Projeto STAR

Projeto STAR: uma referência mundial de eficiência em investimentos em redes e medidores inteligentes

Redes eléctricas Smart Grids Instalações operacionais

Como resultado do Projeto STAR (Sistema de Telegestão e Automatização da Rede), que contou com investimentos de 2 bilhões de euros, foram instalados mais de 11,4 milhões de medidores digitais, o que permitiu o gerenciamento remoto e a automação dos processos de mais de 90.000 subestações.

Proyecto Star
Instalaçao operacional

Projecto STAR de Infra-estrutura Inteligente

Ubicación
Localização Espanha
Contadores
Número de contadores 11,4 milhões
Inversión
Investimento 2000 milhões de euros
Puesta en marcha
Inicio de operação 2018

O grupo Iberdrola, por meio de sua filial na Espanha, concluiu o processo de digitalização de sua rede de distribuição no país com a instalação de mais de 10,8 milhões de medidores digitais e da infraestrutura que os suporta, assim como fez a adaptação de cerca de 90.000 subestações, incorporando recursos para gestão remota, supervisão e automatização dos processos. Essas transformações representaram investimentos de 2 bilhões de euros. Após a finalização do projeto STAR, se deu continuidade à instalação de medidores inteligentes, tendo sido renovados no total mais de 11,4 milhões de medidores.

Com a transformação das redes em uma infraestrutura inteligente, avançamos em nossa estratégia de transição energética e contribuímos para a descarbonização da economia, melhorando a eficiência da rede, otimizando a gestão da demanda e favorecendo a integração de mais energias renováveis e a mobilidade elétrica.

"O projeto STAR permitiu que a qualidade do serviço se multiplicasse por três desde 2001"

Ignacio Galán, presidente executivo do Grupo Iberdrola

Isso significa que também estamos respondendo às novas tendências de relacionamento com nossos clientes, que exigem produtos e serviços mais personalizados e uma gestão mais ativa quanto à forma de consumir energia.


Hoje, além de sermos pioneiros na implantação de redes inteligentes e líderes mundiais em excelência e inovação tecnológica, também somos uma referência mundial nesta área.

 Redes inteligentes na Espanha Link externo, abra em uma nova aba.*

 

 

 

 

* Disponível na versão em espanhol.

Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes

As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação. 

Por isso, em nosso Plano Estratégico, temos como foco as redes inteligentes, além das energias renováveis. Especificamente, a empresa planeja investir 21,5 bilhões de euros em redes nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Brasil e na Espanha, o que representa 60% do investimento líquido. 

Avançamos com a superestrada de condução elétrica

A Ofgem, autoridade reguladora do Reino Unido, deu sinal verde para a  construção do projeto Eastern Green Link 1 em novembro de 2024. A confirmação por parte do órgão britânico chega no momento em que a subestação de Branxton da SP Energy Networks também recebe sua autorização para começar as obras.

Esta subestação conectará o projeto Eastern Green Link 1 e um parque eólico offshore proposto na região. Os trabalhos de construção em Branxton, em East Lothian, começarão em 2025.

O Eastern Green Link 1 faz parte de um investimento multimilionário na infraestrutura de transmissão do Reino Unido, fornecendo caminhos para que a nova energia elétrica verde dos parques eólicos offshore percorra todo o Reino Unido para abastecer residências e empresas. Sem esse investimento, não será possível transmitir a grande quantidade de eletricidade limpa que o Reino Unido espera produzir no Mar do Norte e oferecer a seus usuários.

Para a execução do projeto, foram concedidos contratos de cerca de 1,8 bilhão de libras esterlinas, incluindo 750 milhões de libras esterlinas com o apoio do Prysmian Group para instalar o primeiro cabo de transmissão de energia HVDC de 525 kV do Reino Unido.

A previsão é que os contratos proporcionem um incentivo econômico importante ao Reino Unido durante a construção do projeto, com grandes obras e componentes que serão fornecidos por indústrias sediadas no próprio país.

A SP Energy Networks e a National Grid Electricity Transmission já possuem e operam o Western Link, o cabo submarino de maior capacidade do mundo e um dos mais longos, conectando Hunterston, na Escócia, a Connah's Quay, no País de Gales. Em operação desde 2017, a linha de condução elétrica gerou mais de 450 empregos durante seu planejamento e desenvolvimento e transmitiu mais de 30.000 GWh de eletricidade durante seus primeiros cinco anos de operação, uma quantidade suficiente para abastecer todas as residências no País de Gales durante o mesmo período.