Projeto de eletrificação da frota da i-DE Redes Eléctricas Inteligentes
Promovemos a eletrificação da nossa frota
O projeto de eletrificação de frota da i-DE Redes Eléctricas Inteligentes é uma iniciativa financiada pela União Europeia através dos fundos NextGenerationEU. Faz parte do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência, dentro da segunda convocatória do Programa Moves Frotas, que oferece incentivos a projetos de eletrificação de frotas de veículos leves.
Na Iberdrola, seguimos promovendo a expansão da mobilidade elétrica em consonância com a transição proposta pela União Europeia para um modo de transporte descarbonizado. Nós sabemos do nosso papel como agentes da mudança em um cenário que exige a colaboração entre empresas, setores e instituições e, portanto, continuamos ampliando o alcance de nossas ações para conseguir uma mobilidade mais sustentável.
Entre essas iniciativas, contamos com um projeto de eletrificação da frota desenvolvido pela i-DE Redes Eléctricas Inteligentes, a empresa de distribuição elétrica do Grupo na Espanha. Esse plano surgiu após a adesão da Iberdrola, em 2019, à iniciativa global EV 100 do The Climate GroupEnlace externo, se abre en ventana nueva. , sendo a primeira empresa espanhola a se comprometer a eletrificar totalmente sua frota de veículos até 2030, nas localidades em que as condições de mercado permitirem.
Este projeto específico da i-DE tem como foco a rede de transporte que opera nas áreas central (Madri e Castilla-La Mancha), leste (Comunidade Valenciana e Múrcia) e norte (País Basco, La Rioja e Navarra) da Espanha. As ações realizadas ocorreram entre 2022 e 2024, sempre buscando adotar alternativas descarbonizadas e com o menor impacto ambiental possível nas operações diárias da companhia.

Tipos de veículos elétrico
Guia completo sobre os diferentes tipos de veículos elétricos.

Vantagens do carro elétrico
Por que eu deveria comprar um carro elétrico?

Baterias de carros elétricos
Aprenda tudo o que você precisa saber sobre baterias de carros elétricos.

Caminhões elétricos
O futuro da logística rodoviária sustentável.
Objetivo do projeto de eletrificação da frota da i-DE Redes Eléctricas Inteligentes
O objetivo do projeto é promover a descarbonização das nossas atividades diárias. Para isso, a iniciativa incluiu a incorporação de 117 veículos elétricos à frota do i-DE, em regime de leasing, e possibilitou que 51,8% da frota total eletrificável da empresa fosse composta por veículos de zero ou baixa emissão: elétricos a bateria (BEV) ou híbridos plug-in (PHEV). Além disso, foram instalados 96 pontos de recarga em 60 locais distintos, distribuídos pelas áreas central, leste e norte de operação da frota eletrificada.
Orçamento elegível: 3.049.428,24 €
Valor do auxílio concedido: 523.151,30 €
Infraestruturas de recarga pública da Iberdrola
Como parte do nosso compromisso em promover a mobilidade sustentável, implementamos diversos projetos focados na redução das emissões e no incentivo à eletrificação do transporte. Oferecemos soluções domésticas e empresariais em países como o Reino Unido, Portugal e Austrália. No entanto, destacam-se os avanços feitos na Espanha, onde já contamos com mais de 8.000 pontos de recarga públicos, após colocar em operação mais de 25% dos pontos instalados durante 2024 no país. Além disso, firmamos uma parceria com a BP Pulse, subsidiária da empresa britânica BP, para criar a maior rede de recarga pública de alta velocidade da Península Ibérica, com previsão de implantar 5.000 pontos de recarga ultrarrápida até 2025 e 11.700 até 2030.