Conferência do Clima: COP24
COP24 chega ao fim, lançando as bases para implementar o Acordo de Paris
De 2 a 14 de dezembro de 2018, a COP24 foi realizada na cidade polonesa de Katowice. Esta conferência foi fundamental para criar instrumentos que permitam cumprir, de forma efetiva e eficiente, os objetivos climáticos.
Nós viajamos de carro elétrico para a COP24. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF]
A mudança climática é um fato incontestável e reverter esta tendência só será possível por meio de uma atuação mundial, a partir do apoio e envolvimento de todas as frentes.
Liderando este desafio, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas (UNFCCC) realiza anualmente a Conferência das Partes (COP), da qual participam cerca de 200 países. A COP é a maior iniciativa mundial para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e desacelerar o aquecimento global.
Katowice (Polônia) foi a cidade escolhida para receber a COP24.
Principais resultados da COP24
Os progressos alcançados na Conferência do Clima de 2018, em Katowice, evidenciaram a capacidade da comunidade internacional para realizar pactos e parcerias. Entre os resultados mais destacados estão:
- O acordo para o estabelecimento de uma parte importante do Livro de Regras, um marco técnico para implementação do Acordo de Paris. Também foi estipulado que, durante 2019, serão feitos trabalhos com mecanismos de cooperação, o instrumento criado para ajudar países a cumprir os objetivos climáticos por meio de transferência de emissões.
- O acordo sobre as normas para a realização do diagnóstico global que será feito em 2023.
- O lançamento do processo para a aprovação de um novo objetivo de financiamento climático global em 2025.
- A aprovação de medidas para melhorar informações e ações sobre mudanças climáticas.
- A criação de um Comitê de Cumprimento do Acordo de Paris.
- A aprovação de três importantes declarações sobre transição justa, mobilidade elétrica e florestas.
O Grupo Iberdrola na COP24
A Iberdrola participou de forma ativa dos principais eventos realizados na COP24 e contribuiu para o sucesso do documento final do processo de mudanças climáticas da ONU, para as atividades da Ação Global contra as Mudanças Climáticas (GCA) e para o Diálogo de Talanoa.
Ángeles Santamaría, CEO da Iberdrola Espanha, participou de mesas redondas de alto nível sobre o Diálogo de Talanoa. Carlos Sallé, vice-presidente de Políticas Energéticas e Mudanças Climáticas, e Gonzalo Sáenz de Miera, diretor de Mudanças Climáticas, participaram de painéis de alto nível sobre Transição Justa e sobre o papel das parcerias no cumprimento do Acordo de Paris. Sallé e Sáenz de Miera participaram dos principais eventos paralelos organizados pela Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA): o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), o Grupo de Líderes Corporativos e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, onde defenderam estruturas para políticas ambiciosas de energia e de mudanças climáticas.
Além disso, por mais um ano, a equipe ciclista Moving for Climate NOW Link externo, abra em uma nova aba., iniciativa promovida pela Rede Espanhola do Pacto Mundial das Nações Unidas Link externo, abra em uma nova aba. e pela Iberdrola, chegou em Katowice, na Polônia, depois de ter saído de Viena (Áustria) e percorrido mais de 600 quilômetros com bicicletas elétricas. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de agir com urgência e com todos os mecanismos disponíveis contra as mudanças climáticas.
Coincidindo com o início da COP24 em Katowice, a expedição Moving for Climate NOW foi recebida pelo secretário-executivo adjunto da Secretaria da ONU para as Mudanças Climáticas (UNFCCC), Ovais Sarmad, e pelo presidente da COP24, Michal Kurtyka.
Durante o encontro, a equipe entregou a Sarmad e Kurtyka o Manifesto contra as Mudanças Climáticas [PDF], que foi levado por toda a rota percorrida. Nesta edição, o documento foca no Diálogo de Talanoa, espaço de conversação criado para estimular a participação de governos e da sociedade civil, com o objetivo de cumprir os objetivos climáticos da Cúpula de Paris de 2015. A Iberdrola é a única empresa espanhola e a única companhia energética presente nos debates de fase técnica deste diálogo.
Roteiro da Moving for Climate NOW
Vídeo resume: Moving for Climate NOW 2018.
A equipe ciclista 'Moving for Climate NOW' chegou em Katowice (Polônia) e entregou seu Manifesto à ONU no início da Conferência do Clima. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
Na sexta etapa, a equipe percorreu 101 quilômetros entre Bielsko—Biala (Polônia) e Cracóvia. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
Na quinta etapa, os ciclistas chegaram a Bielsko—Biala, depois de percorrer 85 quilômetros da Ostrava. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
A equipe cruzou a metade do percurso ao chegar em Ostrava (República Tcheca), depois de percorrer 105 quilômetros. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
Na terceira etapa, de 90 quilômetros, a equipe chegou à cidade tcheca de Olomouc em meio a bosques e áreas florestais. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
Na segunda etapa, de 91 quilômetros, a equipe cruzou a fronteira da Áustria com a República Tcheca e chegou a Brno. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
Na primeira etapa, a equipe percorreu 72 quilômetros entre Viena e a cidade austríaca de Laa an der Thaya. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF].
A equipe da 'Moving for Climate NOW' foi recebida no Palácio da Moncloa por Cristina Gallach, alta comissária do Governo da Espanha para a Agenda 2030. Voz do vídeo (versão em espanhol) [PDF]
Nesta terceira edição, a expedição Moving for Climate NOW foi composta por uma equipe ciclista multidisciplinar formada por mais de 40 pessoas de diferentes organizações e países.