Projeto STAR
Projeto STAR: uma referência mundial de eficiência em investimentos em redes e medidores inteligentes
Redes eléctricas Smart Grids Instalações operacionais
Como resultado do Projeto STAR (Sistema de Telegestão e Automatização da Rede), que contou com investimentos de 2 bilhões de euros, foram instalados mais de 11,4 milhões de medidores digitais, o que permitiu o gerenciamento remoto e a automação dos processos de mais de 90.000 subestações.
Projecto STAR de Infra-estrutura Inteligente
O grupo Iberdrola, por meio de sua filial na Espanha, concluiu o processo de digitalização de sua rede de distribuição no país com a instalação de mais de 10,8 milhões de medidores digitais e da infraestrutura que os suporta, assim como fez a adaptação de cerca de 90.000 subestações, incorporando recursos para gestão remota, supervisão e automatização dos processos. Essas transformações representaram investimentos de 2 bilhões de euros. Após a finalização do projeto STAR, se deu continuidade à instalação de medidores inteligentes, tendo sido renovados no total mais de 11,4 milhões de medidores.
Com a transformação das redes em uma infraestrutura inteligente, avançamos em nossa estratégia de transição energética e contribuímos para a descarbonização da economia, melhorando a eficiência da rede, otimizando a gestão da demanda e favorecendo a integração de mais energias renováveis e a mobilidade elétrica.
"O projeto STAR permitiu que a qualidade do serviço se multiplicasse por três desde 2001"
Ignacio Galán, presidente executivo do Grupo Iberdrola
Isso significa que também estamos respondendo às novas tendências de relacionamento com nossos clientes, que exigem produtos e serviços mais personalizados e uma gestão mais ativa quanto à forma de consumir energia.
Hoje, além de sermos pioneiros na implantação de redes inteligentes e líderes mundiais em excelência e inovação tecnológica, também somos uma referência mundial nesta área.
Redes inteligentes na Espanha Link externo, abra em uma nova aba.*
* Disponível na versão em espanhol.
Progresso na 'smart grids'
Tendências e aplicações das telecomunicações na rede inteligente.
Subestações elétricas
Saiba o que são subestações elétricas e como elas funcionam.
O caminho para as redes inteligentes
Uma transição global para uma rede verde alimentada por energias renováveis.
Alta, média e baixa tensão
Descubra quais são suas diferentes peculiaridades e usos.
Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes
As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação.
Por isso, em nosso Plano Estratégico, temos como foco as redes inteligentes, além das energias renováveis. Especificamente, a empresa planeja investir 21,5 bilhões de euros em redes nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Brasil e na Espanha, o que representa 60% do investimento líquido.