Projeto Zorrotzaurre em Bilbao

Zorrotzaurre: a iniciativa da Iberdrola para criar o primeiro bairro de Bilbao com zero emissões de carbono

Eficiência energética País Basco

Como parte de sua estratégia global para alcançar um futuro com zero emissões de carbono, a Iberdrola se compromete a converter a ilha de Zorrotzaurre (Bilbao) em um exemplo de bairro urbano implicado com a descarbonização da economia. Para isso, pretende implementar soluções inteligentes para mobilidade elétrica, autoconsumo, armazenamento, climatização e redes inteligentes.

Zorrotzaurre

O projeto para converter Zorrotzaurre em um bairro livre de emissões faz parte da iniciativa europeia ATELIER, apoiada pelo programa EU Horizon 2020. Áudio em inglês.

Zorrotzaurre: uma ilha inteligente com zero emissões

A Iberdrola participa de um projeto liderado pela Prefeitura de Bilbao para transformar a ilha de Zorrotzaurre em um bairro inteligente com zero emissões. Com um investimento de 20 milhões de euros, a empresa pretende desenvolver e gerenciar as redes inteligentes do distrito e fornecer soluções inteligentes para mobilidade elétrica, autoconsumo, armazenamento e climatização, assim como ferramentas de monitoramento para clientes privados e industriais.

O Grupo planeja instalar painéis fotovoltaicos para autoconsumo em oito locais na ilha, implantar pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e otimizar carregadores residenciais, além de criar serviços personalizados para seus clientes. Uma das próximas etapas será a construção de uma subestação de 132 kW para atender às necessidades da nova demanda de energia.

Uma série de novas tecnologias relacionadas à geração de energia renovável, medição inteligente, supervisão de rede e gestão digital de todos os serviços será implementada em Zorrotzaurre, o que permitirá que essas soluções sejam testadas em um ambiente real com clientes reais. Nesse sentido, a iniciativa espera transformar essa ilha de 2,5 quilômetros de comprimento e 230.000 m² de terreno em um laboratório vivo no centro de Bilbao.

A proposta em Zorrotzaurre representa uma oportunidade única de desenvolver algo novo em Bilbao e criar um projeto emblemático para a cidade, com um impacto semelhante ao do Museu Guggenheim. No entanto, ainda há obstáculos a serem superados, sendo o principal desafio a falta de investimento em redes. Para isso, será necessário contar com previsibilidade e uma lucratividade suficientemente boa, elementos essenciais para realizar a transição energética na região.

No futuro, a previsão é que Zorrotzaurre seja uma ilha com zero emissões de carbono projetada para diferentes usos pela população local, desde o desenvolvimento de atividades econômicas até o lazer para desfrutar da cultura de Bilbao. Em conclusão, será um exemplo das novas atividades relacionadas às energias renováveis que os bascos estão desenvolvendo nos próximos anos, não apenas em Bilbao, mas em todo o País Basco.