes dos anos 90 conseguiu para sua cidade o título de Capital Verde de Europa en 2010. Uma das estratégias para sua transformação consistiu em criar um circuito fechado de metabolismo urbano com sistemas sustentáveis de água, resíduos e energia. O bonde, o principal meio de transporte, convive com uma rede para pedestres e bicicletas, um sistema de carros compartilhados e um ferry. A altura das edificações permite, igualmente, ter quintais interiores que facilitam o cultivo em lotes com microestufas.

BedZED (Londres, Reino Unido)

No ano 2000 começou a construção do Beddington Zero Energy Development com residências que usam exclusivamente energias renováveis. Com uma extensão de 3.000 m2 se destaca pelas técnicas utilizadas para o aproveitamento da chuva. Estas, junto à utilização de eletrodomésticos eficientes, reduziram em 60% o uso da água em relação ao resto do país. Na comunidade se promove desde compartilhar um veículo entre vizinhos até a implantação de carregadores de carros elétricos em cada casa.

La Pinada (Paterna, Valência, Espanha)

Será o primeiro ecobairro da Espanha, coprojetado pelos seus futuros habitantes em torno do centro educativo Imagine Montessori School. A escola será o centro de vida do bairro e este, por sua vez, uma extensão do processo educativo nos valores de sensibilidade social e ambiental, sustentabilidade, inovação e comunidade, ou seja, um espaço onde a integração do trabalho e do lazer seja mais fácil para favorecer a conciliação entre trabalho e vida familiar, além de reduzir os deslocamentos.

O início das obras está previsto para 2019, e a primeira fase estará concluída em 2021. O projeto ficará situado a 10 minutos de Valência e inclui 25 hectares para albergar cerca de 1.000 famílias.

Grow Community, Bainbridge Island (Washington, Estados Unidos)

A comunidade americana mais resiliente e sustentável do país mora em residências com emissão zero — se autoabastecem graças à energia solar — rodeadas de jardins comunitários e se desloca em carros elétricos compartilhados. Trata-se do primeiro ecobairro a satisfazer os rigorosos requisitos do programa One Planet Living.

Setor Noroeste (Brasília, Brasil)

Representa a convergência perfeita entre localização privilegiada, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica. Uma parte do projeto Brasília Revisitada foi elaborada pelo urbanista Lúcio Costa, entre 1985 e 1987, e foi planejado para ser o primeiro bairro ecológico do Brasil. As zonas residenciais estão dispostas de forma estratégica, de forma a aproveitar melhor a iluminação e ventilação naturais. Também têm um sistema de aquecimento solar que diminui o consumo de energia elétrica, e um sistema de coleta seletiva e tratamento de resíduos.

lago
Hammarby Sjostad, um ecobairro situado em Estocolmo.

O que é eficiência energética?

As vantagens da uma gestão eficiente da energia

Uso da água

Garantimos as melhores práticas no uso da água

Modelo de economia circular no Grupo Iberdrola 

Na Iberdrola, trabalhamos para respeitar mais a natureza em nossas três áreas estratégicas de sustentabilidade: ação climática, proteção da biodiversidade e economia circular.

Por esse motivo, nosso modelo de negócio sustentável se baseia no modelo de economia circular, um sistema de aproveitamento máximo dos recursos no qual se prioriza a redução do uso de novas matérias-primas por meio da eficiência nos processos, da extensão da vida útil dos produtos e de um firme compromisso com a reutilização e a reciclagem de materiais.