Baterias de carros elétricos
Aprenda tudo o que você precisa saber sobre baterias de carros elétricos
P+D+I Carros elétricos Mobilidade elétrica
A transição para uma mobilidade sustentável e para a eletrificação do transporte é uma das chaves para enfrentar as mudanças climáticas e proteger o planeta. Os carros elétricos substituirão os de combustão no médio prazo. Para que isto venha a acontecer, é fundamental a pesquisa e o desenvolvimento de baterias elétricas — o coração desses veículos — mais duradouras, eficientes e ecológicas.
De acordo com um relatório do International Energy Agency (IEA) publicado em 2021, a pegada de carbono do transporte é responsável cerca de 37 % das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). As regulamentações sobre as emissões do transporte são cada vez mais exigentes em todo o mundo — a União Europeia se comprometeu a reduzi-las em 60 % até 2050 com relação aos níveis de 1990 — e a transição para a mobilidade sustentável e a eletrificação do transporte é cada vez mais premente.
O APOGEU E AS VANTAGENS DO CARRO ELÉTRICO
Os carros elétricos não emitem gases poluentes e estão adaptados ao futuro descarbonizado que se aproxima. Podemos comprovar esse dado no aumento gradual das suas vendas: em 2021, foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos — o que significa que mais de um entre cada 10 carros vendidos eram recarregáveis —. Deste número total, 71 % eram carros puramente elétricos (BEV -Battery Eletric Vehicle) e os restantes 29 %, híbridos recarregáveis (PHEV -Plug-in Hybrid Electric Vehicle), com a Europa sendo o maior comprador destes veículos.
Já não há discussão sobre o fato de que o futuro do transporte é o automóvel elétrico. Atualmente, as únicas dúvidas que perduram para os especialistas são principalmente duas: quando as vendas dos elétricos serão maiores que os carros de combustão e que tipo de bateria será melhor. De acordo com o último relatório anual da organização Bloomberg New Energy Finance (BNEF) sobre veículos elétricos, espera-se que suas vendas não deixem de crescer na próxima década. De fato, o preço dos veículos elétricos é cada vez mais competitivo: de acordo com a Bloomberg, em 2027 os carros elétricos já serão similares aos de gasolina equivalentes.