Algoritmos de IA
Tipos de algoritmos de inteligência artificial
Explorar o fascinante mundo da inteligência artificial requer, acima de tudo, mergulhar na diversidade de seus algoritmos. Desde o aprendizado supervisionado, que serve de base para os sistemas de recomendação, até o aprendizado por reforço, usado para melhorar a resposta dos sistemas de diálogo como os chatbots. Saiba mais sobre os tipos de algoritmos que a IA usa para transformar nosso ambiente tecnológico.
Os algoritmos estão presentes em grande parte do nosso dia a dia. Eles são responsáveis por otimizar nossas experiências em tarefas diárias, como a busca de conteúdo nas redes sociais ou a consulta a um chatbot programado para responder de imediato às nossas solicitações. Mas para entender de forma completa como eles funcionam, é necessário saber mais sobre inteligência artificial e conhecer seus diferentes tipos de algoritmos.
Como muitos já sabem, as aplicações da IA têm como objetivo treinar máquinas para que elas possam operar de forma autônoma com as mesmas capacidades de um ser humano. Mas poucas pessoas sabem como esse sistema funciona: tudo funciona graças a uma combinação de algoritmos que, juntos, são capazes de realizar várias atividades com rapidez e eficiência. Com base em linguagens de programação de machine learning, esses algoritmos refletem uma série de etapas que devem ser seguidas em uma determinada ordem para que uma tarefa seja realizada.
Diagnósticos médicos mais rápidos para a detecção precoce de uma doença, sugestões de compras personalizadas em plataformas digitais, assistentes virtuais como Alexa ou Siri e até mesmo a geração de traduções simultâneas. Os algoritmos de inteligência artificial desempenham um papel fundamental na transformação digital com uma ampla gama de aplicações que facilitam nosso dia a dia, tendo, por trás de tudo isso, uma incrível capacidade de analisar grandes volumes de dados e detectar semelhanças que podem passar despercebidas aos olhos de uma pessoa.
Estes avanços no campo da inteligência artificial, um conceito com uma história de quase 100 anos, estão transformando nossa relação com a tecnologia e redefinindo a maneira como trabalhamos, interagimos ou aproveitamos nosso tempo livre. No entanto, para que essas poderosas ferramentas sejam eficazes, precisamos conhecer seus verdadeiros recursos. A seguir, explicaremos os diferentes tipos de algoritmos de aprendizagem em inteligência artificial.
Algoritmos de aprendizagem por reforço
Os algoritmos de Aprendizagem por reforço (Reinforcement learning, em seu nome em inglês) representam uma técnica que se concentra na tomada de decisões a partir da própria experiência. Em vez de depender de dados etiquetados, como outros tipos de algoritmos, essa categoria se baseia em um processo de treinamento de tentativa e erro, em que a máquina recebe recompensas ou punições que servem para aprimorar sua estratégia de ação. Em vista disso, estes são alguns exemplos:
Robótica autônoma
Os robôs autônomos usam algoritmos de aprendizagem por reforço para aprender a navegar em ambientes desconhecidos, manipular objetos e realizar tarefas complexas.
Gerenciamento e planejamento de recursos
Estes algoritmos também são amplamente utilizados em áreas como orientação de tráfego, otimização de portfólio financeiro e gestão de energia, com o objetivo de maximizar a eficiência e os recursos.
Assistentes virtuais
São aplicados em assistentes virtuais e chatbots para entender as preferências do usuário e fornecer respostas mais personalizadas, assim como na automação de tarefas de atendimento ao cliente ou suporte técnico.
Visão computacional
São essenciais para o reconhecimento facial, o rastreamento de movimentos e a análise de imagens, que são usados em aplicativos incorporados em sistemas de segurança ou veículos autônomos.
Diagnóstico médico
Auxiliam os profissionais da saúde na identificação de doenças por meio da análise de imagens médicas, como radiografias e exames de ressonância magnética.
Os benefícios que oferecem os algoritmos de inteligência artificial
-
Automação eficiente
Permitem a automação de tarefas repetitivas e complexas, melhorando a eficiência operacional e liberando tempo para trabalhos mais estratégicos.
-
Segurança e detecção de anomalias
Contribuem para a segurança dos sistemas digitais, identificando padrões anômalos ou detectando ameaças à segurança cibernética.
-
Personalização e recomendações
Possibilitam a personalização de experiências em plataformas de streaming e publicidade direcionada, melhorando a satisfação do usuário.
-
Melhor experiência de usuário
Em aplicativos de atendimento ao cliente, os algoritmos antecipam as necessidades dos usuários, fornecendo respostas mais rápidas e personalizadas.
