Sistema de governança e sustentabilidade - ESG
Sistema de governança e sustentabilidade baseado em critérios ESG
A Iberdrola conta com um sistema regulatório adaptado aos três principais pilares que a comunidade investidora internacional utiliza para medir o impacto e a sustentabilidade de seus investimentos: os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG em sua sigla em inglês). Dessa forma, a companhia está na vanguarda das melhores práticas internacionais.
El Propósito es la base sobre la que se construye el Sistema de gobernanza y sostenibilidad de Iberdrola.
Las políticas de Medio ambiente y acción climática son la respuesta de Iberdrola en la lucha contra el cambio climático y el cuidado del entorno y la biodiversidad.
Las políticas de compromiso social recogen el firme compromiso de la Compañía con las personas y la sociedad.
Las políticas y normas del libro de gobierno corporativo incorporan las mejores prácticas en materia de buen gobierno.
O Sistema de governança e sustentabilidade está estruturado em cinco livros:
Estatutos sociais
Constituem o núcleo do regulamento interno da companhia. Os Estatutos Sociais [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. regulam o contrato de empresa aceito por todos os acionistas ao adquirir tal condição e estabelecem as bases e princípios que regem a governança de Iberdrola como entidade dominante de um grupo energético multinacional.
Propósito
A Iberdrola tem como propósito continuar construindo, a cada dia de forma colaborativa, um modelo de energia elétrica mais saudável e accessível. E, para tal, segue três valores: a energia sustentável, a força integradora e o impulso dinamizador.
Tal objetivo, portanto, visa conduzir a companhia para uma cultura baseada na ética e compromisso com o desenvolvimento sustentável, compartilhada por todos os agentes que participam da cadeia de criação de valor do grupo.
Propósito e Valores do grupo Iberdrola
Constituem sua identidade, sua razão de ser e seu ideário corporativo, que deve reger a estratégia geral e as decisões de gestão de todas as empresas que o integram.
Código ética
Desenvolve e especifica o Objectivo e Valores da empresa e visa servir de guia para as acções dos gestores, profissionais e fornecedores, num ambiente global, complexo e em mudança.
General Sustainable Development Policy
Estabelece os princípios gerais que devem reger a estratégia de desenvolvimento sustentável da empresa para assegurar a criação de valor sustentável.
Política de relacionamento com os 'Stakeholders'
A Iberdrola incentiva o engajamento de seus Stakeholders em seu projeto empresarial através de uma estratégia de forte envolvimento com as comunidades onde está presente e a criação de valor sustentável para todos eles.
Meio ambiente e açao climática
Este livro agrupa as políticas da Iberdrola orientadas para dar respostas aos desafios ambientais tais como: mudanças climáticas, perda de biodiversidade e identificar e aproveitar as oportunidades decorrentes da transição energética e ecológica. As políticas ambientais que estão alinhadas aos objetivos do Acordo de Paris e à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, são as seguintes:
Política de gestão sustentável
A Iberdrola busca um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para suprir suas próprias necessidades.
Política ambiental
Tem como objetivo projetar para todos os Stakeholders que se relacionam com a companhia sua vocação de liderança no desenvolvimento de energias limpas e no respeito ao meio ambiente.
Política de ação climática
Iberdrola se compromete a asumir una posición de liderazgo en la lucha contra el cambio climático y a promover una cultura social orientada a fomentar la sensibilización de todos sus Grupos de interés.
Política de biodiversidade
A companhia promove a biodiversidade dos ecossistemas com uma atitude proativa que vai além das estratégias de mitigação ou de contenção de danos, apostando na conscientização.
Compromisso social
As políticas sociais refletem a vinculação da Iberdrola com os direitos humanos e o desenvolvimento de relações profissionais baseadas na diversidade, na inclusão e no sentido de pertencimento, para o qual é essencial promover a igualdade de oportunidades e garantir a não discriminação na gestão das pessoas. Suas políticas sociais são as seguintes:
Política de respeito aos direitos humanos
O respeito aos direitos humanos é uma parte fundamental da cultura de responsabilidade social da Iberdrola.
Política de recursos humanos e capital humano
A Iberdrola define, projeta e divulga um modelo de gestão de recursos e capital humano que permite atrair, promover, fidelizar e reter o talento e incentivar o crescimento pessoal e profissional de todas as pessoas que pertencem ao grupo.
