Países mais inovadores
Quais são os países mais inovadores do mundo?
O que é que converte um país em uma referência em termos de inovação (P+D)? Parâmetros como o IGI (Índice Global de Inovação) servem como um barômetro para descobrir os países mais inovadores. Para isso, são utilizados os dados fornecidos pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
A Suíça continua sendo o principal produtor mundial de inovação pelo 14º ano consecutivo.
A Suécia cresce em termos de infraestrutura, sofisticação dos negócios e pesquisadores.
Os Estados Unidos mais uma vez se destacam pela sofisticação de seu mercado e de seus negócios.
Cingapura continua crescendo em inovação e se posiciona como o país asiático líder no ranking.
O Reino Unido cai para o quinto lugar, mas mantém um alto nível de sofisticação de mercado.
Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Suíça é o país mais inovador do mundo, de acordo com o Índice Global de Inovação (IGI)External link, opens in new window. . Com base em dados da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), o documento analisa os dados econômicos de 133 países e determina sua posição em várias categorias, tais como pesquisa, infraestrutura ou criatividade em suas propostas. Como resultado, os países são avaliados e é possível identificar quais foram os que melhoraram nos últimos anos.
O que é o Índice Global de Inovação?
O relatório IGI se concentra na avaliação da inovação em todos os níveis em 133 países do mundo. Para isso, este organismo investiga os gastos de pesquisa de um país, seus esforços na educação, o número de publicações relacionadas à ciência e muitos outros parâmetros, sempre divididos de acordo com o nível econômico do país.
Para este relatório é vital saber quais são os países que estão realizando um desempenho acima das expectativas e quais estão no nível esperado. É por isso que o IGI divide os países em quatro níveis:
- Nível econômico alto: inclui praticamente todos os países da União Europeia, países asiáticos como o Japão e a Coréia do Sul, e a Austrália e a Nova Zelândia na Oceania, além vários países do continente americano e do Oriente Médio
- Nível econômico médio-alto: inclui a maioria dos países emergentes e outros países do continente americano, bem como os primeiros países africanos. Suas economias estão caminhando para as primeiras posições e seu crescimento é notável.
- Nível econômico médio-baixo: inclui países como a Índia e o Vietnã, assim como a maior parte do continente africano e da Ásia.
- Nível econômico baixo: Inclui os países africanos e o Iêmen, já que têm o menor PIB per capita e são, portanto, os países mais difíceis de se investir.
Na divisão abordada anteriormente, podem ser vistas três medidas: aqueles países que estão inovando acima de seu grupo (o exemplo mais claro é a China, 11º no ranking geral apesar de pertencer ao segundo grupo), aqueles que estão na média do grupo e aqueles que estão abaixo das expectativas.
Os países mais inovadores do mundo
O Índice Global de Inovação determina que os 10 países mais inovadores do mundo são:
Transformação digital
Impulsionamos a estratégia de negócios por meio da digitalização.
Programa PERSEO
Mais de 15 anos apostando em start-ups e inovação.
Nossos centros de inovação
Saiba como promovemos o treinamento e a pesquisa em nossos centros.
Quarta Revolução Industrial
O setor 4.0 combina técnicas de produção de última geração com sistemas inteligentes.