Centro de Excelência em IA

Um centro inovador de pesquisa em inteligência artificial aplicada ao setor de energia

IA P+D+I

Para se antecipar aos desafios que surgirão com a mudança do modelo energético, a Iberdrola lançou o Centro de Excelência em Inteligência Artificial, uma iniciativa criada no âmbito do projeto IA4TES (Inteligência Artificial para a Transição Energética Sustentável). Com sede física em San Agustín del Guadalix (Madri), o centro se destaca, entre outras coisas, pela realização de pesquisas e testes de tecnologias disruptivas de IA com foco no setor de energia.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE) da Iberdrola entrou em funcionamento em setembro de 2022 como um dos principais resultados do projeto Inteligência Artificial para a Transição Energética Sustentável, também conhecido como IA4TES. Liderado pela Iberdrola durante seus três anos de duração (2022-2024), o projeto tem como objetivo principal pesquisar as soluções que proporcionam as diferentes tecnologias de Inteligência Artificial no setor elétrico, sendo a criação do Centro de Excelência o ponto de conexão entre todas as pesquisas e iniciativas desenvolvidas.

Localizado no Campus de Inovação e Treinamento da Iberdrola, um complexo de 180.000 m2 com instalações de última geração localizado na cidade de San Agustín del Guadalix (Madri), esse centro é formado por um consórcio liderado pela Iberdrola com a participação de diferentes instituições com experiência em centros de excelência, como Minsait, Tecnalia, a Universidade Complutense de Madri, a Universidade de Granada e a Universidade de Salamanca. 

Embora o Centro de Excelência tenha origem no âmbito do projeto IA4TES, sua projeção temporal vai além da duração dessa iniciativa. A intenção é que o centro continue sua atividade por vários anos após o término do I4ATES, com o objetivo de dar continuidade às iniciativas propostas nele.

Graças a esse centro, o Grupo Iberdrola liderará um dos mais importantes projetos europeus de inteligência artificial para a transição energética sustentável, juntamente com nove start-ups, quatro centros de pesquisa e três universidades, criando na Espanha um ecossistema favorável à inovação e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Quais são as funções do Centro de Excelência em IA?

Desde sua criação, o centro tem sido responsável pelo monitoramento proativo do progresso das diferentes iniciativas de IA realizadas pelo projeto IA4TES. No entanto, ele também assume outras responsabilidades, como a de ser um grupo de referência em pesquisa tecnológica. Entre as principais funções do Centro de Excelência em IA estão as seguintes:

Icono megáfono
Difusão e divulgação

O objetivo é destacar a importância do trabalho de pesquisa realizado pelo centro por meio de publicações em sites e meios relacionados aos sócios do consórcio. Além disso, são realizadas conferências, eventos e fóruns para divulgar os resultados e as últimas inovações na área de IA. 

Formação e atração de talentos

Gerar e atrair novos talentos por meio de instituições acadêmicas (escolas, educação profissional e universidades) é uma missão fundamental para o centro, buscando oferecer a oportunidade de formação e aprendizado contínuo. Destacam-se os acordos com universidades por meio do programa Iberdrola U, com os quais se busca trabalhar em linhas de ação como a promoção de bolsas de estudo, estágios, formação interna e jovens empreendedores.

Internacionalização

O centro pretende expandir sua influência e alcance em termos globais e busca estabelecer colaborações estratégicas com instituições de diferentes países. O intercâmbio de conhecimento também contribui para o desenvolvimento da pesquisa no campo da IA.

Acordos e alianças

A iniciativa estabelece acordos de colaboração e outros tipos de acordos com os principais centros e instituições de pesquisa em Inteligência Artificial em todo o mundo. Nesse sentido, o Grupo Iberdrola aproveita as diferentes parcerias que mantém com universidades, centros tecnológicos, associações e start-ups para criar um ecossistema de trabalho em IA.

