Smart Mobility Lab

O laboratório dos pontos de recarga do carro elétrico do futuro

Carros elétricos Mobilidade elétrica

Localizado na cidade de Bilbao, o laboratório Smart Mobility é um dos principais locais de pesquisa em pontos de recarga de carros elétricos. Essa instalação pioneira faz parte do programa da Iberdrola para alcançar 110.000 pontos de recarga na Espanha nos próximos anos.

Smart Mobility Lab
O Smart Mobility Lab ocupa o espaço de uma antiga garagem no complexo Larraskitu, em Bilbao (Espanha).

O Smart Mobility Lab da Iberdrola, localizado em Bilbao, testa os últimos projectos de inovação em recarga de carros elétricos. O objetivo dessa instalação pioneira não é apenas testar a viabilidade da integração de novos modelos de carregadores elétricos em nosso sistema de mobilidade inteligente, mas também atualizar os equipamentos que já temos no mercado com testes constantes de recarga e comunicação.

Para isso, o laboratório conta com un total de 400 kW de potência total e 30 pontos de recarga de diferentes potências, o que permite testar todos os tipos de sistemas: instalações domésticas, públicas ou empresariais. 

Pontos de recarga do futuro

Além de possíveis novos conectores, também estão sendo testados no laboratório novos plugues. A missão é avançar com o objetivo de instalar 110.000 pontos de recargaEnlace externo, se abre en ventana nueva.  nos próximos anos, em um projeto que também conta com o apoio da Comissão Europeia. Essa grande rede ajudará a capacidade dos carros elétricos a chegar mais longe do que nos dias de hoje, dando a eles una maior autonomia e interesse como opção de transporte

Atualmente, existe uma estação de autoatendimento a cada 100 quilômetros, incluindo a possibilidade de carregar nosso veículo em qualquer uma das principais rodovias espanholas (A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8 e A66), sempre com o objetivo de que viagens longas possam ser feitas a partir de uma rede elétrica de qualidade. 

Um laboratório Smart Mobility para todos

As instalações do Smart Mobility Lab, além de nos servir para testar os futuros modelos de carregadores de rede da Iberdrola, também têm uma função importante na prevenção de falhas. Contar com una instalação com essas características nos permite reproduzir problemas de certa complexidade que não podemos resolver de forma remota ou imediata, e nos antecipar a eles.

Isso ajuda e motiva os fabricantes a testar seus novos modelos em nossos pontos de instalação. Esse apoio dos fabricantes é fundamental, com várias empresas realizando testes, incluindo a Wallbox Ingeteam, a Circutor-Circontrol, a ABB e a Powerelectronics.

 

Um futuro descarbonizado

Na Iberdrola, consideramos que a eletrificação do transporte é um dos pilares de descarbonização global e, por isso, iniciamos projectos como o hub de recarga ultrarrápida da Comunidade Valenciana, o maior do sul da Europa, ao qual se juntaram outros em Ondara (Alicante), La Panadella (Barcelona) e no Centro Comercial Bilbondo (Vizcaya). Tambén estamos comprometidos com a criação do corredor elétrico mediterrâneo para caminhões. O objetivo é criar uma rota totalmente elétrica entre Múrcia e Castellón.

Por fim, o Smart Mobility Lab tambén serve para formar os funcionários no caminho para esse novo futuro. É de lá que deverá vir a maioria dos 110.000 pontos de recarga nos próximos anos. Com isso, será cada vez mais fácil para o consumidor carregar seu carro, enquanto os fabricantes poderão obter informações antes de colocar seus projetos em prática.