-
A energia solar ou fotovoltaica é uma das fontes de energias renováveis mais eficientes da atualidade e será essencial no processo de descarbonização do planeta. E tudo graças a um elemento imprescindível: a célula fotovoltaica. Trata-se de um dispositivo eletrônico que tem a capacidade de captar e transformar a energia luminosa em eletricidade e que, nos últimos anos, não deixou de evoluir tanto no que se refere a materiais quanto a técnicas de fabricação.
- Facebook Células fotovoltaicas: conheça sua evolução, seus diferentes tipos e as últimas inovações
- Twitter Células fotovoltaicas: conheça sua evolução, seus diferentes tipos e as últimas inovações
- Linkedin Células fotovoltaicas: conheça sua evolução, seus diferentes tipos e as últimas inovações
Reduzir as emissões e avançar em direção à descarbonização da energia são dois objetivos fundamentais para proteger o planeta. Para tal, a combinação das energias renováveis mais competitivas, como a eólica, a fotovoltaica e a hidráulica, em instalações híbridas — que podem ser complementadas ou não com sistemas de armazenamento — se consolida como uma ferramenta bem-sucedida para fornecer energia limpa e eficiente.
-
A energia solar fotovoltaica é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico.
A empresa, por meio de sua filial Iberdrola México Renovables, construiu no país duas novas usinas fotovoltaicas: Santiago (San Luis Potosí) e Hermosillo (Sonora).
-
Quatro companhias foram ganhadoras do segundo Start-up Challenge convocado pela Iberdrola: Limpeza de painéis fotovoltaicos.
Nos últimos anos, os painéis solares se tornaram um elemento comum na paisagem urbana e rural em todo o mundo pelo apogeu do autoconsumo fotovoltaico. O boom desta forma de autoconsumo, que também ajuda no combate às mudanças climáticas, aconteceu graças aos progressos tecnológicos, à redução dos preços dos componentes das instalações, à flexibilização das formalidades administrativas e às ajudas a nível local e estatal.