O que é o 'big data' e para que serve?
'Big data': principais usos e aplicações
Hoje em dia, cerca de 18,8 bilhões de dispositivos conectados intercambiam informações na Internet. Em 2025, essa cifra passará para 20 bilhões. O big data analisa essa grande quantidade de dados para convertê-los nas informações que estão transformando nosso mundo.
A revolução digital está mudando a economia, a sociedade e as pessoas. No centro dessa revolução temos os dados provenientes de bilhões de dispositivos. De acordo com a empresa de análise IoT Analytics, ao longo de 2024 foram contabilizados cerca de 18,8 bilhões de aparelhos, enquanto que o relatório Global Telecom Outlook 2023-2027, elaborado pela PwC, prevê que até 2027 haverá mais de 25 bilhões. Além disso, e de acordo com um fornecedor líder em Soluções de TIC, a Internet das coisas disparará esse número para 100 bilhões de dispositivos conectados.
O que é 'big data'
O big data é um conjunto de tecnologias criadas para armazenar, analisar e gerenciar esses dados massivos, uma macroferramenta destinada a identificar padrões no caos de explosão informativa para elaborar soluções inteligentes. Atualmente é utilizado em áreas tão diversas como a medicina, a agricultura, as apostas ou a proteção do meio ambiente.
Suas utilidades são praticamente infinitas: o navegador sabe se a rota consultada por um usuário sofre retenções de tráfego sugerindo-lhe alternativas; um canal de televisão em streaming por assinatura definiu os personagens e a trama de sua série mais bem-sucedida analisando os conteúdos que seus espectadores consomem e preferem; os relógios inteligentes registram as pulsações de milhões de usuários e identificam padrões que antecipam e evitam doenças cardiovasculares; os sensores de umidade nos campos de cultivo planejam a rega, combinando seus dados com as previsões meteorológicas e assim sucessivamente. Suas aplicações chegaram, inclusive, à área política: Juan Verde, membro do President's Export Council de Joe Biden e consultor espanhol de duas campanhas do Partido Democrata dos EUA, chegou a afirmar: "Estas eleições não são as da televisão, são as do big data".
Dados sobre 'big data'
VER INFOGRAFICA: 10 dados relevantes sobre o 'big data' em 2024 [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Aplicativos de 'big data' (exemplos)
O estudo dos padrões dos consumidores já é uma das principais aplicações das análises avançadas de dados. As redes sociais — como o Facebook, Twitter ou Instagram — são uma ferramenta das marcas para conhecer seus consumidores e se conectar a eles. As empresas também se lançaram na tarefa da obtenção de dados dos consumidores. Uma empresa especializada em big data e retail intelligence instalou 15.000 sensores em zonas comerciais de 25 países. Graças aos dados coletados por tais sensores, foi possível saber que apenas 59% dos clientes que entram em uma loja acabam comprando.
A transformação digital nas empresas traz consigo uma inflação de dados que inúmeras organizações não sabem como usar e gerenciar, e isso já se nota no mercado de trabalho. Em 2024, os especialistas em big data constituem o segundo perfil mais demandado no mercado. Como principais requisitos, as empresas pedem experiência internacional, visão estratégica, capacidade analítica e adaptação à mudança.
O big data também é um companheiro de trabalho de outro grande recurso tecnológico: a Inteligência Artificial (IA). As duas áreas trabalham juntos, de forma que os milhões de dados processados pelo big data são necessários para treinar a IA a tomar decisões complexas que se assemelham cada vez mais ao processo cognitivo humano. Por outro lado, a IA fornece um conjunto de ferramentas e técnicas para realizar análises avançadas e mais rápidas desses dados.
Está previsto que nos próximos seis anos o big data criará 900.000 empregos em todo o mundo e que as empresas que fizerem um uso inteligente dos dados aumentarão sua produtividade em 8%. Estamos preparados?
O que é o 'big data' e para que serve?
O Big Data analisa os dados para transformá-los em informações.
O que é a Inteligência Artificial?
Estamos cientes dos desafios da Inteligência Artificial?
História da inteligência artificial
Nascimento, aplicações e tendências futuras.