Emprego

Contribuímos para o desenvolvimento econômico sustentável

Emprego Empresa Economia

A estabilidade é uma das características do emprego na Iberdrola: quase 99% dos trabalhadores têm um contrato por tempo indeterminado.

A empresa tem um grande impacto no mercado de trabalho dos países onde está presente: ajudou a criar 425.000 empregos em todo o mundo (40.721 deles são diretos e o resto indiretos e induzidos), conforme o Relatório de diversidade da Iberdrola, realizado com os dados no encerramento do exercício 2022.

A Iberdrola é um forte multiplicador de emprego: por cada trabalhador que contrata de forma direta, cria mais nove empregos de forma indireta — empregos criados pelas empresas e setores que captam a despesa e os investimentos efetuados pelo grupo e por seus fornecedores — ou induzida — postos de trabalho criados no conjunto dos setores econômicos, graças à atividade econômica gerada pela empresa —.

Em 2022, a Iberdrola continuou promovendo a criação de emprego de qualidade, com 4.696 novas contratações, além de mais de 1.970 bolsas de estudo e incentivos educacionais. Portanto, o número de funcionários da empresa ultrapassa a cifra de 40.000 pessoas, sendo necessário somar mais 390.000 pessoas às quais a Iberdrola dá emprego através de sua atividade em todo o mundo. A empresa também continuou favorecendo o desenvolvimento profissional e a especialização de toda a equipe humana, com mais de 1,5 milhão de horas de treinamento ministrado — 47 horas por empregado, quatro vezes mais do que a média europeia — e 2.700 promoções internas.

Empregados da Iberdrola revisando as instalações do parque eólico de Maranchón (Guadalajara, Espanha).
Empregados da Iberdrola revisando as instalações do parque eólico de Maranchón (Guadalajara, Espanha).

Políticas e compromisso com o emprego 

O Grupo Iberdrola é composto por uma equipe global, multicultural, comprometida e qualificada que contribui, com seu trabalho e talento, para a criação de valor sustentável.

As políticas definidas para a gestão dos recursos humanos integram as normas que regem as relações trabalhistas nas diferentes sociedades do grupo e servem de referência para definir os objetivos da sociedade em termos de emprego: a preservação das garantias trabalhistas e a relação estável com os trabalhadores; o fortalecimento dos aspectos de segurança e saúde no trabalho e treinamento; a proteção da diversidade e da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego; o impulsionamento do desenvolvimento profissional; e o fomento entre seu pessoal de comportamentos e atitudes que sigam seus princípios éticos.
 

 Canal de Emprego Link externo, abra em uma nova aba.

 Campus Iberdrola