Workshop de soluções Smart para clientes
Showroom e workshop de soluções Smart para clientes no Campus Iberdrola
O showroom de Smart Home no Campus Iberdrola mostra as novas funcionalidades que podem ser incorporadas a uma casa para economizar dinheiro e energia. Esses projetos fazem parte das soluções Smart que a Iberdrola oferece a seus clientes para mitigar seus impactos climáticos e economizar a longo prazo.
Showroom Smart Home
A demonstração de uma Smart Home no Campus Iberdrola, em San Agustín del Guadalix, serve para mostrar que as necessidades energéticas de uma casa podem funcionar de forma autossuficiente. O projeto de simulação tem 219,60 metros quadrados e inclui vários cômodos de uma casa unifamiliar com soluções Smart.
O que é uma Smart Home?
A Smart Home é um conceito moderno que combina redução de custos e maior sustentabilidade e que está incluído nas Soluções SmartExternal link, opens in new window. da Iberdrola. O objetivo desse tipo de casa é avançar em termos de conexão de dispositivos e eletrodomésticos, favorecendo seu controle à distância e permitindo que sua regulação seja automatizada para obter um uso mais eficiente da energia.
Para ter uma casa com essas características, é necessário realizar uma série de instalações que implicam em um gasto inicial que, mais tarde, será compensado pela redução dos custos mensais de eletricidade. A mais comum, que está estreitamente relacionada à domótica, é a implementação de aparelhos inteligentes que podem ser controlados por um smartphone. Seu uso pode ser aplicado desde dispositivos como os eletrodomésticos até outros elementos como as tomadas. A principal função é gerar rotinas temporárias para esses aparelhos e que eles funcionem somente quando necessário.
Também é possível reduzir os custos de energia relacionados com o aquecimento e o resfriamento da casa. Nessa área, uma das instalações mais comuns em Smart Homes é a aerotermia. Esses tipos de sistemas funcionam como bombas de calor, ar-condicionado e aquecedores de água que extraem a energia ambiente no ar para fornecer aquecimento no inverno, resfriamento no verão e água quente durante todo o ano.
A busca pela autossuficiência é outro dos pilares das Smart Homes. Para esse objetivo, existe a possibilidade de instalar painéis solares nos telhados das residências, o que permite uma economia de até 70% nas contas de energia.
Além disso, uma casa inteligente pode contar com uma tomada e um poste para um carro elétrico que serviriam como um ponto de recarga do veículo, sendo autossuficientes graças ao painel solar instalado. Além de reduzir os custos energéticos, isso ajuda a eliminar a dependência de combustíveis fósseis e sua contaminação.
O showroom
A Iberdrola apresenta todas essas tecnologias em um showroom que foi inaugurado em 2021 por Suas Majestades, o Rei e a Rainha da Espanha, no Campus Iberdrola. A casa foi utilizada para ajudar as equipes internas e as forças de vendas a conhecer as vantagens que essas instalações oferecem aos potenciais compradores em comparação com um modelo de moradia que não conta com essas características. Em primeiro lugar, em um nível ecológico, mas também em um nível econômico.
A exposição simula uma casa de 54,6 metros quadrados distribuída em três andares, onde podem ser apreciadas diferentes soluções inteligentes para mostrar como elas funcionam em um apartamento real: painéis solares, todo o sistema de automação residencial para os eletrodomésticos e um sistema de aerotermia. A altura total da casa é de 9,5 metros.
Em frente à casa, há um espaço de 115,50 metros quadrados onde está instalado um ponto para recarga elétrica de um veículo alimentado pela energia gerada por um painel solar, favorecendo o uso de energias renováveis.
Dentro do estande também são usadas muitas das técnicas mencionadas anteriormente, com o principal objetivo de mostrar a capacidade que existe de melhorar e reduzir o consumo energético.
Imagem do quarto com casa inteligente
Imagem da cozinha doméstica inteligente
A importância da sustentabilidade
O fornecimento de soluções inteligentes tem muito a ver com a necessidade de criar residências que sejam sustentáveis. Contar com um sistema que contamine o menos possível está se tornando algo cada vez mais urgente, e os sistemas Smart Home ajudam a alcançar esse objetivo.
O uso de painéis solares para autoabastecimento também faz parte dessa meta de alcançar um futuro sustentável por meio do uso de energias renováveis. O objetivo é reduzir o consumo de combustíveis fósseis.