Metanol verde

Metanol verde: o combustível que pode acelerar a transição energética do transporte marítimo

Transporte Hidrogenio verde Transição energética

O metanol verde é conhecido como o metanol produzido de forma renovável e que não gera emissões poluentes, sendo uma de suas variantes gerada a partir do hidrogênio verde. Este composto químico pode ser usado como um combustível líquido de baixo carbono e é uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis em áreas onde a descarbonização ainda é um grande desafio, como o transporte marítimo. 

Metanol verde

O que é metanol verde?

O metanol (CH₃OH), também conhecido como álcool metílico, é um composto químico de grande demanda devido a suas várias aplicações industriais: como solvente, anticongelante, em materiais de construção, na produção de combustíveis sintéticos, entre outros. Por ser um líquido leve à temperatura ambiente, acaba sendo fácil de transportar e armazenar. Até hoje, a grande maioria do metanol produzido é gerada a partir do gás natural, o que o relaciona diretamente às emissões de gases de efeito estufa. A chegada do metanol verde proveniente de fontes de energia limpa pretende dar um grande impulso a este composto, tornando-o uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis para reduzir a pegada de carbono de indústrias de alta emissão como o transporte marítimo.

Metanol cinza, azul e verde

Assim como outros compostos ou materiais, o metanol é hoje classificado de acordo com o grau de sustentabilidade de seu processo de produção, o que o torna uma matéria-prima mais ou menos respeitosa com o meio ambiente e, portanto, mais ou menos útil para contribuir para a descarbonização. Por isso, devemos diferenciar de forma clara o metanol verde do metanol azul ou cinza.

 Metanol cinza

É obtido por reação de síntese a partir do metano presente no gás natural (ou em alguns casos, como na China, ainda a partir do carvão). Não é, portanto, uma energia renovável ou limpa.

 Metanol azul

Também é obtido por síntese a partir do gás natural, mas inclui como parte do processo a captura e armazenamento do carbono gerado durante sua produção, o que o converte em um produto menos poluente.

 Metanol verde

É produzido utilizando apenas fontes de energia renovável no processo e garante que não sejam emitidos gases nocivos para a atmosfera. O metanol verde é, portanto, sinônimo de metanol limpo e renovável. 

  • Biometanol: produzido a partir da gaseificação(1) de fontes sustentáveis de biomassa, como resíduos de gado, agrícolas e florestais e resíduos urbanos.

  • e-metanol: produzido a partir do hidrogênio produzido com eletricidade renovável (o que chamamos de hidrogênio verde) e do dióxido de carbono capturado.

(1) Combustão a uma temperatura entre 700 e 1.500 ºC.

 

Do hidrogênio verde para o metanol verde

O hidrogênio verde está presente no plano de atuação de qualquer um dos atores econômicos e políticos responsáveis por enfrentar a atual crise energética e facilitar o cumprimento das metas de emissões zero estabelecidas para 2050. Na Iberdrola, há anos nos antecipamos e nos comprometemos com o desenvolvimento desta energia como um elemento fundamental para a descarbonização. 

  

Agora, o interesse na produção de metanol verde abre uma nova oportunidade de crescimento para o setor de hidrogênio verde para a geração de e-metanol. 

O hidrogênio verde é gerado através de um processo químico conhecido como eletrólise, que usa corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio na água. Quando essa eletricidade é obtida de fontes renováveis, como um parque eólico ou fotovoltaico, produziremos energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera. Se o hidrogênio dessas fontes renováveis for sintetizado junto com o dióxido de carbono capturado –em uma usina de biomassa após o processo de pirólise(2)– o metanol renovável ou o e-metanol podem ser destilados.

  • 1

    Fábrica de síntese de metanol O metanol é sintetizado e destilado por processos químicos utilizando hidrogênio, dióxido de carbono e vapor de água.

  • 2

    Eletrolisador Eletrólise é o processo químico que usa corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio na água, devolvendo o oxigênio para a atmosfera.

  • 3

    Energia renovável Para gerar hidrogênio verde, precisamos de eletricidade procedente de fontes renováveis.

  • 4

    Utilização do
    metanol verde
    É utilizado como matéria-prima química e combustível, com grande potencial de transporte.

  • 5

    Tanque de armazenamento Ao ser um líquido à temperatura ambiente, o metanol é fácil de armazenar e transportar.

  • 6

    Usina de biomassa O dióxido de carbono necessário para sintetizar o metanol verde é capturado a partir de uma fonte sustentável de biomassa.

Ilustración

 VER INFOGRÁFICO: Como o metanol verde é produzido a partir do higrogênio verde  [PDF]

 

USOS DO METANOL VERDE

A expansão do metanol verde como combustível alternativo aos de origem fóssil acaba sendo principalmente atraente para a indústria marítima, já que, ao ser um líquido à temperatura ambiente, é muito menos caro armazenar e transportar do que os gasosos, além de ter a menor pegada de carbono de todos os combustíveis líquidos. Também pode ser usado tanto em motores de propulsão interna quanto para alimentar células de combustível, proporcionando flexibilidade dependendo das necessidades individuais.

A tendência é clara. A medida que grandes multinacionais como a empresa dinamarquesa de navegação Maersk assinam compromissos para produzir hidrogênio verde ad hoc para a geração de e-metanol com o objetivo de descarbonizar sua frota de transporte de cargas, na Iberdrola já formamos parte da aliança para liderar a produção de metanol verde na Espanha, juntamente com a empresa Foresa. 
 
Nosso projeto Green Umia, com um orçamento de 40 milhões de euros, será responsável pela construção de uma usina de metanol verde na cidade galega de Caldas de Reis, a 12 quilômetros do parque eólico de Castro Valente, com o qual tem um acordo de fornecimento de energia para garantir a consideração verde. A Green Umia estima alcançar uma redução de 58.000 toneladas de CO2 durante seus primeiros 10 anos de operação como resultado da produção de 2.900 toneladas por ano de metanol renovável, que serão utilizadas pela própria Foresa para incorporá-las em uma grande variedade de indústrias.