Projeto PRIME
A revolução das redes elétricas: o projeto PRIME
O projeto PRIME foi lançado em 2007 para atender à necessidade legal de realizar um gerenciamento remoto da rede. Atualmente, esta iniciativa representa a base para a digitalização das redes elétricas em todo o mundo.
A origem do PRIME remonta a 2007 com a publicação de uma ordem ministerial exigindo que as companhias elétricas da Espanha substituíssem os medidores existentes por outros que pudessem ser operados à distância e permitissem o gerenciamento remoto da rede. Na época, este era um desafio de engenharia difícil de resolver.
O projeto PRIME é a base do atual sistema de digitalização das redes elétricas da Iberdrola. A direção de Inovação e o negócio de redes da empresa lançaram o projeto com o objetivo de poder operar a rede à distância até 2018. Com uma equipe multidisciplinar, a Iberdrola conseguiu implementar uma solução inovadora que superou as exigências daquele mandato regulador na Espanha.
Atualmente, o PRIME é um dos protocolos de comunicação PLC (Power Line Communications) mais usados no mundo. Enquanto isso, o projeto continua sua função de descobrir novas tecnologias para avançar com o futuro das redes. Entre as soluções, está o atual trabalho em novos medidores inteligentes e soluções que permitam uma maior largura de banda e capacidade.
Se quiser saber mais sobre a história do projeto, assista ao vídeo completoEnlace externo, se abre en ventana nueva. e conheça mais sobre seus protagonistas.
Progresso na 'smart grids'
Tendências e aplicações das telecomunicações na rede inteligente.
Subestações elétricas
Saiba o que são subestações elétricas e como elas funcionam.
O caminho para as redes inteligentes
Uma transição global para uma rede verde alimentada por energias renováveis.
Alta, média e baixa tensão
Descubra quais são suas diferentes peculiaridades e usos.