A importância da digitalização em energias renováveis

Por que a digitalização é fundamental para o futuro dos sistemas energéticos?

P+D+I Empreedimento PERSEO Energias renováveis

A digitalização está ganhando cada vez mais destaque no setor energético e é chave para a integração da eficiência energética. Uma série de novas tecnologias digitais que estão sendo desenvolvidas atualmente ajudará a acelerar a expansão das energias renováveis no futuro, coletando e analisando grandes quantidades de dados para tornar o sistema mais eficiente e livre de carbono.

Digitalización

Banking on Smart Grids: Iberdrola e Intelligence Squared.

El futuro de la digitalización

Manos hojas

A inovação garante a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade na expansão das energias renováveis, algo fundamental para a realização da transição energética. "A digitalização é a espinha dorsal oculta de todas as tecnologias que necessitamos no novo sistema energético", diz David Haart, professor da Schar School of Policy and Government da Universidade George Mason.

Eólica

Precisamos ser eficientes em todo o processo de implementação de uma instalação de energia renovável. Para o professor Hart, só existe uma maneira: "Não há outra forma de conseguir isso a não ser fazer com que as tecnologias digitais assumam a coordenação”. A digitalização também reduz os custos e cria a oportunidade de atender a novas necessidades no futuro. "Teremos cada vez mais dados que precisaremos processar", aponta Oscar Cantalejo, Diretor de Corporate Venturing da Iberdrola no PERSEO, nosso programa de start-ups. 

Digitalización

Na Iberdrola, contamos com vários projetos para promover a digitalização. Um deles é o PERSEO, que tem como objetivo acessar a inovação externa e integrar novas tecnologias à produção de energia da empresa. "As start-ups são uma pedra angular no campo das energias renováveis", destaca Cantalejo. O programa investiu mais de 125 milhões de euros em inovação.

Sol

A digitalização já está sendo aplicada em diferentes áreas da nossa empresa. Por exemplo, temos o MeteoFlow, um sistema integrado para a previsão meteorológica em instalações renováveis. "Combinamos ativos de diferentes modelos numéricos de previsão meteorológica com os mais avançados algoritmos de inteligência artificial para oferecer uma previsão altamente precisa", explica Luis Prieto, chefe de previsão e análise avançada da Iberdrola.

Manos

Também contamos com os Centros de Operação de Renováveis (CORE), que são plataformas centralizadas a partir das quais operamos e controlamos nossas instalações. "Lidar com todo esse fluxo de dados exigiu muita tecnologia e muita reflexão e engenharia, e esse ainda é considerado um dos projetos mais avançados do mundo", ressalta Guillermo García, chefe de gestão de sistemas globais CORE da Iberdrola.

Inversión

É importante que o setor energético invista em inovação, mas os responsáveis políticos também têm o dever de acelerar a adoção de tecnologias digitais por parte dos consumidores. Para Garcia, o importante é se antecipar: "Precisamos pensar em como as coisas precisam avançar para nós”.

Fonte: Wall Street Journal Custom Content