Política de diversidade e inclusão e prevenção de assédio
A companhia mantém um compromisso irrenunciável com seus profissionais para promover um ambiente de trabalho respeitoso, diverso e inclusivo.
Política de seleção e contratação
O grupo considera que uma equipe humana qualificada, diversificada e motivada é essencial para conseguir suas metas estratégicas.
Política de gestão do conhecimento
A companhia compartilha ideias e conhecimento e promove a aprendizagem contínua e o intercâmbio cultural.
Política de inovação
Para a Iberdrola, a inovação é a principal ferramenta para garantir a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade.
Política de qualidade
A eficiência, a autoexigência e a melhoria contínua refletem a vocação inovadora do grupo.
Política de segurança corporativa
Reflete o compromisso da companhia com a excelência em matéria de segurança das pessoas, dos ativos e das infraestruturas críticas.
Política de uso responsável de ferramentas de inteligência artificial e algoritmos
Estabelece as ferramentas e diretrizes para garantir o uso responsável, transparente, seguro e confiável dos sistemas de inteligência artificial e dos algoritmos da empresa.
Governança corporativa
As políticas e regulamentos relativos à governança corporativa zelam pelo correto funcionamento dos principais órgãos sociais, pela direção e gestão da Iberdrola e, em geral, pelo desenvolvimento do negócio, tudo isso de acordo com a legislação em vigor. Este livro está estruturado em quatro partes:
Políticas de governança corporativa e 'compliance' regulatório
Integradas na estratégia global de desenvolvimento sustentável da Iberdrola, são políticas que refletem seu compromisso com seus Stakeholders, especialmente com seus acionistas, administradores, diretores e profissionais.
Políticas de riscos
Seu objetivo é estabelecer os princípios básicos e o âmbito geral de atuação para o controle e gestão de qualquer tipo de risco enfrentado pelo grupo.
Regras de governança dos órgãos sociais e de outras funções e comitês internos
Estabelecem as regras de funcionamento dos principais órgãos sociais da Iberdrola.
Regulamento de prevenção de abuso de mercado
Configuram um sistema sólido e eficaz, concebido para garantir que todos os investidores estejam em igualdade de condições.
Modelo do futuro sobre princípios ESG
O grupo Iberdrola continuará reforçando seu compromisso com os princípios ESG, que formam a base de seu modelo de negócio. Líder e pioneira na transição energética, a companhia já é um motor da transformação social e uma referência em boa governança e transparência.
Essa aposta permitiu que a Iberdrola continue atuando como motor da reativação econômica verde. A companhia investiu a cifra recorde de 11,382 bilhões de euros em 2023 e contratou 4.653 trabalhadores nesse período. Sua contribuição fiscal no exercício 2023 chegou a 9,281 bilhões de euros no mundo.
O grupo lançou o plano Energia para avançar, através do qual implementará mais de 350 medidas para reforçar sua abordagem ESG. Dessa forma, a Iberdrola reforçará sua liderança na transição energética, promoverá a inovação e contribuirá para a criação de novos empregos de qualidade, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, continuará implementando as melhores práticas de governança enquanto promove um mercado financeiro sustentável.
Nesse sentido, o grupo prevê contratar 20.000 novos trabalhadores até 2025, suas compras de bens e serviços permitirão manter cerca de 500.000 postos de trabalho no mundo durante esse período. Além disso, planeja manter ou inclusive aumentar as horas de treinamento por funcionário, as quais já são quatro vezes superiores à média europeia, e continuar promovendo a igualdade de gênero para que em 2025 pelo menos 30 % de seus diretores sejam mulheres e a diferença salarial se situe abaixo de 2 %.
A Iberdrola, que já é uma referência internacional na luta contra as mudanças climáticas, também confirma seu compromisso de se converter em uma companhia neutra em carbono em âmbito mundial até 2050 e reduzir a intensidade de suas emissões de CO2 até 50 g/kWh em 2030. O grupo também promoverá o plantio de 20 milhões de árvores até 2030 visando favorecer a proteção e recuperação da biodiversidade e dos ecossistemas.
A ambição da Iberdrola se estende a outros âmbitos, tal como o investimento em P&D, que aumentará para 330 milhões de euros anuais em 2022 e 400 milhões em 2025, ou à cibersegurança, uma área onde triplicará suas atuações.