""

Um ecossistema inovador

Uma viagem pelas cidades mais inovadoras do mundo

Sociedade Turismo P+D+I

Num mundo submetido a uma constante transformação pela revolução digital, a inovação tornou-se imprescindível. Além de ser certo para o mundo dos negócios, também é válido para as cidades. Descubra quais são as mais inovadoras e competitivas do mundo e quais são os critérios que as levaram até os primeiros postos.

No turbilhão de um mundo submetido a uma transformação permanente pela revolução digital, ficar estancado significa uma ameaça para a sobrevivência. Na Quarta Revolução Industrial, a inovação se converteu numa necessidade e muitas empresas já a consideram um aspecto central de sua estratégia. De acordo com a revista Forbes, a inovação é fundamental para as empresas porque lhes permite adentrar mais rápido nos mercados, criar conceitos originais e crescer com mais facilidade.

Porém, a inovação não é só fundamental no mundo dos negócios. Hoje em dia, também é fundamental para o sucesso de uma cidade. A conjunção de inovação e talento nas cidades gera mais produtividade e um maior crescimento econômico no longo prazo. Da mesma forma, as cidades que combinam estas duas características também são mais resilientes com relação às crises econômico-financeiras.

Chaves para desenvolver uma cidade inovadora

Conforme o relatório Innovation Geographies publicado em 2024, que analisa quais são as cidades mais inovadoras e com maior concentração de talento do mundo, os principais indicadores para avaliar o nível de inovação de uma cidade são: Investimento Estrangeiro Direto (IED) em indústrias de alta tecnologia, valores de capital risco, gasto em investimento e desenvolvimento e número de petições de patentes internacionais.

Por outro lado, os principais indicadores para medir a concentração de talento presente numa cidade são: qualidade da educação superior, nível educativo da população, porcentagem da mesma entre 20 e 40 anos e porcentagem de emprego em indústrias de alta tecnologia. Em São Francisco, considerada a cidade mais inovadora do mundo, e em outras similares, está começando a aparecer um estranho paradoxo: a especulação imobiliária como fruto de seu boom está começando a afetar o acesso à moradia desse intervalo de idade.

As cidades mais inovadoras do mundo

Seguindo os critérios antes expostos, a JLL, uma empresa imobiliária global especializada em propriedades comerciais e gestão de investimentos, determinou que as cinco cidades mais inovadoras do mundo são:

1. São Francisco (EUA)

É a cidade do mundo com o maior número de start-ups. o que faz com que tenha uma enorme capacidade de atrair e reter talentos. Além disso, é o centro global da tecnologia avançada, já que é onde está localizado o famoso Vale do Silício, com empresas como Google, Apple, Meta (Facebook), Tesla e NVIDIA. Também é o principal polo de inovação em tecnologias como a Inteligência Artificial graças à presença de empresas como OpenAI, Anthropic e DeepMind (Google), o que também a torna uma das cidades dos Estados Unidos que mais recebem investimentos por ano.

Além disso, algumas das universidades mais consideradas a nível internacional, como a Universidade de Stanford, a Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) e a Universidade de São Francisco (USF), têm sua base na baía de São Francisco.

2. Pequim (China)

Conta com um ecossistema de inovação bem consolidado, responsável por nutrir a maior parte das empresas unicórnio fora do Vale do Silício, sendo o terceiro maior destino mundial em termos de financiamento de capital de risco. Além disso, é a quinta cidade do mundo em número de pedidos de patentes. Lidera avanços em computação quântica, redes 6G e tecnologias de ponta.

3. Boston (Estados Unidos)

Nos últimos anos, Boston consolidou sua posição como a terceira cidade mais inovadora do mundo. Por ser sede de universidades como Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), tornou-se um centro de pesquisa avançada, start-ups e spin-offs tecnológicas, promovendo setores como biotecnologia (é o principal hub de biotecnologia do mundo), inteligência artificial e robótica. Por essas razões, atrai muitos investimentos e é uma das localidades com maior retenção de talentos.

4. Tóquio (Japão)

Tóquio é a cidade que gera o maior número de patentes no mundo. Também lidera o mercado em diversas tecnologias, desde máquinas elétricas até nanotecnologia. É sede de um grande número de corporações multinacionais, como Sony, SoftBank e Toyota, e lidera a revolução dos veículos elétricos (EV) e da condução autônoma. Nos últimos anos, muitos projetos têm sido desenvolvidos para transformar a capital japonesa em uma cidade inteligente e sustentável, com redes 5G, transporte autônomo e edifícios sustentáveis.

5. Londres (Reino Unido)

Quase 15% de sua força de trabalho trabalha em setores de alta tecnologia. Por outra parte, ocupa a primeira posição mundial na concentração de talento graças às suas universidades de primeira classe e à sua força de trabalho altamente educada.

Por outro lado, Londres é o maior centro financeiro da Europa, com um setor de fintech bem consolidado, incluindo empresas como Revolut e N26. Também se destaca pelos fortes investimentos em cidades inteligentes, mobilidade sustentável e energias renováveis.

As 10 cidades mais inovadoras do mundo.
As 10 cidades mais inovadoras do mundo.

 VER INFOGRÁFICO: As 10 cidades mais inovadoras do mundo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

A inovação como chave para a competitividade

Anualmente, a consultoria de estratégia e negócio A.T. Kearney publica o relatório Global Cities Report, onde analisa quais são as cidades mais competitivas e com maior potencial do mundo. De acordo com a sua edição 2024, estes são, nesta ordem: Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Cingapura, Pequim, Los Angeles, Xangai, Hong Kong e Chicago.

Em concreto, este relatório elabora seu ranking de competitividade de acordo com 27 métricas englobadas em cinco categorias com diferentes pesos:

Atividade de negócios (30%): fluxo de capital, dinâmica do mercado e maiores companhias. Esta categoria está liderada por Nova York.

Capital humano (30%): níveis educativos. Esta categoria também está liderada por Nova York.

Intercâmbio de informação (15%): acesso à informação através da Internet e outras fontes. Esta categoria também conta com Nova York na liderança.

Experiência cultural (15%): acesso a grandes acontecimentos culturais. Esta categoria está liderada por Londres.

Compromisso político (10%): eventos políticos, think tanks e embaixadas. Esta categoria está liderada por Washington D.C