Transformação digital

A cultura empresarial na era digital

Internet Transformação social Empresa

A transformação digital é a chave da competitividade empresarial em um mercado em constante transformação e cada vez mais exigente. No entanto, para que essa reforma tecnológica possa ser concluída com sucesso, é necessário existir uma cultura corporativa que promova a inovação e a criatividade dentro das empresas.

Cultura empresarial
A transformação digital exige um ambiente favorável à inovação tecnológica para se estabelecer e desenvolver.

A digitalização não é mais uma opção para as empresas que desejam permanecer competitivas no mercado global. Ela se tornou um objetivo corporativo inevitável, apoiado por grandes investimentos. A International Data Corporation (IDC) prevê que os gastos globais com transformação digital chegarão a quase US$ 3,9 trilhões até 2027, com os Estados Unidos liderando os investimentos, seguidos de perto pela região da Ásia/Pacífico (incluindo Japão e China).

No entanto, além do investimento, esse processo deve ser realizado com estratégia e planejamento. Dessa forma, a combinação certa de iniciativas de transformação digital poderia desbloquear até US$ 1,25 trilhão em novo valor, de acordo com uma pesquisa da Deloitte com mais de 4.600 empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York.

Certas combinações de ações de digitalização podem gerar um aumento de até 5% na capitalização de mercado de uma empresa, de acordo com o mesmo estudo, enquanto outras combinações, sem uma estratégia, podem resultar em riscos de erosão de valor de até 9%.

Um ambiente favorável á digitalização e as novas tecnologias

Ao mesmo tempo que o investimento tecnológico aumenta, a transformação digital corporativa oferece outras necessidades básicas para ser concluída de forma bem-sucedida. Por exemplo, a mudança da cultura empresarial. A reforma do conjunto de crenças, valores, hábitos e experiências que definem uma empresa por meio de seus colaboradores é um dos maiores desafios na era digital. Isso ocorre porque a cultura empresarial reflete o espírito da empresa, sua forma de pensar e agir, seus valores, sua ética e seu propósito corporativo.

Portanto, uma mudança profunda como a transformação digital necessita de um ambiente favorável à inovação tecnológica para se estabelecer e desenvolver. Caso contrário, qualquer tentativa de reforma tecnológica tem poucas chances de ser bem-sucedida ou corretamente implementada. A digitalização deve ser um processo progressivo, constante e impulsionado pelo desenvolvimento da tecnologia e pelas demandas de consumidores e colaboradores, que pedem mais agilidade e personalização das empresas.

Barreiras para digitalizar a cultura organizacional

1 2 3 4 5 6 Ilustração
1

Falta de compromisso com a estratégia

Inatividade, inconsistências e falta de atitude com os líderes do plano de digitalização vão afetar o restante da organização.

2

Falta de visão e liderança

As tentativas de digitalizar a cultura vão falhar se não tiverem pessoas que promovam as mudanças de mentalidade e valores na empresa.

3

Falta de habilidades digitais

Indivíduos que fazem parte da empresa devem dominar tecnologias básicas para ter empatia com os valores da cultura digital.

4

Comunicação pobre

Falta de diálogo ou transparência na hora de compartilhar informações vai impedir que mensagens importantes cheguem às equipes.

5

Ausência de ambientes colaborativos

Sem espaços em que as equipes possam se reunir e colaborar umas com as outras, será mais difícil estimular a criatividade.

6

Medo de mudança

A resistência de uma equipe à mudança e a recusa em deixar a zona de conforto podem comprometer a digitalização da cultura.

Fonte: Gartner

VER INFOGRÁFICO: Barreiras para digitalizar a cultura organizacional [PDF]

Como adaptar a cultura corporativa á era digital?

A primeira mudança passa pelos indivíduos que formam a empresa. É indispensável que diretores e colaboradores adquiram competências digitais para enfrentar a transformação digital. Além disso, a criação de espaços em que a inovação e a troca de ideias sejam estimuladas, permitirá que os responsáveis pelas equipes identifiquem rapidamente as carências na empresa ou as necessidades entre seus colaboradores. E a implementação deve ser feita em diferentes níveis:

 - Direção

Os diretores devem acreditar na digitalização e transmitir essa crença para o restante da equipe. Posteriormente, os chefes das áreas devem apoiar a estratégia e dar o exemplo: serão os primeiros a adicionar novas ferramentas, promover e controlar a implantação de novas tecnologias na empresa, estar atentos às novidades e medir os resultados para avançarem de forma progressiva rumo à plena transformação digital.

 - Equipes

A digitalização deve ser adaptada às necessidades das equipes e oferecer ferramentas que agilizem o trabalho. Cada departamento pode ter problemas e necessidades muito diferentes. Por isso, a análise individual e a comunicação entre as diferentes áreas ajudam a decifrar os pontos essenciais do negócio e da transformação digital.

 - Ambiente

As empresas devem prestar atenção ao ambiente para identificar as barreiras que impedem que as equipes sejam mais produtivas. Ao identificar esses obstáculos, é possível criar espaços mais dinâmicos para beneficiar o bem-estar e o desempenho delas. Habilitar áreas de colaboração ou salas para videoconferências, por exemplo, pode melhorar o trabalho das equipes, se esses espaços forem usados da forma adequada.

Você também pode se interessar

transformacion-digital

Transformação digital

Conheça nosso Plano Digital para promover a estratégia de negócios por meio da digitalização.

Intraempreendedores

O que é um intraempreendedor e a importância de apoiar talentos

O que é a ética digital

Ética na Internet: a chave do futuro digital