Entrevista com Víctor Melgarejo
Não se render, a principal característica de um empreendedor
Empresa Treinamento Entrevistas
Março de 2019. Tempo de leitura: 4 minutos
Tão importante é ter uma boa ideia como encontrar os mentores adequados e saber ouvi-los. Víctor Melgarejo ocupa o cargo de mentor no Instituto Tecnológico de Monterrey e, graças à sua vasta experiência, conhece perfeitamente as características que um empreendedor deve ter.
O empreendimento não é uma ciência exata. Ninguém pode garantir o sucesso de uma empresa que esteja começando, mas é importante ouvir as pessoas que sabem. Víctor Melgarejo, diretor da incubadora de empresas do Instituto Tecnológico de Monterrey,
faz parte de uma delas, e quando é questionado sobre as características que um empreendedor deve ter, para ele está claro. "Aqueles que atingem a meta é porque articulam seus recursos, gerenciam seus contatos e são resilientes diante de qualquer circunstância. Um empreendedor nunca se rende!"
Tanto na vida quanto no empreendimento a linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue, por isso Víctor diz que é importante lidar com ambos. "Acho que o sucesso e o fracasso são filhos de uma mesma mãe. Para atingir o sucesso, é necessário passar por alguns fracassos. Muitas vezes um empreendedor tem mais medo do sucesso que do fracasso, porque não sabe como vai reagir quando ele chegar."
Uma equipe vencedora deve ser multidisciplinar. Por isso, é mais importante contar com o talento necessário, do que ter amigos no grupo
A partir de sua posição, Víctor conhece perfeitamente a realidade do ecossistema empreendedor mexicano, embora admita a importância do apoio institucional, não acha que seja imprescindível. "As instituições são um fator articulador no apoio ao empreendimento, mas o que é mais importante é a vontade dos empreendedores que querem gerar uma mudança e implementar suas ideias."
Se estivermos pensando em empreender, Víctor nos indica quais devem ser nossos primeiros passos. "Desenvolver uma ideia e validá-la, montar uma equipe e recorrer à mentoria." Não se consegue o sucesso de forma solitária, pois é o resultado do trabalho em equipe. Mas não de qualquer uma. "Uma equipe vencedora deve ser multidisciplinar. Por isso, é mais importante contar com o talento necessário do que ter amigos no grupo."
Qual é o trabalho da incubadora de empresas do Instituto Tecnológico de Monterrey?
Desenvolvemos e impulsionamos o espírito empreendedor das pessoas que querem mudar seu ambiente através de atividades relacionadas ao empreendimento. Apoiamos essas pessoas desde a ideia até a entrada em novos mercados, e para tal contamos com plataformas que permitem iniciar o empreendimento em qualquer uma de suas expressões.
O apoio institucional é imprescindível para criar um ecossistema empreendedor em um país?
Não necessariamente. As instituições são um fator articulador para apoiar o empreendimento, no entanto o mais importante é a vontade dos empreendedores que querem gerar uma mudança e implementar suas ideias
Quais são os desafios que os empreendedores enfrentam atualmente?
Os empreendedores enfrentam o desafio de ter muita concorrência. Só os autênticos empreendedores atingem a meta porque articulam seus recursos, gerenciam seus contatos e são resilientes diante de qualquer circunstância. Um empreendedor nunca se rende!
Para uma pessoa se lançar a empreender, basta ter uma boa ideia? O que mais é necessário?
Mais do que uma boa ideia, são necessárias características de empreendedor: estar empoderado, administrar recursos, ser resilientes, buscar oportunidades e, sobretudo, ter os mentores adequados e saber ouvi-los. Com essas características um empreendedor pode atingir seus objetivos e mudar o mundo.
Buscar o apoio de uma grande empresa é uma boa alternativa para as start-ups? Quais as vantagens desse tipo de colaboração?
