É em épocas de incerteza como a nossa quando se coloca à prova a resiliência e a capacidade de adaptação das organizações. Porém, diante da tentação de situar o foco só em soluções de curto prazo, agora, mais do que nunca, é preciso reafirmar a determinação de buscar novos caminhos que nos tornem mais fortes e melhor preparados para progredir. Portanto, a capacidade de inovar se revela como um ativo de grandíssimo valor para delinear esse novo futuro e nos adiantarmos a novos desafios que ainda não conhecemos.
Em função da complexidade e globalização da atividade empresarial, as companhias estão particularmente condicionadas por esta realidade. Por isso, o fortalecimento de uma cultura interna que tenha como base a inovação já se converteu em um dever inquestionável para as empresas de todos os setores; sobretudo para aquelas que estão mais expostas às mudanças tecnológicas.
É o que tem demonstrado a evolução da Iberdrola nessas últimas duas. Com a inclusão de novas soluções tecnológicas, limpas e eficientes, nos transformamos em impulsores da transição para um modelo energético sustentável, competitivo e seguro, cujo alicerce é a eletrificação.
O presente Relatório de Inovação apresenta as atuações e os projetos mais importantes realizados pelo Grupo no âmbito da área de P,D & I no período entre 2019-2022, no qual investimos mais de 1,2 bilhão de euros em novas energias renováveis, redes inteligentes, armazenamento e hidrogênio verde. Tal fato nos consolidou como a utility privada que destina mais fundos para a área de P & D em todo o mundo, conforme classificação da Comissão Europeia.
Como resultado desse esforço, somos líderes no desenvolvimento de soluções para a descarbonização, por exemplo, as redes inteligentes, com iniciativas como o nosso Global Smart Grids Innovation Hub. Situado em Bilbao, o centro se tornou uma referência internacional onde estamos promovendo mais de 120 projetos em colaboração com dezenas de empresas e instituições de todo o mundo. No âmbito das redes também continuamos incorporando sistemas de digitalização e inteligência artificial nas infraestruturas de transmissão e distribuição. Nosso objetivo é seguir aumentando a segurança e a qualidade do fornecimento.
Em termos de energias renováveis, destaca-se o impulso dado nos últimos anos à energia eólica offshore, da qual já temos ativos em funcionamento e em construção avançada nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Também possuímos outros projetos que estão em desenvolvimento, tanto em sua tipologia flutuante quanto fixa (nos mesmos países anteriores), além da Suécia, Polônia, Noruega ou Japão.
De forma concomitante, apostamos no armazenamento hidrelétrico por bombeamento, tecnologia na qual recentemente inauguramos a "gigabateria" do Tâmega, um dos principais projetos da Europa nos últimos 25 anos. Outra aposta é no hidrogênio verde, novo vector energético onde a Iberdrola já conta com a maior instalação para uso industrial da Europa.
E, é claro, continuamos lançando novos produtos e serviços competitivos e inteligentes para nossos clientes, integrando tecnologias como o blockchain e o big data.
Todas essas iniciativas também são fruto de nossa aposta na criação de ecossistemas de empreendimento, particularmente em start-ups. Deste modo, em 2022, promovemos o primeiro grande fundo tecnológico para o estímulo da sustentabilidade e da transformação do setor elétrico na Espanha, - Andrómeda -, complemento ideal de nosso programa Perseo, com o qual já investimos 100 milhões de euros em empresas inovadoras e de última geração como a Wallbox.
Criar uma cultura baseada na criatividade também é um dos principais propósitos de nossos programas de formação. Nosso Campus de Pesquisa e Formação, inaugurado por Suas Majestades os Reis da Espanha, está nos permitindo lançar novas ideias em colaboração com instituições de prestígio de todo o mundo. Com elas, concebemos o Programa de Universidades Iberdrola U, uma rede formada por dezenas de milhares de alunos, pesquisadores e professores de centros tão prestigiosos como a Universidade de Yale e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) no caso dos Estados Unidos; Universidade de Strathclyde do Reino Unido; Universidade de Comillas da Espanha; Instituto Tecnológico de Monterrey do México; Universidade Federal de Rio de Janeiro do Brasil ou a Universidade Hamad Bin Khalifa do Catar.
Com este relatório desejamos mostrar tudo o que foi feito pelo nosso Grupo nos últimos anos, assim como reafirmar um compromisso que é estratégico para a Iberdrola. A área de P, D & I é sinônimo de futuro, de sustentabilidade, de produtividade e qualidade. Por essa razão, continuará sendo uma variável essencial em nossa atividade. A antecipação é a maior garantia de sucesso, assim como o melhor caminho para maximizar a contribuição à sociedade, fim último de qualquer projeto empresarial.