Notícia

2024-04-10 11:45:00.0

A Iberdrola inicia a construção de sua primeira usina fotovoltaica na Califórnia

  • Com 105.000 painéis solares, a instalação gerará energia limpa e livre de emissões para 14.000 residências nos EUA.
  • O projeto apoia a transição energética dos EUA, ao mesmo tempo em que aumenta a criação de empregos e impulsiona a economia local.
     

A Iberdrola, por meio da Avangrid, sua filial nos Estados Unidos, iniciou a construção do projeto Camino Solar no condado de Kern (Califórnia). A usina fotovoltaica contará com 105.000 painéis solares e, com uma capacidade de 57 MW, gerará energia limpa e livre de emissões para 14.000 residências nos EUA, uma população semelhante à de Arcos de la Frontera, em Cádiz, ou Sitges, em Barcelona. 

O projeto apoia a transição energética dos EUA, permitindo o acesso à energia limpa e, ao mesmo tempo, aumentando a confiabilidade da rede elétrica do país e a criação de empregos, impulsionando a economia local. Especificamente, a construção do Camino Solar criará mais de 100 empregos e vários cargos permanentes após a conclusão.

"Essa primeira instalação fotovoltaica se junta aos seis parques eólicos que já estão fornecendo energia limpa no estado da Califórnia", disse Pedro Azagra, CEO da Avangrid. "Esse é outro exemplo do compromisso da Iberdrola com o desenvolvimento de projetos que criam empregos, apoiam as comunidades locais e aceleram a transição para uma economia descarbonizada", acrescentou.

A usina está localizada em uma área cientificamente analisada e identificada como adequada para o desenvolvimento de energias renováveis. Especificamente, sua localização é próxima ao parque eólico Manzana da Iberdrola, que, com 189 MW de capacidade, entrou em operação comercial em 2012. 

Crescimento nos Estados Unidos

A Iberdrola é uma das três maiores operadoras de energia renovável dos Estados Unidos, com 8.800 MW de capacidade instalada livre de emissões. A empresa está presente em 25 estados e administra 170.000 quilômetros de linhas de energia por meio de oito concessionárias em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts, atendendo a uma população de 7 milhões de pessoas.

Os Estados Unidos são o principal foco de investimento da empresa em seu plano estratégico 2024-2026, para o qual serão destinados 41.000 milhões de euros. Especificamente, o país receberá 35% do investimento, cerca de 14.350 milhões de euros.
Além disso, a Iberdrola é a principal promotora de energia eólica offshore do país. Em 27 de março de 2024, apresentou várias propostas para novas energias eólicas offshore em Massachusetts-Rhode Island-Connecticut. Espera-se que os estados anunciem os projetos selecionados em agosto de 2024. 

Atualmente, a empresa tem o parque Vineyard Wind I em construção. Com 806 MW de capacidade, é o primeiro parque eólico offshore em escala comercial do país e fornecerá energia limpa e confiável para 400.000 residências, o que equivale a mais da metade do tamanho de uma cidade como Boston ou de toda a ilha de Palma de Mallorca. Em fevereiro, a empresa de energia anunciou o comissionamento das primeiras cinco turbinas que fornecerão energia limpa para 30.000 residências e empresas em Massachusetts.