A colaboração com grandes empresas ajuda sempre, porque costumam estar conectadas à cadeia de valor e a um empreendedor, às vezes, pode ser difícil a integração nas mesmas ou compreender o processo completo. O apoio dessas empresas proporciona melhores condições para os fornecedores, assim como uma melhor integração vertical na cadeia de valor. Isso, por sua vez, facilita o processo de crescimento, gerando bons empregos e maior inovação.
Empreender é como uma maratona, mas quais devem ser os primeiros passos de um empreendedor?
Desenvolver uma ideia e validá-la, montar uma equipe e recorrer à mentoria.
Quais os erros mais comuns cometidos no momento de empreender?
Um dos grandes erros na hora de empreender é a soberba. É muito importante ouvir os conselhos dos mentores, que podem ser familiares, amigos, professores ou especialistas em plataformas de empreendimento. Outro erro é a falta de planejamento. Normalmente, muitas das empresas desenvolvem seus projetos sem um plano e, por isso, não atingem os objetivos. Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas fecham após os primeiros dois anos.
Como é o profissional do empreendimento? Dada sua experiência, se atreveria a enumerar uma série de características comuns?
Que pergunta mais difícil de responder! Diria que uma de suas principais características é a empatia. Os empreendedores não são tão resilientes como pensamos, por isso é importante dar uma palmadinha nas costas para que a equipe siga em frente. Também é importante conhecer a situação do ecossistema empreendedor para buscar oportunidades e ser humilde a fim de transmitir proximidade. Pessoalmente sempre acreditei que, além de ser boa pessoa, um bom coach deve ter três características: ser empático, congruente e bem-agradecido.
A diferença entre o sucesso e o fracasso é, muitas vezes, mínima. Que importância tem o fato de saber lidar com cada circunstância?
Acho que o sucesso e o fracasso são filhos de uma mesma mãe e, por isso, devemos lidar com ambos. Para chegar ao sucesso é necessário passar por alguns fracassos. Também é importante estar preparado para o sucesso. Um empreendedor tem mais medo do sucesso que do fracasso, porque muitas vezes não sabe como vai reagir se algo der certo. Por isso é vital ter um plano e uma estrutura. Só assim se perderá o medo do sim de nossos clientes.
Que características deve ter a equipe que rodeia o empreendedor?
É importante que sejam resilientes e otimistas — até certo ponto — para perceberem a realidade. Também deve ser uma equipe multidisciplinar com diferentes capacidades: administração, tecnologia, projeto. Também é importante uma boa comunicação e coordenação. Uma equipe vencedora deve ser multidisciplinar. Por isso, é mais importante contar com o talento necessário do que ter amigos no grupo.
Você tem estudos em redes sociais ou storytelling; qual o valor da comunicação no momento de impulsionar os projetos?
A comunicação é muito importante no processo de empreendimento, mas atualmente é necessário ter cuidado. As redes sociais, por exemplo, publicam informações incorretas ou enviesadas. Nossa comunicação com o mercado deve ser honesta e objetiva. Devemos fomentar o conhecimento de nosso produto e a proposta de valor que oferecemos. Esse é o intangível pelo qual estão pagando.
Você também tem estudos de design thinking, como essa disciplina pode ajudar um empreendedor?
O design thinking é uma ferramenta muito interessante para a área de negócios, porque permite que pessoas menos flexíveis pensem de forma mais inovadora e menos linear. Isso facilita o desenvolvimento de produtos que oferecem soluções diferentes em nosso mercado.
Que conselho daria a alguém que tem uma ideia e quer levá-la para a realidade de um negócio?
Devem aproximar-se da indústria, consultar os especialistas e buscar plataformas de empreendimento, porque existimos para ajudá-los Ao redor do mundo existem muitas plataformas e tenho certeza de que sempre encontrarão uma que possa ajudá-los.
Colaboramos com o Energy Business Model Challenge(*)Nota
(*) Disponível na versão em espanhol.