Como contaminamos o meio ambiente
Pequenas ações diárias que contaminam o meio ambiente e que talvez você não sabia
Escovar os dentes com a torneira aberta, beber água engarrafada ou atirar um chiclete no chão. Estas e outras ações quotidianas demonstram que, às vezes, não somos conscientes de como contaminamos o meio ambiente. Descubra esses pequenos hábitos diários que você deve evitar pelo bem do planeta.
Até faz pouco tempo pensávamos que a natureza além de sábia era indestrutível. Achávamos que ela era capaz de se recuperar de terremotos, vulcões, períodos glaciais e meteoritos tão destrutivos como 10 bilhões de bombas atômicas. Porém, as imagens da Terra em pleno século XXI repleta de oceanos de plástico, derretendo-se nos polos e com suas florestas se transformando em desertos, nos deixaram em evidência: o planeta está bem perto do abismo e nós também.
Impacto humano no meio ambiente
Estamos batendo um triste recorde, até agora inédito na história da humanidade. De acordo com a IPBES (Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas), mais de um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção em decorrência das atividades humanas. A superexploração, as mudanças climáticas, a poluição, a introdução de espécies invasoras e as mudanças no uso da terra são algumas das causas do desaparecimento dessas espécies, sendo processos até cem vezes mais rápidos do que a extinção natural. Uma consequência desse fenômeno é o “efeito dominó”, que pode levar a um desaparecimento ainda mais acelerado de espécies e até mesmo de ecossistemas inteiros.
Os especialistas agora acreditam que esse uso insustentável de terra, água e energia nos levou à sexta extinção em massa da história, de acordo com um artigo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). 40% da superfície da Terra foi destinada à produção de alimentos. Além disso, 90% do desmatamento global e 70% do uso de água doce do mundo são atribuídos à agricultura. Essas ações fazem com que determinados habitats onde vivem espécies de plantas e animais sejam alterados, levando ao seu desaparecimento.
O que é mobilidade elétrica?
O veículo elétrico é considerado o carro do futuro para o ambiente.
Proteção da biodiversidade
Todos os nossos projectos visam minimizar o impacto na flora e na fauna.
Dia da Terra 2024
A 54.ª edição do Dia Mundial da Terra 2024 decorrerá sob o lema “O Planeta contra o Plástico”.
O que é segurança hídrica?
ONU: Em 2030, a Terra terá um défice de água de 40%.
Principais números do aquecimento global
Temperatura do planeta
Em 2023 já estava 1,36°C acima da era pré-industrial pela ação do homem
Nível do mar
O nível do mar subiu 20 cm em termos globais desde 1880 e a estimativa é que aumente entre 30 - 122 cm até 2100
As emissões mundiais de CO₂ deveriam chegar a zero em 2050 para limitar o aquecimento a 1,5°C
Uma ação climática que fosse irrefutável poderia gerar pelo menos 26 bilhões de dólares de receitas em 2030
Acordo de Paris
Abarca um terço das reduções de CO₂ necessárias para manter a temperatura abaixo de 2°C
Setor energético
Criará mais de 18 milhões de empregos relacionados com a energia sustentável em 2030
10 atividades cotidianas que contaminam
O aquecimento global é culpa de cada um de nós. Muitas vezes, sem saber, usamos ou fazemos coisas que contaminam o meio ambiente e que deveríamos evitar a todo custo. Confira alguns exemplos:
Usar desodorantes em aerossol
Os sprays de aerossol prejudicam a qualidade do ar, embora, de acordo com a revista científica Nature Communications em 2018, seus efeitos sobre a temperatura variem dependendo da parte do mundo onde são usados.
Beber água de garrafas plásticas
As garrafas plásticas demoram 500 anos para se decompor e liberam micropartículas que são prejudiciais à saúde.
Jogar chiclete no chão
A goma de mascar é feita principalmente de plástico neutro e, além de sujar as ruas, pode matar muitos pássaros por asfixia se eles a confundirem com comida.
Usar o banheiro sem fechar a torneira
A Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) estima que poderíamos economizar mais de 1.400 litros de água por pessoa por mês apenas fechando a torneira ao lavar as mãos e os dentes.
Consumir alimentos com óleo de palma
As enormes plantações intensivas usadas para produzir óleo de palma contribuem para o desmatamento das florestas tropicais.
Deixar bitucas de cigarro na praia
As bitucas de cigarro representam o resíduo mais frequente nas costas, levam até 10 anos para se degradar e liberam metais poluentes.
Jogar lenços descartáveis no vaso sanitário
Esses produtos não devem ser descartados como o papel higiênico e causam a grande maioria dos entupimentos em estações de tratamento de esgoto e bueiros.
Soltar balão de hélio no ar
É uma prática muito perigoso para pássaros, peixes e outros animais marinhos, que podem se sufocar se acabam ingerindo esse objeto por engano.
Jogar pilhas no lixo
As pilhas contêm mercúrio, um dos metais mais tóxicos do mundo, demoram de 500 a 1.000 anos para desaparecer e uma única bateria pode poluir até 3.000 litros de água
Jogar fora as redes plásticasá sem cortá-las
Esses anéis de plástico prendem animais como peixes e tartarugas, causando mutilação, má formação ou até mesmo a morte.
Alternativas para cuidar do meio ambiente
Uma vez cientes de como contaminamos o meio ambiente, devemos buscar soluções e mudar nossos hábitos. Estas são algumas das propostas da Organização das Nações Unidas (ONU):
Separe o lixo: não misture resíduos em casa e certifique-se de usar corretamente as diferentes lixeiras de reciclagem.
Recicle e reutilize: não use plásticos de uso único e sempre use embalagens e itens que possam ser usados várias vezes. Antes de jogar algo fora, pense se pode dar uma segunda vida a ele.
Economize energia: aproveite ao máximo a luz natural, use lâmpadas de LED, não acenda luzes desnecessárias, regule o termostato do sistema de calefação e do ar condicionado, etc.
Consuma alimentos orgânicos: compre produtos, como frutas e verduras, livres de fertilizantes e outros poluentes.
Feche bem as torneiras: certifique-se de que elas não estejam pingando quando terminar de lavar a louça ou lavar as mãos.
Movimente-se de forma sustentável: caminhe, ande de bicicleta ou use o transporte público sempre que puder.
Não use sacolas descartáveis: substitua as sacolas plásticas e de papel por sacolas de algodão.
Decore sua casa com flores: plantas e árvores produzem oxigênio e são essenciais para a natureza.