-
Desenvolvimento de novas soluções
Fomentam a inovação ao permitir o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas, de veículos autônomos a assistentes virtuais.
-
Precisão e velocidade nas previsões
Aumentar a precisão de tarefas como diagnósticos médicos, previsões meteorológicas e análise de riscos financeiros.
VER INFOGRÁFICO: Os benefícios que oferecem os algoritmos de inteligência artificial [PDF]
Algoritmos de aprendizagem supervisionada
Este tipo de algoritmo usa um conjunto de dados de treinamento que foram previamente etiquetados, ou seja, dados aos quais foram atribuídas uma ou mais categorias para classificá-los de acordo com seu contexto ou significado. No campo da aprendizagem automática ou machine learning, esses dados servem como base para fazer previsões ou tomar decisões mais precisas sobre novos dados que não fazem parte do conjunto treinado.
O principal objetivo dos algoritmos de Aprendizagem Supervisionada (Supervised Learning, em seu nome em inglês) é aprender uma função ou modelo que possa mapear com precisão um objeto de entrada para uma saída desejada. Essa técnica pode ser usada em vários setores, sendo estes os mais conhecidos:
Classificação de texto e linguagem natural
Os algoritmos de aprendizagem supervisionado são usados em aplicativos de processamento de linguagem natural, como o filtro de mensagens indesejadas (spam) e a análise de sentimentos em redes sociais.
Sistema de recomendação
É aplicado em plataformas de streaming ou comércio eletrônico para recomendar conteúdos e sugerir produtos, filmes ou músicas com base no histórico e nas preferências do usuário.
Algoritmos de aprendizagem não supervisionada
Os algoritmos de Aprendizagem não supervisionada (Unsupervised learning, em seu nome em inglês) são usados para descobrir padrões ocultos em dados não etiquetados. A diferença dos algoritmos de aprendizagem supervisionada, em que há conhecimento prévio das respostas desejadas, estes algoritmos não apresentam um conjunto de dados ordenados e cumprem a função de determinar quais são as características comuns mais importantes de um grupo de informações para, posteriormente, agrupá-las de acordo com suas semelhanças.
Estes algoritmos podem identificar segmentos de público com interesses semelhantes e são usados em uma ampla gama de aplicações, por exemplo:
Agrupamento de dados (clustering)
Usado para agrupar dados semelhantes em clusters, o que é fundamental para a análise de segmentação de mercado e categorização de notícias.
Detecção de anomalias
Os algoritmos de aprendizagem não supervisionado são úteis na detecção de comportamentos incomuns ou anomalias nos dados, que são aplicados em segurança cibernética e fraudes financeiras.
O que é a Inteligência Artificial?
A IA está pronta para provocar uma revolução semelhante à da Internet. Saiba mais sobre ela.
História da inteligência artificial
A IA percorreu um longo caminho até chegar às aplicações modernas. Descubra sua história e como nós da Iberdrola aproveitamos essa tecnologia.
Evolução da inteligência artificial
Descubra como a IA evoluiu ao longo dos anos e entenda seu impacto na indústria e na vida cotidiana.
Algoritmos de aprendizagem profunda
A Aprendizagem profunda, também conhecida como deep learning, é um ramo especializado da inteligência artificial que se dedica à construção e ao treinamento de redes neurais profundas. Essas redes, inspiradas na estrutura e na função do cérebro humano, são estruturadas em forma de camadas de nós interconectados em que cada um executa operações matemáticas complexas. Diferentemente dos modelos mais tradicionais, as redes neurais profundas são capazes de aprender representações hierárquicas e abstrações de dados, o que as torna excepcionalmente eficazes para tarefas como reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, visão computacional, etc.
Os algoritmos de aprendizagem profunda podem ser aplicados em diversos campos, com uma função importante em áreas que utilizam visão computacional, assistentes virtuais e chatbots. Na robótica, eles facilitam a aprendizagem autônoma para aprimorar a capacidade de navegar, manusear objetivos e se adaptar a ambientes em constante mudança. No mundo dos negócios, com a ajuda da análise preditiva, modela padrões complexos para prever eventos futuros, como tendências de mercado e comportamento do consumidor. Sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas em áreas como finanças e logística.
Algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN)
Os algoritmos de Processamento de linguagem natural (NLP, em sua sigla em inglês de Natural Language Processing) são uma categoria especializada de algoritmos de inteligência artificial projetados para entender e processar a linguagem humana de forma eficiente. Eles têm a capacidade de permitir que as máquinas interpretem, analisem e gerem textos de maneira semelhante a um ser humano, permitindo uma comunicação mais natural entre humanos e máquinas. Este campo da ciência da computação conta com uma infinidade de aplicações nos dias de hoje, entre elas:
Análise de sentimentos
Avaliam o tom emocional de textos, comentários ou resenhas, o que é uma informação importante para empresas que desejam entender a percepção do público sobre produtos ou serviços.