Provas de Conceito (PoC)

Um de seus principais objetivos é apresentar ideias ou produtos por meio de pequenas Provas de Conceito (PoC) baseadas em tecnologias disruptivas de Inteligência Artificial que tenham aplicação na área de energia. Com isso, o centro se estabelece como um verdadeiro núcleo de pesquisa e tecnologia, promovendo o desenvolvimento de recursos digitais no setor.

Gestão da propriedade intelectual

Essa função é essencial para proteger, gerenciar e aprimorar os ativos intelectuais gerados pelas pesquisas realizadas no centro.

Projetos do Centro de Excelência em IA

Desde o início do projeto IA4TES, já foram realizados estudos de mais de 60 casos de aplicação de Inteligência Artificial, divididos em três áreas principais de atuação: produção sustentável inteligente, redes inteligentes e consumo inteligente. Veja a seguir alguns exemplos desses projetos de IA desenvolvidos pelo centro:

  • Com o objetivo de aprimorar o atendimento em lojas por meio da tecnologia de visão artificial, esse projeto em colaboração com a Pixel Labs usa imagens capturadas com consentimento e sem identificação pessoal para treinar modelos capazes de capturar movimentos em lojas. A tecnologia promete quantificar e otimizar diferentes aspectos das vendas: tempo de permanência na loja, volume de clientes, tempo médio de espera e índice de tempo de atendimento, horários de pico, pontos quentes na loja etc. 

  • Em colaboração com a consultoria Intento, o Centro de Excelência em IA criou modelos de inteligência artificial capazes de compreender traduções históricas oficiais contratadas por meios regulados que exigem traduções por tradutores juramentados. Com isso, é possível demonstrar a maturidade da tecnologia para realizar a tradução de mais de 80.000 páginas de texto de informações técnicas sobre instalações e ativos, assim como de manuais e muitos outros tipos de texto.

  • A Iberdrola foi uma das primeiras empresas a aproveitar as oportunidades oferecidas pelos drones, e essa é uma das principais linhas de pesquisa do CoE. O projeto realizado em colaboração com a Soticol, start-up especializada em robótica, utiliza um sistema de navegação baseado em LiDAR (Light Detection and Ranging) a bordo de um drone para inspecionar áreas perigosas ou de difícil acesso. Essa proposta permite uma navegação autônoma do drone com um sistema de visão em tempo real.

  • Um dos últimos avanços tecnológicos no mercado eólico offshore é o lançamento de um drone capaz de verificar o estado das turbinas eólicas instaladas em um parque eólico em alto-mar. A iniciativa, realizada pela Navantia, Alerion e Eolo, com a participação da Iberdrola, busca enviar dados e imagens de alta resolução dessas instalações para ajudar em sua manutenção.

  • As experiências imersivas proporcionam um inovador canal de comunicação entre a organização e os clientes. Por isso, o centro de IA da Iberdrola realizou um projeto em conjunto com a empresa NTT Data para testar como seria um escritório comercial virtual no metaverso para comercializar contratos de eletricidade ou gás, produtos de mobilidade elétrica, eficiência energética e domótica.

  • O centro também aproveita a oportunidade oferecida pela IA generativa e toda a sua capacidade de processar grandes quantidades de documentos de forma rápida e eficiente. Estão sendo desenvolvidos oito casos de uso com todos os negócios da Iberdrola que podem ser agrupados em cinco grupos: busca de informações em relatórios; consulta rápida de manuais de formação; observação de mercado e detecção de oportunidades; geração de texto para resposta a reclamações; e chatbots departamentais para facilitar a integração. 

Em suma, o consórcio que participa das atividades do Centro de Excelência representa uma iniciativa inovadora no campo da pesquisa em Inteligência Artificial, um conceito que se tornou uma ferramenta abrangente e revolucionária para qualquer empresa. Sua operação e os projetos que está realizando são a prova de que a Espanha será um poderoso centro de conhecimento mundial na área de IA aplicada ao setor elétrico, tornando o país uma referência em redes elétricas modernas.