Educação presencial Vs. Educação virtual
Treinamento à distância ou treinamento presencial, qual escolher?
Treinamento Competências profissionais Talento digital Carreira profissional
Há alguns anos a educação à distância era o patinho feio do ensino superior, sendo menos reconhecida do que a educação presencial. Atualmente, a aprendizagem online é a opção preferida de milhões de pessoas devido à sua flexibilidade e à eliminação das barreiras geográficas, além de proporcionar acesso a uma oferta educativa mais variada.
A educação online — também conhecida como e-learning — continua ganhando terreno à presencial e os estudantes que experimentaram esse tipo de ensino já são maioria. 77% dos jovens do mundo têm em seu currículo algum curso online, online, segundo revela uma pesquisa da Global Shapers publicada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) e a tendência é aumentar.
Outra evidência do crescimento global do treinamento à distância é o número de usuários de plataformas de cursos online: as cinco mais utilizadas em âmbito mundial somaram um total de quase 90 milhões de alunos em 2018 e mais de 900 universidades incorporaram nesse mesmo ano os MOOC — cursos online massivos e abertos — à sua oferta educativa, tal como aponta o buscador de seminários Class Central.
A América do Norte e a região da Ásia-Pacífico lideram a indústria do ensino online que, de acordo com o relatório de previsões Global Online Education Market: Forecasts from 2018 to 2023, obterá uma taxa de crescimento anual de 10,26% nos próximos quatro anos e superará os 286.000 bilhões de dólares de valor de mercado em 2023.
Diferenças entre a educação virtual e presencial
O treinamento online e o presencial são duas formas diferentes de adquirir conhecimentos. Embora as duas persigam a qualidade do ensino, cada uma utiliza seu próprio método e estabelece seus próprios canais e pautas de aprendizagem.
A educação virtual recorre à Internet e às tecnologias da informação e à comunicação (TIC) para fornecer aos alunos ferramentas didáticas — chats, blogs, videoconferências ou documentos compartilhados — que dinamizem o curso para torná-lo mais intuitivo e fácil de seguir. Esse sistema assíncrono permite que os estudantes assistam à aula, trabalhem, se comuniquem, façam exames e acessem os conteúdos a partir de qualquer lugar. O treinamento à distância também se caracteriza por fomentar a autonomia e a curiosidade dos alunos, o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e a aprendizagem autodidata. Este sistema, além disso, diversifica as fontes de conhecimento. Já na educação presencial os estudantes comparecem em uma sala de aula física onde transcorre o ensino e grande parte da aprendizagem. Nessa modalidade os alunos adquirem um papel mais passivo e se adaptam ao ritmo e ao método do professor, que se converte na principal fonte de consulta.
Vantagens e desvantagens do treinamento 'online'
A educação virtual tem prós e contras a conhecer para saber se é a mais adequada:
Vantagens
- Não existem barreiras geográficas. As melhores instituições educativas do mundo estão ao nosso alcance, já que é possível ter acesso a partir de qualquer lugar.
- Os horários são flexíveis. Os conteúdos sempre estão disponíveis e acessíveis a qualquer momento. Isso facilita estudar várias matérias ao mesmo tempo.
- Os custos são menores. As taxas de matrícula são mais econômicas ao exigir, entre outras coisas, menos infraestruturas.
- Os conteúdos são atualizados. Todos os materiais estão em formato digital e isso facilita sua renovação constante.
Desvantagens
- Exige organização e força de vontade. A idiossincrasia desse tipo de educação obriga a estabelecer rotinas determinadas.
- Dificulta o contato direto com o professor. O contato com o docente ocorre de forma virtual e isso condiciona, por exemplo, na hora de fazer consultas.
- Reduz as possibilidades de socializar. Ao não existir um lugar físico ao qual recorrer, se torna mais difícil estabelecer relações pessoais com os demais colegas.
Vantagens e desvantagens do treinamento presencial
No caso do treinamento presencial também existem alguns aspectos positivos e negativos a serem avaliados:
Vantagens
- O contato com os professores é mais próximo. Os alunos têm acesso direto ao professor no momento de consultar suas dúvidas ou fazer tutorias com ele.
- A possibilidade de socializar. Ao juntar-nos com mais pessoas em um espaço físico estabelecemos contatos que podem ser úteis para ingressarmos no mercado de trabalho.
- A disciplina como virtude. Ter que cumprir alguns horários prefixados incute disciplina para evitar que os professores tenham que chamar a atenção do aluno.
Desvantagens
- Os custos são mais altos. A manutenção das infraestruturas — instalações, serviços ou fornecimentos — e os deslocamentos a tornam cara.
- Os horários são mais rígidos. Para as pessoas que queiram compatibilizar seus estudos com um trabalho é mais complicado.
- Os conteúdos demoram em ser atualizados. Os docentes tendem a apoiar-se em materiais analógicos, cuja atualização é complexa, no momento de ministrar suas aulas.
'Lifelong learning', o valor do educação permanente
Nanodegrees, os cursos 'online' que mudarão sua vida
'Design Thinking': uma forma diferente de pensar e fazer
Iberdrola, com a formação e desenvolvimento de talentos Nota