Classificação de documentos
Categorizam documentos de maneira automática de acordo com o assunto ou o estilo, simplificando a gestão de grandes quantidades de informações em ambientes comerciais e governamentais.
Tradução automática
Facilitam a tradução automática entre diferentes idiomas e são essenciais para a globalização e a comunicação eficaz em um mundo cada vez mais interconectado.
Iberdrola e os tipos de algoritmos de IA
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que já faz parte dos negócios da Iberdrola, e suas diferentes aplicações se tornaram um recurso fundamental para a empresa. A seguir, analisamos algumas de nossas iniciativas que utilizam algoritmos de inteligência artificial.
-
Lideramos um projeto de pesquisa em inteligência artificial chamado IA4TES (Inteligencia Artificial para la Transición Energética Sostenible), situada no contexto da convocatória do Programa Missões de P&D em Inteligência Artificial no setor de Energia do Século XXI.
Seu objetivo é a investigação das soluções que as diferentes tecnologias de Inteligência Artificial podem fornecer ao setor de energia, considerando o novo paradigma do sistema elétrico. Esta pesquisa está focada nas tecnologias habilitantes em IA, tanto nos novos algoritmos avançados de inteligência quanto nos novos paradigmas de governança de dados e inteligência de dados distribuídos.
-
Assistente Avançado Inteligente
O Assistente Avançado Inteligente é uma plataforma digital lançada pela Iberdrola com a qual nossos clientes podem gerenciar de forma fácil e automática o consumo de dispositivos elétricos inteligentes. Ele permite que qualquer pessoa se conecte a uma solução elétrica digital disponível em uma residência e, usando algoritmos de inteligência artificial, controlá-la de forma automática para melhorar sua eficiência.
-
AVA - Assistente Virtual do Acionista
A empresa também conta com o Assistente Virtual do Acionista (AVA). Trata-se de um chatbot projetado para responder de forma imediata às consultas dos acionistas sobre todos os detalhes da Assembleia Geral e como participar do evento. Além disso, o software inclui informações úteis e links de interesse tanto para acionistas quanto para pessoas que desejam comprar ações da Iberdrola.
-
O MeteoFlow é um sistema informático próprio da Iberdrola para prever as variáveis meteorológicas no médio e longo prazo em qualquer tipo de instalação renovável. O projeto inclui o uso das técnicas de previsão meteorológica mais modernas, assim como as tecnologias de machine learning e Inteligência Artificial, alcançando atualmente uma previsão horária de até 96 horas e uma previsão diária de até 10 dias para mais de 450 usinas de energia eólica e fotovoltaica.
-
Por sua vez, o projeto Winesolar busca proteger os vinhedos gerando sombra graças a um rastreador inteligente. Um algoritmo de inteligência artificial controla esses rastreadores para adaptá-los às necessidades fisiológicas dos vinhedos, além de otimizar a produção fotovoltaica e coletar dados para medir a umidade e a temperatura do ambiente.
Graças a esta solução, a instalação ajudará a melhorar a qualidade das uvas, permitirá um uso mais eficiente da terra, reduzirá o consumo de água de irrigação e melhorará a resistência desse cultivo às condições climáticas diante do aumento das temperaturas e das ondas de calor cada vez mais frequentes.
-
Centro de Operação de Transmissão (COT)
O Centro de Operação de Transmissão (COT) é a base a partir da qual a Neoenergia, subsidiária do Grupo Iberdrola no Brasil, opera, controla e mantém suas subestações e linhas de transmissão de eletricidade instaladas no país. Uma das grandes características deste sistema aberto é o uso de tecnologias de inteligência artificial: por meio de algoritmos de inteligência artificial, o centro é capaz de identificar de forma eficiente qualquer tipo de interferência que ocorrer nas linhas de transmissão, facilitando a atuação do operador e o acionamento da equipe de manutenção para as devidas intervenções.
-
Redes inteligentes e digitalização
No campo das smart grids, a Iberdrola se destaca por manter a eficiência das redes de distribuição por meio da integração estratégica de tecnologias avançadas. Incorporamos algoritmos de inteligência artificial, realidade aumentada e gêmeos digitais nos processos de distribuição para otimizar a gestão e o desempenho de nossas infraestruturas.
Graças à digitalização da rede, tudo aquilo relacionado à operação de redes inteligentes e ao fornecimento de energia pode ser gerenciado de forma rápida e remota, permitindo uma manutenção preventiva frequente, a detecção de anomalias e a antecipação de situações de perigo.