Centros de Operação de Renováveis (CORE)
Centros de operação de energias renováveis da Iberdrola: 15 anos na vanguarda da tecnologia
Digital Projetos Iberdrola Energias renováveis
Os Centros de Operação de Energias Renováveis (CORE) são a plataforma onde o Grupo Iberdrola opera e controla suas instalações de geração renovável de maneira centralizada e homogênea nos diferentes países onde está presente.
O maior sucesso dos CORE foi sua enorme capacidade de adaptação e sua constante evolução.
O maior sucesso dos CORE foi sua enorme capacidade de adaptação e sua constante evolução.
O maior sucesso dos CORE foi sua enorme capacidade de adaptação e sua constante evolução.
A plataforma CORE é uma solução inovadora desenvolvida internamente e propriedade da Iberdrola. Surgiu há 15 anos da necessidade de dar respostas aos desafios da operação e manutenção nas instalações renováveis. O sistema é capaz de otimizar estes processos, mas também de aumentar a disponibilidade das instalações, facilitar a integração na rede de novos ativos e permitir a gestão da informação de maneira centralizada e homogênea.
Uma equipe interna de especialistas se encarrega do crescimento e da adaptação da plataforma CORE nos diferentes países onde a companhia está presente. Suas missões são:
Características técnicas CORE
O CORE foi concebido como um sistema aberto com características técnicas adequadas à operação, à análise e à manutenção centralizada das instalações de geração de energia renovável.
Em constante evolução
O maior sucesso dos CORE foi sua enorme capacidade de adaptação e sua constante evolução. A plataforma foi integrando todas as informações relevantes para o negócio (por exemplo: medida de energia, dados atmosféricos ou previsões meteorológicas), da mesma forma que novos tipos de geração renovável como parques eólicos marinhos dos Estados Unidos e Reino Unido ou as instalações fotovoltaicas espanholas. Pioneiros no desenvolvimento da digitalização dos sistemas de controle na Iberdrola, atualmente os CORE também estão preparados para enfrentar os desafios da cibersegurança.
Nos próximos anos, o sistema terá que enfrentar dois desafios principais: consolidar a operação de todos os ativos de energia renovável da companhia e dar suporte ao crescimento e garantir a operação e a manutenção de maneira centralizada e homogênea de todos esses ativos. Isso só será possível se a plataforma se mantiver na vanguarda tecnológica.